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Novo modelo elétrico com baterias removíveis de 12 kg é lançado na linha de motocicletas esportivas Kawasaki Ninja

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 10/11/2022 às 20:20
Elétrico - motocicletas - kawasaki
Foto: Reprodução google imagens – Site OlharDigital

Kawasaki Motocicletas apresenta protótipos que utilizam eletricidade e até mesmo gás hidrogênio como combustível. Confira mais detalhes sobre o modelo elétrico Ninja EV na matéria

A Kawasaki Ninja é uma linha da marca japonesa Kawasaki que produz algumas das motocicletas esportivas mais famosas do planeta. Nessa semana, está acontecendo uma exposição comercial anual de motocicletas em Milão, chamada EICMA ou Milan Motorcycle Show, onde a marca apresentou o primeiro modelo elétrico da linha Kawasaki Ninja.

Segundo Hiroshi Ito, presidente da empresa, a motocicleta conhecida como Kawasaki Ninja EV deve chegar ao mercado no ano que vem. Além disso, a marca  expôs outro modelo elétrico no Show de Milão, chamado Kawasaki Z EV, que também será lançado em 2023. Ambas as motos são pioneiras da empresa quando se trata de utilização de eletricidade.

A marca japonesa trouxe várias novidades para os apaixonados por motocicletas, não apenas no setor elétrico

Não cansada de levar suas novidades à Milão, Kawasaki mostra seu primeiroprotótipo híbrido, a Ninja HEV, que será capaz de alternar rapidamente entre o motor de combustão interna e o motor elétrico. Por fim, a marca apresentou uma versão experimental da Supercharged Ninja H2 com propulsão a hidrogênio, que utiliza injeção direta e o gás comprimido como combustível.

Detalhes técnicos sobre as motocicletas elétricas da linha Kawasaki Ninja

As motocicletas têm uma potência máxima do motor de apenas 11 kW. Isso evidencia que o motor não é muito forte e coloca as motos em uma classe equivalente a 125cc. Ademais, é importante se atentar à capacidade limitada das baterias removíveis de 12kg. 3 kWh de bateria é diminuto em comparação com a maioria das motocicletas elétricas atuais. Logo, é improvável que a Ninja EV tenha um alcance muito superior a 75 km/h.

As baterias leves e removíveis foram feitas para compensar a baixa capacidade, oferecendo uma maneira fácil para os pilotos carregarem suas baterias em casa. Mas como as principais motocicletas elétricas de hoje oferecem de 5 a 7 vezes mais bateria do que o protótipo da Kawasaki, é difícil imaginar que a marca será competitiva no mercado quando a moto for lançada no próximo ano. Além disso, ainda não há uma estimativa de valores para as novas motocicletas.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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