A primeira gasolina ecológica que foi produzida em larga escala possui cheiro moderado de álcool e é de cor transparente, de acordo com os produtores do novo combustível
Localizada no extremo sul do Chile, na região de Magallanes, a usina de combustíveis ecológicos foi inaugurada na terça-feira, 20, sendo ela responsável pela nova gasolina sustentável, novo combustível “limpo”, livre de petróleo, de acordo com o CNN.
Além da produção da nova gasolina sustentável, livre de petróleo, por conta da localização da usina de combustível, os ventos favorecem também a geração de energia elétrica limpa, o que é o início da produção do novo combustível, além de água.
A nova gasolina livre de petróleo pode abastecer carros, navios, aviões e é capaz até de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. O novo projeto do combustível é chamado de “Haru Oni”, o que quer dizer “ventos fortes” na língua dos indígenas da região.
- Porto do Açú – São João da Barra/RJ: com incríveis 130 km², o porto brasileiro vai receber mais R$ 22 BILHÕES nos próximos 10 anos. 40% da exportação de petróleo sai pelo Açú
- Menos home office e mais presencial na Petrobras! Decisão da estatal causa protesto: trabalhadores merecem trabalhar de casa?
- Petrobras e Brasil animados: descoberta de petróleo na África pode indicar existência de possível ‘sucessor do pré-sal’ no Brasil
- Sanções dos EUA ao Irã fazem preços do petróleo dispararem enquanto China busca alternativas em meio a uma crise global de abastecimento
GASOLINA LIVRE DE PETRÓLEO
A gasolina mais limpa do mundo
De acordo com André Clark, VP Sênior da Siemens Energy para América Latina: “É uma das gasolinas mais limpas do mundo entrando em operação. É uma grande inovação sendo feita agora e não no futuro”.
Ainda de acordo com André, diversas empresas foram responsáveis pelo projeto de combustível livre de petróleo, como a Siemens Energy, a startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF) e outras.
Para os responsáveis do Chile, é muito importante os países possuírem políticas públicas que focam em um futuro sustentável e livre de emissões de carbono na atmosfera.
Como é feito o combustível
A produção da gasolina livre de petróleo é feita a partir da eletrólise, que consiste na separação da água em oxigênio e hidrogênio. Após esse processo, a próxima etapa é transformar os agregados em dióxido de carbono e depois gerar o metanol sintético.
Esse processo transforma todos esses componentes na gasolina livre de petróleo, que emite 90% menos de dióxido de carbono na atmosfera e não necessita de adaptações mecânicas dos veículos para ser usada.
O primeiro veículo a usar a gasolina livre de petróleo foi o Mobil 1 Supercup, da montadora Porsche. O veículo conseguiu percorrer normalmente seu caminho, bem como percorreria com um combustível convencional.