China vem investindo muito em tecnologia avançada para veículos de alta velocidade e inova em sistema de levitação
O novo sistema foi testado na cidade de Changchun, na China e consiste em mover o trem a partir de levitação elétrica supercondutora de altíssima temperatura.
Segundo a CRRC, Changchun Railway Vehicles, o teste realizado no trem possibilitou a descoberta de algumas condições como ímãs supercondutores, tração síncrona linear, fonte de alimentação por indução e refrigeração de baixa temperatura. Os responsáveis pela inovação em tecnologia se mostram animados com os resultados obtidos.
De acordo com o vice-engenheiro-chefe e diretor do projeto, Yu Qingsong, em pronuciamento ao Ministério da Ciência e Tecnologia da China, o sistema é adequado para cenários de aplicação de dutos de alta velocidade, velocidade ultra-alta e baixo vácuo, além de ser uma possibilidade para melhorar o transporte de carga e passageiros nos trens do país.
-
Segredo de 2.000 anos de exército milenar pode dobrar a vida útil da artilharia chinesa ao aumentar a proteção contra desgaste e falhas estruturais
-
Fim do chuveiro tradicional: modelo da Lorenzetti com 7.500W, ducha dupla e pressurizador embutido transforma o banho no inverno
-
França testa míssil que rastreia e destrói aeronaves furtivas e mísseis de cruzeiro
-
Xiaomi apresenta Redmi A27 2026 — monitor de 27’’ com 144 Hz, brilho de 300 nits e valor equivalente a menos de R$ 700 que pode conquistar gamers casuais
Em sua conta oficial no Twitter, o governo da China divulgou imagens do trem e se mostrou orgulhoso com a inovação em tecnologia. Além disso, o post demonstra a animação do governo com o sucesso dos testes.
Nova tecnologia pode fazer trem mais rápido do mundo
Segundo o site Olhar Digital, a supercondutividade elétrica se concretiza quando a resistência se aproxima do zero. Tal fenômeno é indispensável para a velocidade elevada e eficácia dos trens de levitação magnética, podendo ser significativamente potencializado nos veículos cuja levitação é elétrica.
Para o engenheiro responsável pelo projeto realizado na China: “A velocidade do trem usando o sistema de levitação elétrica pode chegar a 600 km/h. Isso é consideravelmente mais rápido que a levitação sobre trilhos tradicional”. Essa eficiência se dá sobretudo à inovação no setor de tecnologia.
Nova tecnologia supera o recorde atual
Atualmente, o trem mais rápido do mundo também é transportado na China. O chamado Shangai Maglev pode chegar a cerca de 460 km/h. Em termos de comparação, um carro de Fórmula 1, esporte referência em tecnologia automobilística, atinge cerca de 300. No entanto, o novo trem de levitação elétrica apresenta uma proposta bem mais ousada do que o atual trem mais rápido do mundo, apesar de ainda não se ter previsão de quando a nova tecnologia será usada para o transporte em massa.
Apesar da grande inovação, os especialistas não se encontram surpresos diante da tecnologia desenvolvida na China, visto que o país vem investindo alto no setor e já conta com mais de 40mil quilômetros de trilhos com velocidade elevada.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.