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Nova versão da Fiat Toro terá super motor para consolidar modelo como o mais vendido da categoria

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 08/11/2024 às 17:39
Nova Fiat Toro e Jeep Commander ganham motor 2.2 Turbodiesel em 2024. Potência, economia e força para dominar o mercado de picapes e SUVs.
Nova Fiat Toro e Jeep Commander ganham motor 2.2 Turbodiesel em 2024. Potência, economia e força para dominar o mercado de picapes e SUVs.

Com o lançamento do motor 2.2 Turbodiesel em 2024, a Stellantis traz novidades para a Fiat Toro e o Jeep Commander, prometendo potência e economia. Essa mudança marca um passo importante para o grupo, que substitui o antigo 2.0 e amplia a capacidade dos modelos para enfrentar concorrentes.

O mercado brasileiro de picapes nunca esteve tão aquecido, e a Fiat Toro promete ser o centro das atenções em 2024.

A partir de janeiro, o modelo contará com o novo motor 2.2 Turbodiesel, que estreou recentemente na Fiat Rampage, uma picape de alta performance da marca.

Com isso, a Toro pretende marcar território e reforçar sua presença em um segmento competitivo, dando tchau ao motor 2.0 Turbodiesel, que vem sendo utilizado no Brasil desde 2015.

A novidade também abrange outros modelos do grupo Stellantis, que seguirão os passos da Fiat para atualizar suas motorizações, como o Jeep Commander, que já anunciou a adoção do motor 2.2 na versão Overland.

O que muda com o novo motor 2.2 Turbodiesel?

A introdução do motor 2.2 Turbodiesel não é apenas uma atualização estética.

A Toro e o Commander terão agora uma unidade de força capaz de entregar impressionantes 200 cavalos de potência a 3.500 rpm e torque de 45,9 kgfm a partir de 1.500 rpm.

De acordo com a Stellantis, isso representa um aumento significativo em desempenho e eficiência, comparado ao antigo motor 2.0, e promete atender a um público que busca tanto robustez quanto economia.

A novidade, que deve chamar a atenção de entusiastas e especialistas do setor, chega para renovar o segmento de SUVs e picapes com motorização a diesel.

Segundo fontes ligadas à marca, o novo motor 2.2 oferece uma experiência de condução mais fluida, mesmo em terrenos irregulares, pois a força é distribuída de maneira equilibrada entre os eixos, o que também proporciona maior estabilidade e segurança ao volante.

Commander também se beneficia da inovação

O Jeep Commander, o SUV de sete lugares produzido em Pernambuco, é outro modelo que receberá o novo motor em 2024.

Após as férias coletivas de fim de ano, a Stellantis dará início à produção da nova versão Overland com o motor atualizado, mantendo a opção diesel apenas nesta configuração.

Assim como a Toro, o Commander contará com o câmbio automático de nove marchas e um diferencial 14% mais longo, fator que, segundo especialistas, auxilia na redução de rotação do motor em diferentes velocidades, aumentando a economia sem prejudicar a capacidade de tração 4×4.

Esse recurso, que também estreou na picape Rampage, oferece ainda uma melhor experiência em subidas e descidas íngremes, devido ao assistente de descida em rampa (Hill Descent Control).

Stellantis prepara terreno para a Titano 2026 com novidades mecânicas

A Stellantis já está com os planos delineados para o lançamento da Fiat Titano 2026, picape que será fabricada na Argentina e que também terá o motor 2.2 Turbodiesel em sua gama de versões.

Com previsão para o primeiro quadrimestre de 2025, o novo modelo será equipado com o mesmo motor 2.2, mas contará com uma atualização no câmbio automático, que passará de seis para oito marchas.

A opção manual de seis marchas continuará disponível, garantindo que a Titano atenda tanto quem prefere o câmbio automático quanto aqueles que priorizam a dirigibilidade manual.

Essa configuração será destinada às versões com tração 4×2 e 4×4, opções que têm sido tradicionais na linha da Fiat para o mercado latino-americano.

Conforme fontes internas da Stellantis, a intenção é manter a Titano alinhada às tendências de performance e economia, características altamente valorizadas pelo público da região.

Dúvidas cercam o futuro do Compass com motor diesel

Uma questão que permanece sem resposta envolve o Jeep Compass, outro modelo popular da Stellantis.

As concessionárias brasileiras já deixaram de aceitar encomendas para o Compass 2.0 Turbodiesel, o que gera incertezas sobre o futuro do modelo com motorização a diesel.

Caso o Compass receba o novo 2.2 Turbodiesel, especula-se que isso só ocorrerá na versão Limited, que manteria a motorização exclusiva para atender a uma demanda específica do público.

Até o momento, a Stellantis não confirmou se o Compass irá adotar o novo motor, deixando no ar uma possível reestruturação da linha a diesel da marca.

Esse possível ajuste pode refletir na estratégia de vendas e nas opções oferecidas ao mercado brasileiro em 2024.

Potência e economia a favor do consumidor

A adição do motor 2.2 Turbodiesel promete elevar o nível dos veículos Stellantis no Brasil e na América Latina.

Modelos como o Jeep Commander, Fiat Toro e a futura Titano representam a aposta da marca em oferecer veículos com motorização potente e eficiente, atendendo a consumidores exigentes que buscam não apenas força, mas também um consumo de combustível adequado.

O movimento de trocar o antigo 2.0 pelo motor 2.2 Turbodiesel marca uma fase de transição para a Stellantis no Brasil, onde a marca busca fortalecer sua posição no mercado de SUVs e picapes a diesel, um setor em crescimento.

Agora, resta saber como o público brasileiro responderá a essas mudanças e quais serão os próximos passos da Stellantis em sua jornada de inovação.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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