Desde 2012 no mercado de carros populares nacional, o Chevrolet Onix de primeira geração sai de linha de forma silenciosa
Após revolucionar o setor de carros populares, o Chevrolet Onix de primeira geração sai de linha silenciosamente, sem fogos ou palavras tocantes de despedida. O fim do modelo que marcou a glória da Chevrolet no país nos últimos anos não teve nada de glorioso: vendas baixas nos últimos tempos e motor em desacordo com as novas regras que entrarão em vigor no Brasil neste ano, o Proconve L7. Desinteressada em atualizar os sistemas de escape e alimentação do Chevrolet Onix Joy e Joy Plus, o que poderia fazer com que eles escapassem dos novos parâmetros de emissões ou mesmo o propulsor 1.0 SPE/4, um quatro-cilindros 8V, a fabricante decidiu tirar os veículos de linha.
Leia outras notícias relacionadas
Chevrolet Onix e o sucesso no mercado de carros populares
Na tabela do mês passado, que foi publicada pela própria Chevrolet, o novo Onix e Onix Plus estavam sendo vendidos a partir de R$ 71.390 e R$ 77.780 respectivamente. Já o Joy era ofertado por R$ 65.890, e o Joy Plus por R$ 77.780.
Por uma diferença de aproximadamente R$ 7 mil, os compradores optavam por levar o modelo de roupa nova. Mesmo com a segunda geração do Chevrolet Onix em 2019, a marca não quis se despedir da primeira carroceria do veículo.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Sendo assim, a montadora resolveu rebatizar o hatch para Sedan e Joy, até então comercializado como Prisma, e continuar com eles no portfólio. Entretanto, com os preços altos cobrados pelos veículos ultrapassados, seus sucessores sedan e hatch se mostravam opções mais em conta, tornando a existência dos irmãos Joy muito difícil no setor de carros populares e as vendas impossíveis com as novas regras de emissão.
Chevrolet Onix chegou ao setor de carros populares do Brasil há quase 10 anos
A primeira geração do Chevrolet Onix chegou ao mercado nacional em 2012, sendo lançada para substituir a segunda geração do Corsa, o compacto de entrada Celta e, logo depois, o compacto premium Agile.
Criado por meio da plataforma Gamma, o veículo trazia o visual “bolinha”, cheio de vértices arredondadas, que caiu no gosto do consumidor brasileiro. O veículo também foi responsável por ser o primeiro compacto no país com uma central multimídia de tela de 7 polegadas touchscreen. Sua outra grande sacada foi um câmbio automático de seis marchas nas versões de topo, embora utilizasse motores já envelhecidos no mercado.
Chevrolet Onix alcança título de veículo mais vendido do Brasil
Contando com este pacote de câmbio e várias outras tecnologias de ponta, no fim de 2014, o Onix assumiu o posto de carro mais vendido do país no mercado de carros populares e assim seguiu até 2016, quando a marca lançou uma reestilização de meia vida para a primeira geração, que contava com novas lanternas e faróis com luzes de LED, além de outras novidades estéticas. Na lista de versões para o modelo, o destaque vem para a aventureira Activ, que chegou a estar no topo da gama e ter como rival o Hyundai HB20X.