O caminhão de mineração elétrico não possui nenhum tipo de lugar que uma pessoa possa acessar, ou seja, é totalmente autônomo e movido “por si só”
O sucesso dos drones, que podem ser utilizados em qualquer tipo de serviço, até em operações militares, já é notório, especialmente por conta de não necessitarem de humanos no seu interior. Pensando nisso, a montadora chinesa Chongqing Electromechanical Group, lançou o primeiro caminhão elétrico de mineração de drone, segundo o site Blog do Caminhoneiro.
De acordo com detalhes, o caminhão elétrico de mineração não possui nenhum tipo de cabine ou compartimento destinado ao transporte de pessoas e é 100% elétrico. Chamado de Dianniu Ebull, o caminhão autônomo possui baterias que podem ser recarregadas no próprio veículo ou substituídas, reduzindo o tempo de parada para abastecer o caminhão.
O caminhão elétrico de mineração possui características bem particulares. As baterias se encontram atrás do motor e, caso o caminhão necessite da troca de baterias, seria necessário o uso de um guindaste. O Chassi e a caixa de carga são presentes somente em caminhões operados por humanos.
- A maior escavadeira do planeta: um gigante de 226 metros e 14 mil toneladas, capaz de substituir o trabalho e a mão de obra de 40 mil mineradores, promete revolucionar a mineração no mundo
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
Caminhão elétrico de mineração 100% independente
Na parte dianteira do caminhão elétrico de mineração, ficam diversos sistemas desenvolvidos pela montadora que permitem a operação do veículo de forma 100% autônoma. De acordo com a empresa, os sistemas críticos e os de segurança operam de forma dupla, com seja, para cada sistema existente, um outro igual está em operação. Logo, se um parar de funcionar, o outro assume até receber a manutenção necessária.
Segundo a imprensa chinesa, esse é o primeiro caminhão elétrico de mineração do país que não possui a cabine e o compartimento do motorista e que funciona de forma inteligente, eletronicamente.
A montadora garante que o caminhão elétrico de mineração opera de maneira segura e que, com o seu sistema inteligente e autônomo, o uso do caminhão de mineração pode reduzir significativamente as emissões de gases poluentes na atmosfera, uma vez que o caminhão é 100% elétrico.
Mais sobre caminhões elétricos de mineração: Caminhão elétrico de mineração de 45 toneladas é considerado o maior do mundo em tamanho e desempenho
Desenvolvido na Suíça, um caminhão elétrico de 45 toneladas está sendo considerado o maior do mundo em operação. E esse título não é somente no quesito peso e tamanho, o desempenho do caminhão elétrico de mineração é de cair o queixo, com um motor contendo um conjunto de baterias de 600 kWh que não necessitam de carregamento.
Com o nome de eDumper, ele foi construído pela empresa suíça Kuhn Schweiz, especializada em fornecer maquinário para o setor de mineração. Tendo como base um modelo convencional da japonesa Komatsu, a empresa instalou um motor elétrico com um conjunto de baterias.
O caminhão elétrico é capaz de suportar uma carga de até 65 toneladas de mineração. Por isso, ele conta com um conjunto de freios potentes, que geram eletricidade para alimentar as baterias do motor. O sistema todo pode gerar um excedente de energia de 200 kWh. LEIA MAIS CLICANDO AQUI.