1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Nova bateria de fibra de carbono promete revolução no setor automotivo e aumento de até 70% na autonomia dos carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Nova bateria de fibra de carbono promete revolução no setor automotivo e aumento de até 70% na autonomia dos carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/07/2024 às 09:10
Atualizado em 13/07/2024 às 14:28
Nova bateria de fibra de carbono promete revolução no setor automotivo e aumento de até 70% na autonomia dos carros elétricos
Foto: DAll-e

Startup Sueca desenvolve nova bateria de fibra de carbono que promete mudar o segmento automotivo. O componente pode aumentar a autonomia dos carros elétricos em até 70%.

Nos últimos anos, os avanços nas baterias para carros elétricos têm sido impressionantes. Em 2024, a startup sueca Sinonus deu um passo à frente, desenvolvendo uma inovadora bateria de fibra de carbono. Esta nova tecnologia promete ser mais leve, segura e eficiente. As fibras de carbono especiais atuam como eletrodos, aumentando significativamente a autonomia dos carros elétricos.

Entenda como funciona a nova bateria de fibra de carbono

Além de armazenar energia, esse tipo específico de fibra de carbono também pode ser usado em componentes estruturais. Na teoria, o quadro de uma bicicleta elétrica, por exemplo, pode funcionar como uma enorme bateria, dispensando o uso de outra alojada no corpo do veículo.

Pesquisadores da Chalmers University of Technology descobriram que usar uma bateria de fibra de carbono pode aumentar a autonomia dos carros elétricos em até 70%. A nova bateria de fibra de carbono também não usa nenhuma substância volátil, o que as torna mais seguras e menos propensas a incêndios.

É importante mencionar que a fibra de carbono se tornou quase onipresente na indústria automotiva graças ao seu peso leve e alta durabilidade. A novidade também chega para solucionar outro problema. Os modelos movidos a bateria são geralmente criticados pelo seu peso.

A nova tecnologia, além de aumentar a autonomia dos carros elétricos, também pode tornar os modelos mais leves e, naturalmente, com carregamento mais rápido e vida útil mais longa.

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

Nova bateria de fibra de carbono também será usada por aeronave elétrica

Em outras palavras, além de ser um verdadeiro reforço para a autonomia, essas novas baterias ajudarão, possivelmente, a resolver parte das críticas relacionadas aos pesos e autonomia dos carros elétricos.

Contudo, é importante destacar também que essa nova tecnologia não apenas ajudará os veículos em terra, mas também será um verdadeiro aliado para as e-bikes, motos elétricas, embarcações e até mesmo aeronaves, como é o caso da Aeronave elétrica que terá autonomia de voo de até 3.000 km.

O CEO da Sinonus, startup responsável pela nova bateria de fibra de carbono, Markus Zetterström, espera comercializar a novidade para aplicações de larga escala, incluindo fabricantes de drones, veículos elétricos e até aeronaves, como citado acima. No momento ela está sendo testada para substituir pilhas AAA em eletrônicos.

Claro que, como toda nova descoberta, alguns passos devem ser tomados antes que a novidade passe a ser adotada por montadoras para aumentar a autonomia dos carros elétricos. E um dos principais impedimentos, no momento, é um que sempre interessa às empresas: os custos. Fibra de carbono é um tanto mais cara que o aço e o valor dos elétricos poderia subir muito.

Nova bateria pode tornar carro elétrico 50% mais leve

Contudo, as vantagens de conseguir usar a bateria de fibra de carbono não param no armazenamento de energia, mas também no recolhimento dela. O veículo em questão poderia ser produzido de forma que a fibra de carbono na carcaça também absorveria a energia cinética, um ótimo investimento para quem usa o veículo. 

O professor Leif Asp, da Universidade, afirma que construir um veículo com o material poderia reduzir seu peso em até 50%. Devido ao preço, caso a ideia for para frente, provavelmente veremos no começo apenas carros de luxo usando a nova bateria de fibra de carbono, e de forma econômica, talvez uma mistura de aço e fibra nos primeiros veículos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x