Versão esportiva híbrida do Honda HR-V estreia no Japão com motor 1.5, dois propulsores elétricos, tração integral opcional, suspensão rebaixada, cabine exclusiva e pacote de assistências Honda Sensing, mas ainda sem confirmação para o mercado brasileiro.
A Honda apresentou no Japão o HR-V RS e:HEV (Vezel RS no mercado local), nova configuração híbrida com foco em dirigibilidade.
O modelo mantém o sistema e:HEV com motor 1.5 a gasolina e dois motores elétricos, entrega 129 cv e 25,8 kgfm e estreia com opção de tração dianteira ou 4WD.
O pacote inclui suspensão rebaixada, calibração específica de direção e o conjunto de assistências Honda Sensing.
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As vendas no Japão começam em outubro de 2025, com pré-venda aberta desde 18 de setembro.
Visual esportivo com grade exclusiva e rodas de 18 polegadas
Baseado na atual geração do HR-V, o RS e:HEV adota grade exclusiva com o emblema da versão, para-choques com apliques em dark chrome, saias laterais e rodas de liga leve de 18 polegadas.
A carroceria ficou 15 mm mais baixa e com altura total de 1.545 mm, reforçando a proposta de aparência “low & wide”.
O conjunto remete ao acabamento esportivo já visto em versões superiores do HR-V vendidas em outros mercados.
Interior com acabamento exclusivo e detalhes em vermelho
Por dentro, a cabine é específica do RS.
O interior traz predomínio do preto com costuras vermelhas em volante, bancos e painéis, além de apliques na cor vermelha.
As superfícies dos assentos usam material tipo Lux Suede para melhorar o apoio lateral e reduzir escorregões em curvas, mantendo sensação de toque mais refinada.
Sistema híbrido e autonomia de mais de 20 km/l
O HR-V RS e:HEV utiliza o sistema híbrido auto-recarregável da marca.
Nele, o motor a combustão trabalha em ciclo Atkinson e aciona um dos motores elétricos como gerador, enquanto o outro é o responsável por mover o carro na maior parte do tempo.
Em cruzeiro, o motor a combustão pode acoplar-se às rodas.
A potência combinada é de 129 cv (96 kW) e o torque máximo do motor de tração chega a 253 Nm (25,8 kgfm).
Nas versões e:HEV do Vezel já em linha, o consumo homologado no ciclo WLTC ultrapassa 20 km/l e pode alcançar patamares ao redor de 25 km/l nas configurações com tração dianteira, variando conforme versão e peso.
Chassi e suspensão recalibrados
Além do rebaixamento, o RS e:HEV adota suspensão exclusiva e direção elétrica (EPS) com calibração própria para respostas mais lineares.
Outra novidade é a oferta de 4WD no RS, inédita para essa assinatura no Vezel, ampliando a aderência em pisos de baixa aderência sem alterar a proposta urbana da versão.
Essas mudanças miram maior estabilidade, melhor contato dos pneus traseiros e sensação de carro “colado ao chão”.
Equipamentos e pacote de segurança Honda Sensing
A lista de itens de série inclui faróis full LED, bancos dianteiros e volante aquecidos, ar-condicionado digital de duas zonas, carregador por indução, sistema de som premium de 10 alto-falantes e câmeras de visão 360° (multiview).
O pacote Honda Sensing agrega as assistências de condução da marca, como mitigação de colisão, monitoramento de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos.
Lançamento no Japão previsto para outubro
A Honda antecipou o conteúdo do RS no site oficial e abriu reservas em 18 de setembro de 2025.
A marca informa que o anúncio e a chegada às lojas ocorrem em outubro de 2025.
Até o momento, o fabricante não publicou o preço oficial do RS no Japão.
Quando os valores forem divulgados, haverá diferenças conforme tração e opcionais.
Situação atual no Brasil
No Brasil, o HR-V segue ofertado com motores 1.5 aspirado e 1.5 turbo flex nas versões EX/EXL e Advance/Touring, respectivamente, todas com Honda Sensing.
A topo de linha Touring aparece na rede e em comunicações comerciais com preço sugerido de R$ 209.900, valor que pode variar por estado e pintura.
A Honda não anunciou a chegada do conjunto e:HEV ao HR-V nacional.
Espaço para versão híbrida no mercado brasileiro?
Considerando o foco em eficiência, consumo acima de 20 km/l nas configurações e:HEV, suspensão 15 mm mais baixa, 4WD disponível e pacote amplo de ADAS, a configuração RS e:HEV ampliaria o leque do HR-V.
Você veria espaço para um HR-V híbrido com tração integral no Brasil ou a preferência seguiria com as versões 1.5 turbo flex?
Para o mercado brasileiro entendo que a potência deveria ser maior, pelo menos 150 CV, o torque é razoável.
A opção 4wd será um diferencial interessante, mas a Honda precisa ter preços mais competitivos pelo que entrega.
O câmbio para mim é um ponto fraco em veículos desta montadora, o CVT é lento, e não empolga nada, decepcionante, e a confiabilidade não pode ser o único atrativo.
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