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Nova bateria de fibra de carbono promete revolução no setor automotivo e aumento de até 70% na autonomia dos carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/07/2024 às 09:10
Nova bateria de fibra de carbono promete revolução no setor automotivo e aumento de até 70% na autonomia dos carros elétricos
Foto: DAll-e

Startup Sueca desenvolve nova bateria de fibra de carbono que promete mudar o segmento automotivo. O componente pode aumentar a autonomia dos carros elétricos em até 70%.

Nos últimos anos, os avanços nas baterias para carros elétricos têm sido impressionantes. Em 2024, a startup sueca Sinonus deu um passo à frente, desenvolvendo uma inovadora bateria de fibra de carbono. Esta nova tecnologia promete ser mais leve, segura e eficiente. As fibras de carbono especiais atuam como eletrodos, aumentando significativamente a autonomia dos carros elétricos.

Entenda como funciona a nova bateria de fibra de carbono

Além de armazenar energia, esse tipo específico de fibra de carbono também pode ser usado em componentes estruturais. Na teoria, o quadro de uma bicicleta elétrica, por exemplo, pode funcionar como uma enorme bateria, dispensando o uso de outra alojada no corpo do veículo.

Pesquisadores da Chalmers University of Technology descobriram que usar uma bateria de fibra de carbono pode aumentar a autonomia dos carros elétricos em até 70%. A nova bateria de fibra de carbono também não usa nenhuma substância volátil, o que as torna mais seguras e menos propensas a incêndios.

É importante mencionar que a fibra de carbono se tornou quase onipresente na indústria automotiva graças ao seu peso leve e alta durabilidade. A novidade também chega para solucionar outro problema. Os modelos movidos a bateria são geralmente criticados pelo seu peso.

A nova tecnologia, além de aumentar a autonomia dos carros elétricos, também pode tornar os modelos mais leves e, naturalmente, com carregamento mais rápido e vida útil mais longa.

Nova bateria de fibra de carbono também será usada por aeronave elétrica

Em outras palavras, além de ser um verdadeiro reforço para a autonomia, essas novas baterias ajudarão, possivelmente, a resolver parte das críticas relacionadas aos pesos e autonomia dos carros elétricos.

Contudo, é importante destacar também que essa nova tecnologia não apenas ajudará os veículos em terra, mas também será um verdadeiro aliado para as e-bikes, motos elétricas, embarcações e até mesmo aeronaves, como é o caso da Aeronave elétrica que terá autonomia de voo de até 3.000 km.

O CEO da Sinonus, startup responsável pela nova bateria de fibra de carbono, Markus Zetterström, espera comercializar a novidade para aplicações de larga escala, incluindo fabricantes de drones, veículos elétricos e até aeronaves, como citado acima. No momento ela está sendo testada para substituir pilhas AAA em eletrônicos.

Claro que, como toda nova descoberta, alguns passos devem ser tomados antes que a novidade passe a ser adotada por montadoras para aumentar a autonomia dos carros elétricos. E um dos principais impedimentos, no momento, é um que sempre interessa às empresas: os custos. Fibra de carbono é um tanto mais cara que o aço e o valor dos elétricos poderia subir muito.

Nova bateria pode tornar carro elétrico 50% mais leve

Contudo, as vantagens de conseguir usar a bateria de fibra de carbono não param no armazenamento de energia, mas também no recolhimento dela. O veículo em questão poderia ser produzido de forma que a fibra de carbono na carcaça também absorveria a energia cinética, um ótimo investimento para quem usa o veículo. 

O professor Leif Asp, da Universidade, afirma que construir um veículo com o material poderia reduzir seu peso em até 50%. Devido ao preço, caso a ideia for para frente, provavelmente veremos no começo apenas carros de luxo usando a nova bateria de fibra de carbono, e de forma econômica, talvez uma mistura de aço e fibra nos primeiros veículos.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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