O BYD Dolphin, muito aguardado como o próximo carro elétrico compacto a ser lançado no Brasil, foi lançado na China há pouco mais de um ano e já recebeu atualizações em termos de equipamentos e itens de conforto para a linha 2023.
O Dolphin construído sobre uma plataforma especial para veículos elétricos tem 4,13 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,57 metros de altura e distância entre eixos de 2,7 metros.
A capacidade do porta-malas do carro elétrico compacto é de 345 litros (1.310 litros com os bancos traseiros rebatidos). As estatísticas o qualificam para enfrentar rivais como o Renault Zoe, Peugeot e-208 e Volkswagen ID.3.
Como membro da “Família Ocean”, o interior deste modelo de carro elétrico compacto é famoso pelo seu design curvo que simula as ondas do mar. Acabamentos apostam em tons claros, materiais de toque suave e opções de cores para valorizar sua proposta mais jovem.
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
O painel de instrumentos do carro elétrico compacto é uma tela de 5 polegadas, e o sistema multimídia usa uma tela sensível ao toque de 12,8 polegadas (rotativa). Volante multifuncional de três raios, fundo plano, console central elevado e vários espaços de armazenamento. A lista de equipamentos inclui ar condicionado automático, seis airbags, controle de tração e estabilidade, faróis de LED, volante multifuncional, controle de cruzeiro, assistente de partida em subida, controle dinâmico da carroceria e câmera de ré, entre outros.
Novidades do carro elétrico compacto
O BYD Dolphin 2023 foi revelado ao público no Guangzhou Auto Show 2022, onde basicamente, o exterior do EV compacto permanece o mesmo, mas uma nova opção de pintura externa foi adicionada.
Em termos de equipamento no segmento de carro elétrico compacto, o BYD compacto vem de fábrica com uma câmera panorâmica de alta definição, limpador de para-brisa traseiro, função de monitoramento da pressão dos pneus atualizada do alarme de pressão dos pneus original para exibição em tempo real da pressão dos pneus e uma função de lembrete do cinto de segurança para todos funcionários.
Outras novas adições do carro elétrico compacto incluem ajustes mais amplos no banco do motorista, apoio de braço central traseiro, sensores de estacionamento dianteiros, ajuste elétrico do banco do motorista em 4 posições para o motorista dianteiro, bancos dianteiros aquecidos e retrovisores externos rebatíveis iluminados.
Além disso, o carro elétrico compacto também adota o modo de condução “conforto” (3 tipos no total), que leva em consideração economia e desempenho. Além disso, o Dolphin possui dois níveis de regeneração de freio (padrão e avançado), mas nenhum modo de direção de “um pedal”.
O BYD Dolphin é movido por um motor elétrico montado no eixo dianteiro, entregando 70 kW (94 cv) a 15.000 rpm e torque máximo de 18,3 kgfm. A unidade é alimentada por uma bateria de 44,9 kWh com autonomia de 401 km e 420 km em ciclos NEDC. Na China também existe a versão Rider Edition com 130 kW (176 cv) e 29,5 kgfm de torque.
O site chinês Autohome trouxe as primeiras imagens do Dolphin 2023 no Guangzhou Auto Show 2022. O modelo de carro elétrico compacto estará disponível em três versões com preços entre 116.800 yuan e 136.800 yuan, o que se traduz diretamente em 90.400 reais e 106.000 reais. Na Colômbia, onde foi lançado recentemente, o Dolphin custa o equivalente a 172 mil reais. Por aqui, segundo nossas constatações, o preço inicial de um carro elétrico deveria ser inferior a R$ 200 mil.