Nova picape híbrida chega ao mercado para desafiar Chevrolet, BYD e Fiat: A nova picape Foton Tunland, chinesa com design inspirado nas picapes americanas, promete balançar as vendas da líderes do mercado brasileiro.
O segmento de picapes no Brasil, assim como o de SUVs, tem atraído a atenção de diversas fabricantes, resultando em um volume significativo de lançamentos recentes. Entre as novidades estão veículos como a Chevrolet S10 e a Fiat Titano, e outros aguardados como a BYD Shark e a nova geração da Mitsubishi L200. Contudo, uma nova concorrente chinesa está prestes a balançar o mercado: a picape híbrida Foton Tunland. Com um design inspirado nas tradicionais picapes americanas, a Foton Tunland promete não apenas aumentar a concorrência, mas também oferecer uma opção inovadora e sustentável para os consumidores brasileiros.
Conheça a nova picape Foton Tunland
Para entrar na briga de gigantes teremos mais uma picape chinesa, a Foton, que planeja lançar sua linha de picapes Tunland no mercado brasileiro até o final do mês de junho, segundo informações do site Autoindústria.
A nova picape híbrida chegará antes da BYD Shark, que fará parte do mesmo segmento, mas está sendo esperada entre agosto e setembro. Ambas as picapes da China chegarão para concorrer com modelos tradicionais no mercado e terão pelo menos uma versão híbrida.
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
A nova picape Foton Tunland V9 já foi apresentada em outros mercados sul-americanos e agora chegará ao Brasil. Segundo a fabricante, a autonomia declarada da nova picape híbrida é de 900 km. No sistema de transmissão, ainda conforme a Foton, é da renomada ZF e inclui uma tração 4×4.
No mercado internacional, a nova picape possui powertrains a gasolina e diesel com sistemas micro-híbridos associados. No primeiro caso, um motor 2.0 tradicional que trabalha em conjunto com um sistema de 48V. No segundo, um propulsor também 2.0 entrega 163 cv e 45,8 kgfm de torque, igualmente associado a um sistema de 48V.
Interior e design da nova picape Foton Tunland impressiona público brasileiro
No site da empresa, a nova picape híbrida é descrita como: “baseada na filosofia de design das picapes americanas de tamanho grande, a Tunland atinge um equilíbrio harmonioso entre força e capacidade, mantendo um ar de grandeza e estabilidade”.
A depender da versão, o comprimento do modelo pode ser de 5,61 m ou 5,79 m, com entre-eixos de 3,35 ou 3,50 metros de largura de até 2,1 metros. Na prática, é bem maior que as picapes médias tradicionais do país.
A marca chinesa destaca que sua picape híbrida conta com recursos como suspensão pneumática, capacidade de reboque de 3,5 toneladas e dirigibilidade comparável com a de SUVs.
A lista de equipamentos da nova picape Foton Tunland inclui sistema multimídia com tela de 14,6 polegadas, ar-condicionado automático de zona dupla, teto solar panorâmico, bancos traseiros com 27 graus de inclinação, assoalho plano, frenagem automática de emergência, 6 airbags, câmera 360°, piloto automático adaptativo, entre outros.
Outros destaques da nova picape híbrida
Ainda entre os destaques da nova picape Foton Tunland V9 estão alguns itens de segurança, entre os quais 6 airbags, citados acima, freios a disco nas quatro rodas e várias assistências ao condutor, como frenagem automática de emergência e sistema de assistência de permanência na faixa. O utilitário também conta com sistema start-stop, que ajuda na economia de combustível e controle de cruzeiro adaptativo (piloto automático).
É importante frisar que a Foton já está no Brasil no mercado de caminhões como importadora da linha de caminhões leves Foton Aumark, mas com uma pequena operação. Fundada em 1996 e atuando no mercado nacional desde 2010, a marca chinesa tem 30 concessionárias no país e agora vai entrar no segmento de picapes. Desde o começo do ano, a marca passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global.