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Nova rodovia com SEIS pistas promete desafogar importante BR brasileira e terminar com trânsito torturante entre metrópole e litoral

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/11/2024 às 18:55
Nova rodovia Via Mar promete desafogar a BR-101 e transformar o transporte no Sul do Brasil, com impacto direto na economia e na logística. (Imagem: ilustração/ Ideogram)
Nova rodovia Via Mar promete desafogar a BR-101 e transformar o transporte no Sul do Brasil, com impacto direto na economia e na logística. (Imagem: ilustração/ Ideogram)

Uma nova rodovia com seis pistas, paralela à BR-101, promete acabar com os congestionamentos entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina. O projeto Via Mar é a aposta para revolucionar a logística e trazer ganhos econômicos. Mas será que vai sair do papel?

Imagine enfrentar horas de congestionamento em uma rodovia que parece não ter fim, especialmente em feriados e temporadas de verão.

Essa é a realidade vivida por quem se aventura na BR-101 entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina.

Mas um projeto inovador pode transformar essa experiência desgastante, trazendo alívio não só para motoristas, mas também para o setor produtivo.

O que está sendo planejado promete mudar para sempre a logística e a mobilidade na região.

O projeto Via Mar: uma alternativa à BR-101

Batizado de Via Mar ou Corredor Litorâneo Norte, o projeto do governo de Santa Catarina prevê uma nova rodovia paralela à BR-101.

Com 145 quilômetros de extensão, a estrada conectará Joinville à região da Grande Florianópolis.

Diferentemente da rodovia atual, a Via Mar contará com seis pistas, sendo três de cada lado, para dar mais fluidez ao tráfego e atender à crescente demanda de veículos e transporte de cargas na região.

Segundo o governo catarinense, a rodovia está sendo planejada com o objetivo de dividir o tráfego, que hoje se concentra de forma massiva na BR-101.

Estudos indicam que áreas como Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, onde o fluxo de veículos é intenso, serão diretamente beneficiadas pela redução dos congestionamentos.

O governador Jorginho Mello (PL) destacou que a obra será um marco logístico para Santa Catarina.

“É o primeiro passo para realizar projetos que vão alavancar a logística e beneficiar o transporte de cargas”, afirmou durante a assinatura da autorização dos estudos técnicos.

Rodovia terá divisão em lotes e investimentos robustos

A Via Mar será executada em cinco lotes, cada um com características específicas e obras de infraestrutura, como pontes e viadutos.

No total, o custo inicial dos estudos técnicos e das licenças ambientais ultrapassa os R$ 13 milhões, enquanto o lote mais caro, o quinto, tem orçamento estimado em R$ 26,8 milhões.

Os trechos planejados são:

Lote 1: 26,85 km entre Joinville e Guaramirim, incluindo quatro pontes e dois viadutos.

Lote 2: 21,09 km entre Guaramirim e Massaranduba, com duas pontes e um viaduto.

Lote 3: 16,77 km entre Massaranduba e Navegantes, com duas pontes e oito contenções.

Lote 4: 25,78 km entre Navegantes e Itajaí, com quatro viadutos, duas pontes e três contenções.

Lote 5: 54,72 km ligando Itajaí ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, com quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.

Ainda que as obras não tenham previsão de início, o governo aposta na parceria público-privada (PPP) para viabilizar o projeto assim que os estudos forem concluídos.

Essa etapa deve levar cerca de dois anos e envolverá também processos de desapropriação de terrenos.

Impactos econômicos: do Paraná ao Mercosul

O impacto econômico da Via Mar será sentido muito além das divisas de Santa Catarina.

De acordo com a Secretaria de Estado do Planejamento, a região onde a rodovia será construída concentra 60% da população catarinense e grande parte das atividades industriais, agrícolas e pesqueiras do estado.

O superintendente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, acredita que o novo corredor logístico também beneficiará o Paraná e outros estados do Sul.

Ele aponta que a estrada poderá agilizar o transporte de cargas rumo aos portos catarinenses, além de facilitar o escoamento de mercadorias para o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Segundo Mohr, uma nova rodovia é essencial para desafogar o tráfego na BR-101, que não conta com obras de ampliação previstas no contrato da atual concessionária, a Arteris Litoral Sul, válido até 2033.

“A Via Mar é uma alternativa viável para melhorar o fluxo, mas ainda precisamos de soluções para o trecho entre Curitiba e Joinville, especialmente na BR-376”, alertou.

Melhoria na logística e na qualidade de vida

Além de aliviar os transtornos enfrentados por motoristas, a Via Mar promete transformar o transporte de cargas no Sul do Brasil.

Portos estratégicos, como os de Itajaí e São Francisco do Sul, devem ser diretamente beneficiados, o que reduzirá custos e prazos para as indústrias.

A expectativa é que o novo corredor também melhore a qualidade de vida dos moradores das cidades cortadas pela BR-101.

Com menos congestionamentos e uma rodovia paralela, o tráfego dentro dos centros urbanos será reduzido, proporcionando mais segurança e menos poluição.

E o que o futuro reserva?

Apesar das promessas, o projeto ainda depende de uma série de aprovações e estudos.

A Via Mar poderá ser um divisor de águas na logística e no transporte do Sul do Brasil, mas também levanta desafios, como os custos elevados e as questões ambientais.

E você, acredita que a Via Mar será a solução definitiva para os problemas de trânsito e logística na região Sul? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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