A Novamed, localizada no Polo Industrial de Manaus, objetiva a expansão da produção de comprimidos e da geração de empregos
Na última quarta-feira (dia 25), foi comunicado pela companhia Novamed um investimento de R$ 50 milhões entre os anos de 2021 e 2022, voltado à expansão na cidade de Manaus. O objetivo da fábrica é ampliar a produção de comprimidos, de modo que, até 2023, sejam geradas até 900 vagas de emprego no Amazonas.
Em reunião, o projeto de expansão foi exposto pelos representantes do Grupo NC – detentor da farmacêutica EMS e da empresa Novamed de Manaus – a representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e de outros órgãos.
Além disso, no encontro, a Novamed divulgou que a produção sofrerá expansão de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos por mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
As declarações foram feitas durante evento promovido pela Novamed na planta de Manaus, situada na rodovia AM-010, Km 22, Zona Norte da capital. Além do já anteriormente citado, a empresa também discorreu acerca do papel social da indústria farmacêutica; das doações feitas a Manaus em meio aos picos da pandemia do Covid-19; dos valores de arrecadação; da incorporação da Novamed pela EMS, que deve ser concluída até 2023; entre outros tópicos.
Foi efetuada também uma visita guiada ao parque fabril, que, de acordo com a Sedecti, é o único completamente robotizado no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Renata Alves defende a incorporação da Novamed pela EMS
Conforme a diretora jurídica e de Riscos e Compliance do grupo NC, Renata Alves, a EMS opera atualmente no Amazonas mediante a empresa Novamed, e a ideia por trás da incorporação é de que o consumidor seja capaz de identificar que o medicamento comprado por ele em uma farmácia é fabricado pela indústria farmacêutica presente no estado do Amazonas.
A diretora afirma, ainda, que a intenção é estender o conhecimento da EMS para o estado, de maneira a fortalecer ainda mais a marca e sua presença, além de proporcionar a expansão de seus projetos de ação social e o cumprimento de sua função social no país.
Em adição aos representantes da companhia, o evento obteve também a presença do chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, Jeibi Medeiros, representando o titular da pasta, Angelus Figueira; do superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin; entre outros participantes convidados.
Sob esse viés, Jeibi Medeiros declarou que a Novamed é uma fábrica que impressiona pelos processos, pelos números e pelo ambiente moderno e repleto de tecnologia. Para ele, a visita foi de grande interesse, uma que vez possibilitou melhor conhecimento dos trabalhos que a empresa vem realizando na cidade de Manaus e também da forma como o investimento está sendo aplicado, já que se trata de uma companhia que conta com os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Amazonas.
Algacir Posin, por sua vez, opinou que o investimento de incorporação da Novamed à EMS será de grande importância, haja vista que toda a parte de produção de medicamentos e cápsulas de comprimidos será levada a Manaus, havendo, assim, a expansão da geração de empregos e de faturamento na região.
Sobre a Novamed
A empresa foi inaugurada em 2014 e consiste em uma das cinco maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo, além de ser a primeira companhia a produzir medicamentos na Zona Franca de Manaus.
A Novamed é a única fábrica que contém um sistema de pesagem de matéria-prima totalmente robotizado, sendo o processo de fabricação completamente automatizado, com documentação eletrônica e sem utilização de papel. Os equipamentos disponíveis correspondem aos mais modernos do mundo.