1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Hyundai cria película de resfriamento com nanotecnologia capaz de reduzir a temperatura dentro do carro em até 22°C
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Hyundai cria película de resfriamento com nanotecnologia capaz de reduzir a temperatura dentro do carro em até 22°C

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/04/2024 às 11:14
Chega de calor: Nova película de resfriamento com nanotecnologia da Hyundai reduz temperatura dentro do carro em até 22°C 
Foto: Hyundai

Nova película da Hyundai promete acabar com o calor dos veículos estacionados no sol. A película de resfriamento com nanotecnologia reduz a temperatura em até 22 °C. Confira todos os detalhes dessa inovação!

Um dos maiores pesadelos dos motoristas, pelo menos no Brasil, é estacionar seu carro no Sol e ter que enfrentar aquela sensação de abafamento ao entrar novamente no veículo. Foi pensando nisso que a Hyundai desenvolveu sua nova película de resfriamento com nanotecnologia transparente que promete reduzir consideravelmente a temperatura nestes casos.

Nova película da Hyundai chegará ao mercado em breve

A nova película de resfriamento com nanotecnologia, que recebeu o nome de Nano Cooling Film (filme de resfriamento com nanotecnologia), será aplicada nos vidros do veículo. Segundo a empresa, as temperaturas internas poderiam ser reduzidas em mais de 22° C.

Anunciada no último ano, a nova película da Hyundai bloqueia a energia térmica externa, ao mesmo tempo em que permite que o calor interno escape. A marca testou a eficácia do produto aplicando o filme em 70 veículos em Lahore, no Paquistão. Na região as temperaturas chegam a incríveis 50 °C e as cortinas são proibidas por questões de segurança.

O resultado dos testes da nova película da Hyundai foi a redução da temperatura no assento do motorista em 10,98 °C em comparação com o filme colorido convencional.

Os termômetros ainda marcaram 12,33 °C a menos em comparação com o mesmo veículo sem vidros escurecidos. Nas superfícies de dentro do carro, a película reduziu a temperatura da superfície de incidência em 15,38 °C em comparação com um veículo com película convencional e 22 °C em comparação com um sem película.

A película de resfriamento com nanotecnologia está na última fase de testes. A Hyundai planeja começar a produção em massa e as vendas em um futuro próximo.

Outras iniciativas semelhantes à película da Hyundai

Além da nova película de resfriamento com nanotecnologia, uma startup israelense chamada SolCold desenvolveu uma tecnologia capaz de usar a energia solar para fazer a refrigeração de carros em meados de 2022.

A tecnologia é um revestimento em forma de película capaz de usar a luz captada pelo sol para manter a temperatura do carro. A tecnologia de refrigeração da empresa utiliza fótons de luz que podem reagir à superfície e fazer com que saiam com mais energia do que elas são capazes de encontrar.

Com isso, a energia é irradiada com mais força, o que transforma a perda de energia em um processo de refrigeração. O processo não é exatamente novo e é chamado de fluorescência anti-Stokes, mas só pode acontecer naturalmente em condições específicas.

O teste foi realizado em um Volkswagen Polo e contou com um financiamento do centro de pesquisa da marca alemã.

Novas regras brasileiras para o uso de películas automotivas

Chamada popularmente de insulfilm, a película automotiva de segurança é produzida com poliéster e uma camada sutil de metal.

Quando aplicada nos vidros dos veículos, torna-se praticamente imperceptível, proporcionando proteção contra furtos e roubos, bloqueio dos raios solares e radiações utravioletas, conforto térmico e um aspecto estético aprimorado. Muitos brasileiros escolhem esse recurso por conferir um visual mais moderno e arrojado ao veículo.

O uso de película no para-brisa é permitido por lei, contanto que esteja em conformidade com as regulamentações estabelecidas. Essa permissão é um benefício substancial, pois possibilita a manutenção do conforto e da privacidade sem infringir qualquer norma legal.

Uma das mudanças mais significativas na recente regulamentação das películas de proteção solar é a proibição absoluta de bolhas nos vidros dianteiros e no para-brisa. Essa medida visa garantir a segurança dos motoristas, evitando qualquer comprometimento na visibilidade durante a condução.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x