MENU
Menu
Início Novo carro elétrico da Citroën que “até adolescentes podem dirigir” chega ao Brasil com preço competitivo  

Novo carro elétrico da Citroën que “até adolescentes podem dirigir” chega ao Brasil com preço competitivo  

31 de julho de 2023 às 16:05
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Novo carro elétrico da Citroën que até adolescentes podem dirigir chega ao Brasil com preço competitivo  
Foto: Divulgação

Citroën traz ao Brasil o carro Ami, popular entre adolescentes europeus que dispensa CNH.

O Citroën anunciou nesta quinta-feira (27) a chegada de seu microcarro elétrico Ami ao Brasil. Já vendido na Europa como um carro elétrico para adolescentes, o modelo será vendido por toda a América do Sul. A Citroën afirmou que ainda divulgará detalhes sobre datas, valores ou se o carro só será vendido no Brasil por assinatura.

Alguns pontos importantes dessa novidade do mercado automotivo:

Artigos recomendados
  • Citroën traz ao Brasil o carro Ami: O destaque inicial é o lançamento do carro Ami da Citroën no Brasil, que é uma novidade no mercado automobilístico do país.
  • Carro elétrico para adolescentes bastante popular nos países europeus: O segundo ponto importante é que o Ami é um carro elétrico especialmente voltado para adolescentes, o que pode chamar a atenção dos jovens e de seus pais preocupados com a mobilidade urbana sustentável.
  • Dispensa CNH: O terceiro ponto relevante é que o Ami dispensa a necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para ser conduzido, tornando-o uma opção atrativa para pessoas que ainda não possuem habilitação ou que desejam um veículo prático e acessível para a locomoção em centros urbanos.

Microelétrico da Citröen conta com autonomia de até 80 km

Só foi confirmada a chegada do carro, que dispensa CNH, ao continente, em vídeo que contou com a participação de Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, vice-presidente da Citröen para a América do Sul circulando com o Ami.

O carro elétrico “para adolescentes” possui 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. A capacidade do veículo é para duas pessoas que entram por portas que abrem de forma contraposta. O porta-malas do modelo possui capacidade de 70 litros de bagagem. Contando com um motor elétrico, o Microelétrico da Citröen chega a 45 km/h e possui uma autonomia de até 80 km.

O simpático “carro elétrico para adolescentes” vem sendo utilizado no continente europeu para deslocamento em locais onde um automóvel comum é grande demais, como nas ruelas de cidades turísticas da Itália e Grécia.

Também há grandes benefícios em relação à legislação. Devido ao seus 8,5 cavalos de potência e 4,5 kgfm de torque, o modelo não se encaixa como carro. Desta forma, alguns países permitem sua condução por adolescentes de 14 anos, por exemplo. Os custos de homologação também são menores, favorecendo o preço que, no Hemisfério Norte, não passa do equivalente a R$ 50 mil.

Carro elétrico da Citroen pode sofrer alterações no Brasil

No Brasil, a questão é um pouco mais complexa, e nem mesmo a própria Citroën sabe como o carro que dispensa CNH será enquadrado pela lei. A vice-presidente da marca na América do Sul, Vanessa Castanho, comentou que a segurança jurídica era, inclusive, um dos fatores que poderiam tornar o seu lançamento inviável no país.

Uma das possibilidades é que seja aplicada a Resolução 573 do Contran, ela considera como quadriciclos os modelos elétricos de cabine fechada, quatro rodas, ordem de marcha não superior a 400 kg, ou 550 kg no caso do transporte de cargas, e excluído o peso das baterias em ambos os casos e cuja potência não ultrapasse os 20 cv.

Entretanto, a mesma resolução traz diversos entraves que impactariam a ideia de simplicidade pretendida pela francesa, como a exigência de carteira B do condutor e uso de capacete para dirigi-lo em vias públicas, além de até mesmo airbag frontal. Devido à velocidade máxima de 45 km/h e do preço enxuto, a bolsa de ar não é nem mesmo opcional no veículo. Entretanto, os novos setores de mobilidade podem forçar modificações na lei.

Microelétrico poderá ser utilizado apenas por empresas

A Citroën ainda não confirmou como o Ami será vendido. Com base na fala dos executivos ao anunciarem sua chegada, é possível que ele seja vendido para empresas que utilizem-no em ambientes fechados.

Sendo assim, é possível que em breve os brasileiros possam ver o carro que dispensa CNH circulando por condomínios fechados, galpões de logística, shopping centers. Cenários mais do que tranquilos para os 75 km de autonomia e aceleração de 0 a 45 km/h em 10 segundos, que possibilitarão à montadora entender melhor como ele funciona no país.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR