A montadora alemã Audi anunciou um novo conceito de carro elétrico que pode se transformar em uma picape. O modelo conta com mais de 400 cavalos e oferece 600 km de autonomia.
A Audi anunciou recentemente seu mais novo protótipo de carro elétrico autônomo, chamado de Activeshpere. O modelo é um SUV elegante de quatro portas com estilo futurista, teto com perfil mais baixo e rodas grandes de 22”. Pronto para correr na estrada e em lugares com mais obstáculos, o novo carro elétrico da Audi ganhou o apelido de “mestre da metamorfose”, devido a uma função que permite transformar o SUV em uma picape apertando apenas um botão.
Carro elétrico da Audi que vira picape conta com bateria de 100 kWh
Com 4,98 metros de comprimento, a caçamba não é uma das maiores, mas é suficiente para levar duas bicicletas e equipamentos esportivos, por exemplo. Segundo a montadora alemã, a picape conta com uma antepara motorizada, que se desdobra a partir dos bancos traseiros e isola a cabine.
Simultaneamente, o vidro traseiro sobe para o teto e a porta que dá acesso ao porta-malas se dobra na horizontal. O resultado é um novo compartimento de carga. Com base na arquitetura Premium Platform Electric (PPE) da Audi, o carro elétrico utiliza um sistema de carregamento de 800 volts, com sua potente bateria de 100 kWh de capacidade, disponibilizando uma autonomia de aproximadamente 600 km.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O Activeshpere vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração nas quatro rodas e 436 cavalos de potência. O conceito também conta com suspensão a ar adaptável, que pode expandir e reduzir em 4 cm em relação à sua posição padrão.
Já a distância máxima do solo é de 24,8 cm. A pegada off-road ainda continua, visto que o protótipo conta com superfícies em vidro transparente na parte inferior das portas e na frente, o que, de acordo com a Audi, contribui com a visibilidade ao navegar em pistas mais difíceis.
Audi Activeshpere conta com interior repleto de tecnologias
Descrito pela Audi como símbolo como sinônimo de organização e clareza, o interior da picape é ainda mais interessante. O volante e os pedais, por exemplo, somem quando o motorista aciona o modo autônomo do modelo.
Outro recurso bastante interessante no veículo são seus óculos de realidade mista, que mostram dados essenciais ao motorista e podem até mesmo controlar certas configurações do modelo através de gestos e botões virtuais.
A montadora destaca que este recurso do carro elétrico é particularmente amigável e o controle virtual se move com foco no usuário, para que o mesmo possa interagir com mais conforto. A interface do usuário, isto é, o display virtual, reage às mudanças em tempo real.
No fim, vale ressaltar que o novo SUV elétrico conceito da Audi não é um modelo de produção. O veículo é uma espécie de laboratório de testes da marca para anunciar tecnologias que devem chegar nos carros do futuro.
Audi pode começar a produzir carros elétricos no Brasil em 2029
Em 2029, a Audi poderá começar seu processo de fabricação de carros elétricos no Brasil. Esta informação foi vista como uma chance real após um anúncio realizado no dia 3 de janeiro por Gerd Walker, membro do Board para Produção e Logística.
Na época, foi afirmado que, até 2029, todas as unidades da montadora produzirão pelo menos um veículo elétrico, e até 2033 apenas modelos elétricos serão produzidos.
A assessoria de imprensa da Audi, por sua vez, afirmou que, a depender das condições locais, a produção dos carros a combustão será eliminada gradualmente até o começo da próxima década.