A Camil Alimentos S.A, empresa brasileira do ramo alimentício, vai construir uma termoelétrica movida a biomassa de casca de arroz
A previsão é de que a nova sede entre em funcionamento a partir de 2023. A Camil construirá a usina termelétrica com R$ 150 milhões arrecadados em sua primeira emissão de títulos de créditos representativos (debêntures). “A casca do arroz tem alto poder calorífico e regularidade térmica próprios para a produção de processos termelétricos, sendo uma alternativa mais sustentável frente a combustíveis fósseis”, afirmou a empresa.
Veja ainda:
- Brasil terá cerca de 4 milhões de sistemas conectados à rede de energia solar, nos próximos 4 anos
- Hydrogen One, primeiro navio rebocador do mundo movido a metanol, chegará em 2023 na indústria naval
- AEC está oferecendo 350 vagas de emprego para atendente de call center, sem experiência, em João Pessoa – PB
A companhia alimentícia já investe em geração própria de energia, tendo essa representado 43% da energia consumida pela empresa no último ano.
A geração da energia renovável de biomassa é realizada através do volume de cascas oriundo do processamento industrial, visto que a Camil é especializada no beneficiamento de arroz e feijão.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
No Brasil, 95% da energia consumida nas sedes da Camil Alimentos é proveniente de fontes renováveis. Com a nova termelétrica em funcionamento, a empresa aumentará seu poder de geração própria de energia limpa, contribuindo para a não poluição do meio ambiente.
“Manter-se em dia com as melhores práticas de mercado por meio de soluções inovadoras para ampliar fontes de energia limpa e gerar maior eficiência energética na América Latina está entre os temas mais relevantes para a gestão ambiental da Camil”, diz o comunicado oficial da indústria ao mercado, publicado em 30 de novembro de 2021.
Sobre a Camil Alimentos S.A.
Fundada em 1963 por Jairo Santos Quartiero, a Camil Alimentos S.A é uma indústria do setor alimentício, especializada na produção de arroz e feijão, sendo líder do setor no país e na América do Sul.
Ao longo dos anos, a empresa vem investindo em geração própria de energia renovável, possuindo duas pequenas centrais termelétricas, localizadas em Itaqui e Capão do Leão (RS). Com o objetivo de aumentar cada vez mais o poder de geração própria, a Camil registrou incremento anual de 7% até fevereiro de 2021.
Com a nova usina de biomassa em operação, a expectativa é de que esse número cresça gradativamente.
Além da produção e comercialização de grãos, a Camil apresenta também portfólio diversificado de marcas nos setores de açúcar e pescados, bem como posições de liderança no Brasil, Uruguai, Chile e Peru.