BMW surpreende o mercado ao manter o hatch esportivo Série 1 no Brasil, apostando na versão M135 com motor 2.0 turbo de 300 cv e tração integral.
Enquanto praticamente todas as marcas desistiram do segmento de hatches premium, a BMW tomou uma decisão ousada: vai manter o Série 1 no Brasil, mas apenas na versão mais nervosa, a M135.
A chegada do modelo em sua nova geração foi confirmada pela marca alemã como parte da linha de lançamentos previstos até o fim de 2025.
Com motor 2.0 turbo de 300 cv e tração integral, o modelo é um verdadeiro hot hatch — uma espécie cada vez mais rara no mercado nacional.
-
De 199.490 por R$ 184.490: Hyundai Tucson sai mais barato que Creta e vira chance rara para quem busca SUV médio acessível
-
Design antigo e motor robusto: O caminhão da Mercedes dos anos 70 que o Brasil aposentou, mas o Irã ainda fabrica
-
A nova scooter da Yamaha para 2025 tem chave presencial e é a mais barata do Brasil fazendo 49 km por litro
-
A moto que não exige CNH por 6 mil reais e pode fazer mais de 65 km com um litro de gasolina
Mesmo diante da preferência crescente por SUVs, o Série 1 continua a carregar a tradição esportiva dos hatches de luxo, agora mais afiado, rápido e tecnológico.
Aposta fora da curva
A decisão da BMW vai totalmente na contramão do que tem sido feito por outras marcas no Brasil.
Nos últimos anos, hatches médios e compactos foram desaparecendo. Versões esportivas então, viraram item de colecionador.
O novo Série 1 chega ao Brasil apenas na versão M135, com foco total em desempenho.
É uma aposta clara no público que valoriza esportividade, mesmo que isso custe mais caro e atenda um nicho.
Desempenho de esportivo raiz
A mecânica do M135 é compartilhada com o novo Série 2 Gran Coupé M235.
Isso significa que o hatch traz sob o capô um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 300 cv de potência e 40,7 kgfm de torque.
O câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, e a tração é integral (xDrive), o que garante acelerações fortes mesmo em pisos escorregadios.
De acordo com a BMW, o hatch vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Isso o coloca no mesmo patamar de desempenho de esportivos mais caros e com apelo bem maior. É um número impressionante para um carro com carroceria compacta.
Preço deve passar dos R$ 500 mil
A BMW ainda não divulgou o preço oficial do novo M135, mas, com base no histórico da marca e na comparação com rivais diretos, espera-se que o valor fique próximo dos R$ 500 mil.
O preço pode assustar os mais desavisados, mas não é surpresa no segmento premium esportivo. O público que compra esse tipo de carro busca exclusividade, desempenho e, muitas vezes, já conhece a ficha técnica de cor.
Visual renovado e interior tecnológico
Além da nova geração do motor e do conjunto mecânico, o Série 1 M135 também estreia um design renovado. A dianteira ganhou novos faróis, para-choque esportivo e grade redesenhada.
Por dentro, o destaque vai para o novo sistema de infotainment com tela curva, integração com assistentes virtuais e comandos mais intuitivos.
O acabamento também segue o padrão BMW, com materiais de qualidade, bancos esportivos e detalhes em alumínio.
Tudo isso reforça o caráter esportivo e premium do modelo, mesmo com sua carroceria hatch, considerada por muitos como “menos nobre” do que os cupês e SUVs.