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Novo carro elétrico “transformer” com 600 km de autonomia da Audi pode se transformar em uma picape em questão de segundos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/01/2023 às 12:21
Novo carro elétrico “transformer” com 600 km de autonomia da Audi pode se transformar em uma picape em questão de segundos
Foto: Audi/Divulgação

A montadora alemã Audi anunciou um novo conceito de carro elétrico que pode se transformar em uma picape. O modelo conta com mais de 400 cavalos e oferece 600 km de autonomia.

A Audi anunciou recentemente seu mais novo protótipo de carro elétrico autônomo, chamado de Activeshpere. O modelo é um SUV elegante de quatro portas com estilo futurista, teto com perfil mais baixo e rodas grandes de 22”. Pronto para correr na estrada e em lugares com mais obstáculos, o novo carro elétrico da Audi ganhou o apelido de “mestre da metamorfose”, devido a uma função que permite transformar o SUV em uma picape apertando apenas um botão.

Carro elétrico da Audi que vira picape conta com bateria de 100 kWh

https://www.youtube.com/watch?v=3jRAZq0nIb0
Audi Activeshpere – Reprodução/YouTube

Com 4,98 metros de comprimento, a caçamba não é uma das maiores, mas é suficiente para levar duas bicicletas e equipamentos esportivos, por exemplo. Segundo a montadora alemã, a picape conta com uma antepara motorizada, que se desdobra a partir dos bancos traseiros e isola a cabine.

Simultaneamente, o vidro traseiro sobe para o teto e a porta que dá acesso ao porta-malas se dobra na horizontal. O resultado é um novo compartimento de carga. Com base na arquitetura Premium Platform Electric (PPE) da Audi, o carro elétrico utiliza um sistema de carregamento de 800 volts, com sua potente bateria de 100 kWh de capacidade, disponibilizando uma autonomia de aproximadamente 600 km.

O Activeshpere vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração nas quatro rodas e 436 cavalos de potência. O conceito também conta com suspensão a ar adaptável, que pode expandir e reduzir em 4 cm em relação à sua posição padrão.

Já a distância máxima do solo é de 24,8 cm. A pegada off-road ainda continua, visto que o protótipo conta com superfícies em vidro transparente na parte inferior das portas e na frente, o que, de acordo com a Audi, contribui com a visibilidade ao navegar em pistas mais difíceis.

Audi Activeshpere conta com interior repleto de tecnologias

Descrito pela Audi como símbolo como sinônimo de organização e clareza, o interior da picape é ainda mais interessante. O volante e os pedais, por exemplo, somem quando o motorista aciona o modo autônomo do modelo.

Outro recurso bastante interessante no veículo são seus óculos de realidade mista, que mostram dados essenciais ao motorista e podem até mesmo controlar certas configurações do modelo através de gestos e botões virtuais.

A montadora destaca que este recurso do carro elétrico é particularmente amigável e o controle virtual se move com foco no usuário, para que o mesmo possa interagir com mais conforto. A interface do usuário, isto é, o display virtual, reage às mudanças em tempo real.

No fim, vale ressaltar que o novo SUV elétrico conceito da Audi não é um modelo de produção. O veículo é uma espécie de laboratório de testes da marca para anunciar tecnologias que devem chegar nos carros do futuro.

Audi pode começar a produzir carros elétricos no Brasil em 2029

Em 2029, a Audi poderá começar seu processo de fabricação de carros elétricos no Brasil. Esta informação foi vista como uma chance real após um anúncio realizado no dia 3 de janeiro por Gerd Walker, membro do Board para Produção e Logística.

Na época, foi afirmado que, até 2029, todas as unidades da montadora produzirão pelo menos um veículo elétrico, e até 2033 apenas modelos elétricos serão produzidos.

A assessoria de imprensa da Audi, por sua vez, afirmou que, a depender das condições locais, a produção dos carros a combustão será eliminada gradualmente até o começo da próxima década.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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