Novo Hyundai HB20 pode chegar ao mercado automotivo em breve utilizando nova tecnologia de motorização híbrida. A expectativa é que o modelo ganhe mais potência que os atuais 120 cv.
Os holofotes da Hyundai até pareciam voltados ao mercado de SUVs, com a chegada do novo Creta ao mercado e dos modelos importados. Contudo, a estratégia da marca engloba o novo Hyundai HB20 também, e a montadora já atua com peças da nova geração do modelo para o mercado brasileiro de veículos.
Segundo informações de pessoas próximas à marca, o novo Hyundai HB20 pode chegar ao mercado automotivo nos próximos três anos, um tempo médio para uma fabricante desenvolver um produto do tipo. Claro que as novidades sobre a nova versão do modelo são limitadas, principalmente em relação ao seu design.
Desde que chegou ao mercado automotivo brasileiro, em 2013, o Hyundai HB20 já mudou seu design quatro vezes. A última mudança, em 2022, deu ao modelo a sua cara atual, com grade bem mais robusta e faróis mais afilados. As mudanças ajudaram a distanciar o produto do antigo design, que não tinha sido bem aceito por parte dos brasileiros e da crítica.
- Custando R$ 80 mil reais, SUV 4×4 Ford Ecosport Storm faz 11,4 km/l com autonomia de até 593 km com seus 180 cv
- Revelado o novo SUV que chegou no Brasil por R$ 1,35 milhão de reais: com 1200 cv e autonomia de 1.000 km, o carro da BYD flutua na água, gira 360º e superou a maior duna do planeta!
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
- Ford promove retorno triunfal de modelo icônico da marca com motor 1.5 turbo e 169 CV
Hyundai HB20 já mudou de visual quatro vezes desde que chegou por aqui
A aposta é que o novo Hyundai HB20 tenha linhas parecidas com as do Azera e Elantra, já comercializadas em outros mercados. Eles mesclam um design futurista e agressivo e isso deixaria o hatch com uma pegada mais esportiva.
Mas isso, o público deve esperar para conhecer. O lançamento do novo Hyundai HB20 por volta de 2026 ou 2027, por exemplo, pode trazer outra novidade importante: motorização híbrida para o HB20.
A informação foi revelada primeiro pelo site do Estadão. A marca sul-coreana anunciou, recentemente, um investimento de US$ 1,1 bilhão para novas tecnologias, incluindo sistemas híbridos.
Novo Hyundai HB20 chegará ao mercado com motorização híbrida leve
Um dos produtos dentro do aporte da marca será o Hyundai Creta. Quanto ao HB20, o hatch deve receber um sistema híbrido leve, aplicado ao próprio 1.0 TGDI, semelhante ao que pode-se ver agora no modelo. Vale mencionar que já há uma aplicação do motor 1.0 turbo como híbrido leve – no Brasil, inclusive. O Kia Stonic é comercializado por aqui com motor 1.0 TGDI e com sistema MHEV, que basicamente troca o alternador e o motor de partida por um motor elétrico de baixa capacidade e bateria pequena.
O sistema elétrico, nesse caso, atua em velocidades de cruzeiro e partidas de semáforo, por exemplo. A Kia compõe o grupo Hyundai, e é por isso que haverá o compartilhamento de tecnologias entre as empresas. O Stonic, no caso, conta com motor 1.0 TGDI mais atualizado, e que deve estar presente nos novos Hyundai HB20 e Creta.
Contudo, não seria movido apenas por gasolina, mas como um veículo flex- que é o hatch atualmente. Além disso, a marca deve calibrar o motor para manter os 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque, ou até mesmo ganhar uns cavalos a mais.
Hyundai Elantra pode chegar ao mercado automotivo brasileiro?
A Hyundai anunciou em março a chegada de dois novos modelos no mercado automotivo nacional para o segundo semestre, o SUV Palisade e o hatch Ioniq 5. Contudo, a marca ainda não confirmou qual será o terceiro carro a ser produzido em território nacional na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO).
A planta localizada no interior de Goiás possui capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, contudo, hoje só fabrica o HR-V e o Tucson. Contudo, ainda conta com muito espaço para um novo modelo. Um bom palpite de especialistas para a marca talvez seja o sedan Hyundai Elantra, que poderia competir com o Toyota Corolla, que em sua nova geração ganhou um apelo mais arrojado e esportivo.