Com o poder dessa nova tecnologia de energia solar o mercado de energia renovável pode ficar ainda melhor no Brasil, saiba o motivo!
A demanda por energia mais barata e mais verde significa que o cenário energético está mudando mais rápido do que em qualquer outro momento da história. Isso é particularmente verdade no caso de eletricidade movida a energia solar e armazenamento de bateria. O custo de ambos caiu a taxas sem precedentes na última década e as tecnologias de eficiência energética, como a iluminação LED, também se expandiram.
Leia também
- Investimento offshore de energia eólica quadruplica apesar da crise econômica causada pelo Covid-19
- Mais investimentos para o Brasil! R$ 13,5 bilhões serão investidos pela CPFL Energia até 2024
- Porto do Açú é destaque na mídia e se transformará no maior complexo gaseiro do país
- Governo federal assina termo para fornecer energia elétrica a partir da energia solar à 42 mil pessoas em regiões remotas da Amazônia
Acessibilidade da energia solar
O acesso à energia solar barata e onipresente e ao armazenamento transformará a maneira como produzimos e usamos a energia, permitindo a eletrificação do setor de transporte. Há potencial para novas economias baseadas em produtos químicos, nas quais armazenamos energia renovável como combustíveis e oferecemos suporte a novos dispositivos que constituem uma “ internet das coisas ”.
A fabricação de cada painel de energia solar exige uma boa quantidade de energia e as fábricas são caras de construir. E embora o custo de produção possa ser reduzido um pouco mais, os custos de uma instalação solar agora são dominados pelos extras – instalação, fiação, eletrônica e assim por diante como todo processo da energia renovável.
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
- Mais impostos, consumidor! Governo federal anuncia aumento de mais de 160% no imposto de importação de painéis solares, ameaçando mercado de energia limpa e empregos
- Transição Energética Justa: A Chave para um Futuro Global Sustentável
Um novo olhar na energia solar – Perovskitas Halide
Um laboratório em Cambridge, Inglaterra, está trabalhando com uma nova e promissora família de materiais de energia solar como perovskitas de haleto. Quando imprensado entre os contatos do eletrodo, esses filmes fazem células solares ou dispositivos LED.
Surpreendentemente, a cor da luz de energia renovável que eles absorvem ou emitem pode ser alterada simplesmente ajustando sua estrutura química. Ao mudar a maneira como os cultivamos, podemos adaptá-los para serem mais adequados para absorver luz (para um painel solar) ou emitir luz (para um LED).
Isso nos permite fazer células solares e LEDs de cores diferentes, emitindo luz desde o ultravioleta até o visível e infravermelho próximo. Embora os primeiros estudos já estejam surgindo, ainda existem desafios. Uma questão importante da energia renovável é demonstrar estabilidade em longo prazo. Mas a pesquisa é promissora e uma vez resolvida, as perovskitas halogenadas podem realmente impulsionar a transformação de nossa produção e consumo de energia.