1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Norueguesa ganha dois contratos com a gigante brasileira de petróleo e gás Petrobras
Tempo de leitura 2 min de leitura

Norueguesa ganha dois contratos com a gigante brasileira de petróleo e gás Petrobras

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/01/2023 às 15:51
Norueguesa, contratos, Petrobras
Foto: Reprodução shearwatergeo

Petrobras fecha dois contratos com a empresa norueguesa Shearwater GeoServices para pesquisas sísmicas 4D

A gigante brasileira de petróleo, Petrobras, fechou dois contratos com a norueguesa Shearwater GeoServices, que fornecerá pesquisas sísmicas 4D para os campos de Jubarte e Tartaruga Verde na Bacia de Campos offshore no Brasil. Combinadas, as duas pesquisas somam oito meses à carteira de pedidos da empresa.  A pesquisa tem início previsto para o começo de 2024.

Mais informações sobre a pesquisa 4D feita pela norueguesa no Brasil

As pesquisas serão divididas em dois contratos. O primeiro contrato permite um segundo levantamento de monitor 4D nos campos de Jubarte (Jubarte) e Baleia Anã, com início previsto para o terceiro trimestre de 2023. Já o segundo contrato abrange a aquisição de um levantamento 4D de linha de base de alta resolução, juntamente com medições gravitacionais e magnéticas, sobre o campo Tartaruga Verde (Green Turtle).

Investimentos da Petrobras e sua relação com a norueguesa Shearwater GeoServices

Sobre investimentos da gigante de petróleo do Brasil, a Petrobras revelou sua intenção de gastar 16 bilhões de dólares no projeto de revitalização da Bacia de Campos no começo deste ano. Com essa verba, planeja-se instalar três novos FPSOs e interligar mais de 100 poços nos próximos cinco anos.

A última parceria entre a Shearwater GeoServices e a Petrobras diz respeito ao Projeto Grand Iara offshore no Brasil. Dessa forma, a Shearwater anunciou em outubro que havia fechado um contrato para entregar um grande nó de fundo oceânico (OBN) em águas profundas sobre o projeto operado pela Petrobras, que inclui o Berbigão, Sururu e o Reservatório Compartilhado de Atapu na Bacia de Santos.

A empresa norueguesa que está em parceria com a Petrobras é uma fornecedora global de poderosos serviços de aquisição e processamento sísmico geofísico marinho, do sensor à imagem. De acordo com sua CEO, Irene Waage Basili , “A Shearwater tem um forte histórico no Brasil e um relacionamento bem estabelecido com a Petrobras. Estamos ansiosos para aplicar nossos recursos de levantamento geofísico de lapso de tempo líderes mundiais a esses grandes projetos”.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos