1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Nova tecnologia de energia solar e de iluminação pode impulsionar uma transformação de energia renovável
Tempo de leitura 2 min de leitura

Nova tecnologia de energia solar e de iluminação pode impulsionar uma transformação de energia renovável

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/09/2020 às 14:10
energia solar - energia - energia renovável
painéis de energia solar

Com o poder dessa nova tecnologia de energia solar o mercado de energia renovável pode ficar ainda melhor no Brasil, saiba o motivo!

A demanda por energia  mais barata e mais verde significa que o cenário energético está mudando mais rápido do que em qualquer outro momento da história. Isso é particularmente verdade no caso de eletricidade movida a energia solar e armazenamento de bateria. O custo de ambos caiu a taxas sem precedentes na última década e as tecnologias de eficiência energética, como a iluminação LED, também se expandiram.

Leia também

Acessibilidade da energia solar

O acesso à energia solar barata e onipresente e ao armazenamento transformará a maneira como produzimos e usamos a energia, permitindo a eletrificação do setor de transporte. Há potencial para novas economias baseadas em produtos químicos, nas quais armazenamos energia renovável como combustíveis e oferecemos suporte a novos dispositivos que constituem uma “ internet das coisas ”.

A fabricação de cada painel de energia solar exige uma boa quantidade de energia e as fábricas são caras de construir. E embora o custo de produção possa ser reduzido um pouco mais, os custos de uma instalação solar agora são dominados pelos extras – instalação, fiação, eletrônica e assim por diante como todo processo da energia renovável.

Um novo olhar na energia solar  – Perovskitas Halide

Um laboratório em Cambridge, Inglaterra, está trabalhando com uma nova e promissora família de materiais de energia solar como perovskitas de haleto. Quando imprensado entre os contatos do eletrodo, esses filmes fazem células solares ou dispositivos LED.

Surpreendentemente, a cor da luz de energia renovável que eles absorvem ou emitem pode ser alterada simplesmente ajustando sua estrutura química. Ao mudar a maneira como os cultivamos, podemos adaptá-los para serem mais adequados para absorver luz (para um painel solar) ou emitir luz (para um LED).

Isso nos permite fazer células solares e LEDs de cores diferentes, emitindo luz desde o ultravioleta até o visível e infravermelho próximo. Embora os primeiros estudos já estejam surgindo, ainda existem desafios. Uma questão importante da energia renovável é demonstrar estabilidade em longo prazo. Mas a pesquisa é promissora e uma vez resolvida, as perovskitas halogenadas podem realmente impulsionar a transformação de nossa produção e consumo de energia.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos