BMW surpreende o mercado ao manter o hatch esportivo Série 1 no Brasil, apostando na versão M135 com motor 2.0 turbo de 300 cv e tração integral.
Enquanto praticamente todas as marcas desistiram do segmento de hatches premium, a BMW tomou uma decisão ousada: vai manter o Série 1 no Brasil, mas apenas na versão mais nervosa, a M135.
A chegada do modelo em sua nova geração foi confirmada pela marca alemã como parte da linha de lançamentos previstos até o fim de 2025.
Com motor 2.0 turbo de 300 cv e tração integral, o modelo é um verdadeiro hot hatch — uma espécie cada vez mais rara no mercado nacional.
-
5 carros elétricos usados a partir de R$ 80 mil que surpreendem em 2025 – modelos ideais para quem busca economia, silêncio e estilo futurista na garagem
-
Chevrolet Creta ou Hyundai Onix? Nova parceria entre montadoras vai misturar DNA de SUV, picape e mais 3 modelos inéditos
-
4 carros usados e econômicos com motor 1.4: esses modelos da Chevrolet e Fiat ainda valem a pena em 2025
-
Quanto custa manter uma Fiat Toro 2025? Confira os valores considerando combustível, IPVA, peças e revisões
Mesmo diante da preferência crescente por SUVs, o Série 1 continua a carregar a tradição esportiva dos hatches de luxo, agora mais afiado, rápido e tecnológico.
Aposta fora da curva
A decisão da BMW vai totalmente na contramão do que tem sido feito por outras marcas no Brasil.
Nos últimos anos, hatches médios e compactos foram desaparecendo. Versões esportivas então, viraram item de colecionador.
O novo Série 1 chega ao Brasil apenas na versão M135, com foco total em desempenho.
É uma aposta clara no público que valoriza esportividade, mesmo que isso custe mais caro e atenda um nicho.
Desempenho de esportivo raiz
A mecânica do M135 é compartilhada com o novo Série 2 Gran Coupé M235.
Isso significa que o hatch traz sob o capô um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 300 cv de potência e 40,7 kgfm de torque.
O câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, e a tração é integral (xDrive), o que garante acelerações fortes mesmo em pisos escorregadios.
De acordo com a BMW, o hatch vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Isso o coloca no mesmo patamar de desempenho de esportivos mais caros e com apelo bem maior. É um número impressionante para um carro com carroceria compacta.
Preço deve passar dos R$ 500 mil
A BMW ainda não divulgou o preço oficial do novo M135, mas, com base no histórico da marca e na comparação com rivais diretos, espera-se que o valor fique próximo dos R$ 500 mil.
O preço pode assustar os mais desavisados, mas não é surpresa no segmento premium esportivo. O público que compra esse tipo de carro busca exclusividade, desempenho e, muitas vezes, já conhece a ficha técnica de cor.
Visual renovado e interior tecnológico
Além da nova geração do motor e do conjunto mecânico, o Série 1 M135 também estreia um design renovado. A dianteira ganhou novos faróis, para-choque esportivo e grade redesenhada.
Por dentro, o destaque vai para o novo sistema de infotainment com tela curva, integração com assistentes virtuais e comandos mais intuitivos.
O acabamento também segue o padrão BMW, com materiais de qualidade, bancos esportivos e detalhes em alumínio.
Tudo isso reforça o caráter esportivo e premium do modelo, mesmo com sua carroceria hatch, considerada por muitos como “menos nobre” do que os cupês e SUVs.