1. Início
  2. / Economia
  3. / Nova fábrica da Cervejaria Heineken recebe licença de instalação e prevê a geração de mais de 11 mil empregos indiretos
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Nova fábrica da Cervejaria Heineken recebe licença de instalação e prevê a geração de mais de 11 mil empregos indiretos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 31/01/2023 às 17:55
Atualizado em 06/02/2023 às 17:00
Nova fábrica da Cervejaria Heineken recebe licença de instalação e prevê a geração de mais de 11 mil empregos indiretos
Foto: Divulgação/Heineken
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A nova fábrica da Heineken em Minas Gerais promete ser a mais sustentável do Brasil e, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, também terá capacidade para 5 milhões de hectolitros por ano.

Em uma reunião realizada na última quinta-feira (26), a Câmara de Atividades Industriais do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou o licenciamento da Cervejaria Heineken para instalação de uma nova fábrica no município de Passos, no sul de Minas Gerais, gerando assim milhares de empregos diretos e indiretos. A companhia obteve Licença de Instalação Concomitante e Licença Prévia.

Cervejaria Heineken investirá R$ 1,8 bilhão em nova fábrica

A licença, que foi aprovada com sete votos a favor e apenas um contrário, permite que o empreendedor, no caso a Heineken, realize a instalação conforme as condições estabelecidas na licença ambiental e cumpridas as condicionantes ambientais exigidas para cada fase do licenciamento.

É importante mencionar que a Cervejaria Heineken deve obter a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) antes de começar as intervenções necessárias à instalação de sua nova fábrica. A empresa planeja investir cerca de R$ 1,8 bilhão em sua nova unidade, com geração de 350 empregos diretos e 11 mil indiretos. 

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

As operações da nova fábrica da Heineken estão previstas para terem início em 2025. O local abrigará a produção de cervejas, maltes e chopes, além de usinas de produção de concreto comum, interceptores, elevatórias, emissários e reversão de esgoto, Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário e Estação de Tratamento de Água para abastecimento.

Segundo representantes da cervejaria Heineken, a escolha do município se deve à disponibilidade hídrica, facilidade logística para o abastecimento e desenvolvimento socioeconômico do estado de Minas Gerais e da região Sudeste.

Capacidade de produção da nova fábrica será de mais de 5 milhões de hectolitros

O grupo de cervejarias inclui as marcas Heineken, Kaiser, Sol, Bavaria, Amstel, No Grau, Devassa, KirinIchiban, Baden Baden, Glacial e Eisenbahn, além das bebidas não alcóolicas Schin Tônica, Itubaína, Skinka e Viva Schin, controlando, no total, 15 cervejarias em todo o país.

A nova fábrica da Heineken, que criará milhares de novos empregos, contemplará a produção de cerveja e utilidade, assim como recuperação de CO2, refrigeração, geração de vapor – caldeira de biomassa, geração de ar comprimido, assim como subestação de energia elétrica, usina de produção de concreto para instalação, adutora de água bruta com estação elevatória e estação de tratamento de água, estação de tratamento de efluentes, emissário de lançamento de efluentes tratados e áreas administrativas. 

A empresa anunciou a escolha de localização de sua nova fábrica em abril do último ano e informou, ainda, que a capacidade produtiva será de mais de 5 milhões de hectolitros por ano. A nova fábrica da Heineken, além de gerar milhares de empregos, será a unidade mais sustentável da companhia no Brasil, segundo a própria empresa, sendo totalmente abastecida por fontes de energia limpa.

Heineken anuncia investimentos no mercado de energia renovável

A Heineken anunciou no último ano seu foco em energia renovável e ESG, e também afirmou a ampliação de seu projeto de energia renovável para casas comuns. O programa foi criado em 2021 e tinha como foco bares e restaurantes. A ação agora está disponível para residências e contribui com acesso das casas a fontes de geração limpa, sem demandar instalação.

Essa solução da empresa compõe a plataforma de sustentabilidade e cultura da marca, a Green Your City. Além de contribuir com a sustentabilidade, o projeto também mitiga o consumo, gerando economia na conta de luz de vários brasileiros.

O projeto tem como objetivo três pilares essenciais, sendo esses: energia renovável, economia circular e consumo responsável. Com a novidade, a Heineken pretende ir além dos processos internos e fomentar esta transição por toda a cadeia, chegando agora aos consumidores.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos