Mini Cooper elétrico é oficialmente anunciado pela BMW. Modelo contará com duas versões: Cooper E e Cooper SE. A versão mais cara entrega até 400 km de autonomia.
Após alguns dados vazarem nos últimos meses, o novo Mini Cooper totalmente elétrico foi finalmente revelado pela marca alemã BMW, dona da marca britânica Mini. O novo carro elétrico de três portas tem como base na plataforma Spotlight EV, co-desenvolvida pelo BMW Group e pela Great Wall Motor (GWM), e será comercializado em duas versões, sendo elas o Mini Cooper E e Mini Cooper SE.
Mini Cooper SE entrega 400 km de autonomia
A versão mais barata do mini Cooper elétrico conta com motor elétrico de 181 cavalos e torque de 29,5 kgfm montado na dianteira. O suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, de acordo com a BMW.
Já o Cooper SE é a versão mais potente do modelo, contando com 214 cavalos e 33,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h cai para 6,7 segundos.
- Empresa do Grupo Iveco anuncia investimento de R$ 127 milhões no Brasil até 2028 para desenvolver novos motores movidos a biocombustíveis
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
A bateria do Mini Cooper E conta com 40,7 quilowatts hora, podendo carregar rapidamente em DC de até 75 kW e fornece uma autonomia estimada de 305 km no ciclo WLTP.
Já o Cooper SE conta com uma bateria maior de 54,2 kWh que suporta carregamento rápido DC de 95 kW e fornece autonomia calculada de 402 km.
Com coeficiente de arrasto de 0,28 cd, o Mini Cooper Elétrico apresenta soleiras pretas que fazem o veículo parecer mais próximo da estrada. No interior, os designers optaram por uma abordagem mais minimalista.
O painel do Mini Cooper Elétrico apresenta um display central redondo de 9,44 polegadas que executa o sistema Mini Operating System 9, um software que tem como base no Android desenvolvido internamente pelo BMW Group.
Mini Cooper contará com quatro opções de acabamento
Abaixo da tela, há uma barra com interruptores para o freio de estacionamento, seletor de marcha, controle de volume, tecla start/stop e mais.
Na traseira, o porta-malas entrega 200 litros de armazenamento, entretanto pode ser expandido para até 800 litros rebatendo os bancos traseiros. Serão quatro opções de acabamento disponíveis, sendo estes o Essential, Favoured, Classic e JCW, cada uma com diversas opções de personalização. A Essential Trim, por exemplo, vem com bancos esportivos pretos.
A produção do Mini Cooper SE está programada para começar na China ainda neste ano. O modelo será exibido ao público pela primeira vez nesta terça-feira (5) na IAA 2023 em Munique, Alemanha. O preço final do modelo ainda não foi divulgado pela montadora.
Montadora lança edição especial
Em julho deste ano a BMW lançou 25 unidades para celebrar 25 mil carros vendidos. Essa é a ideia e o nível de exclusividade da versão Zesty Yellow 25k Edition do MiniCooper, que chegou ao Brasil em julho.
O primeiro lote desta edição comemorativa foi entregue aos novos proprietários do carro ao longo do mês. Pré-lançado em maio, o Mini John Cooper Works, Zesty Yellow 25k Edition chega ao Brasil. Essa versão limitada foi desenvolvida para comemorar o marco de 25 mil unidades da Mini comercializadas no Brasil desde abril de 2009.
Com volume limitado a apenas 25 unidades, cada Mini Cooper desta edição foi comercializado por R$ 319.990. A marca vendeu esse total de modelos desde abril de 2009, quando começou a operar oficialmente por aqui. Repleta de itens inéditos, a série limitada do Mini Cooper traz o exclusivo tom Amarelo Zesty para a carroceria, disponível pela primeira vez para a versão Mini John Cooper Works – Hatch 3 portas.