Uma nova rodovia com seis pistas, paralela à BR-101, promete acabar com os congestionamentos entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina. O projeto Via Mar é a aposta para revolucionar a logística e trazer ganhos econômicos. Mas será que vai sair do papel?
Imagine enfrentar horas de congestionamento em uma rodovia que parece não ter fim, especialmente em feriados e temporadas de verão.
Essa é a realidade vivida por quem se aventura na BR-101 entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina.
Mas um projeto inovador pode transformar essa experiência desgastante, trazendo alívio não só para motoristas, mas também para o setor produtivo.
- Descoberta no Brasil de quarta maior jazida de mineral do mundo fará empresa destinar R$ 5 BILHÕES para extrair riqueza escondida e tornar país protagonista global na mineração
- Fim do MST? Nova lei imperdoável PROÍBE a desapropriação de terras no Brasil
- Multa vai rolar solta! Cidade implementa LOMBADAS ELETRÔNICAS e motoristas que descumprirem as regras sofrerão em dose dupla: perdendo dinheiro e com pontos na CNH
- Vaca mais cara do mundo bate novo recorde e agora vale impressionantes R$ 24,06 milhões
O que está sendo planejado promete mudar para sempre a logística e a mobilidade na região.
O projeto Via Mar: uma alternativa à BR-101
Batizado de Via Mar ou Corredor Litorâneo Norte, o projeto do governo de Santa Catarina prevê uma nova rodovia paralela à BR-101.
Com 145 quilômetros de extensão, a estrada conectará Joinville à região da Grande Florianópolis.
Diferentemente da rodovia atual, a Via Mar contará com seis pistas, sendo três de cada lado, para dar mais fluidez ao tráfego e atender à crescente demanda de veículos e transporte de cargas na região.
Segundo o governo catarinense, a rodovia está sendo planejada com o objetivo de dividir o tráfego, que hoje se concentra de forma massiva na BR-101.
Estudos indicam que áreas como Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, onde o fluxo de veículos é intenso, serão diretamente beneficiadas pela redução dos congestionamentos.
O governador Jorginho Mello (PL) destacou que a obra será um marco logístico para Santa Catarina.
“É o primeiro passo para realizar projetos que vão alavancar a logística e beneficiar o transporte de cargas”, afirmou durante a assinatura da autorização dos estudos técnicos.
Rodovia terá divisão em lotes e investimentos robustos
A Via Mar será executada em cinco lotes, cada um com características específicas e obras de infraestrutura, como pontes e viadutos.
No total, o custo inicial dos estudos técnicos e das licenças ambientais ultrapassa os R$ 13 milhões, enquanto o lote mais caro, o quinto, tem orçamento estimado em R$ 26,8 milhões.
Os trechos planejados são:
Lote 1: 26,85 km entre Joinville e Guaramirim, incluindo quatro pontes e dois viadutos.
Lote 2: 21,09 km entre Guaramirim e Massaranduba, com duas pontes e um viaduto.
Lote 3: 16,77 km entre Massaranduba e Navegantes, com duas pontes e oito contenções.
Lote 4: 25,78 km entre Navegantes e Itajaí, com quatro viadutos, duas pontes e três contenções.
Lote 5: 54,72 km ligando Itajaí ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, com quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.
Ainda que as obras não tenham previsão de início, o governo aposta na parceria público-privada (PPP) para viabilizar o projeto assim que os estudos forem concluídos.
Essa etapa deve levar cerca de dois anos e envolverá também processos de desapropriação de terrenos.
Impactos econômicos: do Paraná ao Mercosul
O impacto econômico da Via Mar será sentido muito além das divisas de Santa Catarina.
De acordo com a Secretaria de Estado do Planejamento, a região onde a rodovia será construída concentra 60% da população catarinense e grande parte das atividades industriais, agrícolas e pesqueiras do estado.
O superintendente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, acredita que o novo corredor logístico também beneficiará o Paraná e outros estados do Sul.
Ele aponta que a estrada poderá agilizar o transporte de cargas rumo aos portos catarinenses, além de facilitar o escoamento de mercadorias para o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.
Segundo Mohr, uma nova rodovia é essencial para desafogar o tráfego na BR-101, que não conta com obras de ampliação previstas no contrato da atual concessionária, a Arteris Litoral Sul, válido até 2033.
“A Via Mar é uma alternativa viável para melhorar o fluxo, mas ainda precisamos de soluções para o trecho entre Curitiba e Joinville, especialmente na BR-376”, alertou.
Melhoria na logística e na qualidade de vida
Além de aliviar os transtornos enfrentados por motoristas, a Via Mar promete transformar o transporte de cargas no Sul do Brasil.
Portos estratégicos, como os de Itajaí e São Francisco do Sul, devem ser diretamente beneficiados, o que reduzirá custos e prazos para as indústrias.
A expectativa é que o novo corredor também melhore a qualidade de vida dos moradores das cidades cortadas pela BR-101.
Com menos congestionamentos e uma rodovia paralela, o tráfego dentro dos centros urbanos será reduzido, proporcionando mais segurança e menos poluição.
E o que o futuro reserva?
Apesar das promessas, o projeto ainda depende de uma série de aprovações e estudos.
A Via Mar poderá ser um divisor de águas na logística e no transporte do Sul do Brasil, mas também levanta desafios, como os custos elevados e as questões ambientais.
E você, acredita que a Via Mar será a solução definitiva para os problemas de trânsito e logística na região Sul? Deixe sua opinião nos comentários!