1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Novo combustível capaz de abastecer desde carros a navios e aviões, gasolina sem petróleo é promessa mundial para produção em larga escala
Tempo de leitura 2 min de leitura

Novo combustível capaz de abastecer desde carros a navios e aviões, gasolina sem petróleo é promessa mundial para produção em larga escala

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/12/2022 às 19:22
Gasolina, petróleo, óleo
Foto: Reprodução Garagem360

A primeira gasolina ecológica que foi produzida em larga escala possui cheiro moderado de álcool e é de cor transparente, de acordo com os produtores do novo combustível

Localizada no extremo sul do Chile, na região de Magallanes, a usina de combustíveis ecológicos foi inaugurada na terça-feira, 20, sendo ela responsável pela nova gasolina sustentável, novo combustível “limpo”, livre de petróleo, de acordo com o CNN.

Além da produção da nova gasolina sustentável, livre de petróleo, por conta da localização da usina de combustível, os ventos favorecem também a geração de energia elétrica limpa, o que é o início da produção do novo combustível, além de água.

A nova gasolina livre de petróleo pode abastecer carros, navios, aviões e é capaz até de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. O novo projeto do combustível é chamado de “Haru Oni”, o que quer dizer “ventos fortes” na língua dos indígenas da região.

GASOLINA LIVRE DE PETRÓLEO

Reprodução: YouTube

A gasolina mais limpa do mundo

De acordo com André Clark, VP Sênior da Siemens Energy para América Latina: “É uma das gasolinas mais limpas do mundo entrando em operação. É uma grande inovação sendo feita agora e não no futuro”.

Ainda de acordo com André, diversas empresas foram responsáveis pelo projeto de combustível livre de petróleo, como a Siemens Energy, a startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF) e outras.

Para os responsáveis do Chile, é muito importante os países possuírem políticas públicas que focam em um futuro sustentável e livre de emissões de carbono na atmosfera. 

Como é feito o combustível

A produção da gasolina livre de petróleo é feita a partir da eletrólise, que consiste na separação da água em oxigênio e hidrogênio. Após esse processo, a próxima etapa é transformar os agregados em dióxido de carbono e depois gerar o metanol sintético.

Esse processo transforma todos esses componentes na gasolina livre de petróleo, que emite 90% menos de dióxido de carbono na atmosfera  e não necessita de  adaptações mecânicas dos veículos para ser usada.

O primeiro veículo a usar a gasolina livre de petróleo foi o Mobil 1 Supercup, da montadora Porsche. O veículo conseguiu percorrer normalmente seu caminho, bem como percorreria com um combustível convencional.

 

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos