País nórdico é referência na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes e vê no Brasil potencial estratégico para investimentos energéticos, diz Embaixada
Será lançado nesta quarta-feira (01), o segundo episódio da websérie “Essências da Noruega”, produzido pela Embaixada da Noruega no Brasil. O tema dessa vez é sobre tecnologia verde: a transição energética, as novas fontes de energia limpa, além dos investimentos que o país nórdico tem realizado no Brasil voltados à inovação e às fontes renováveis.
Assim como no primeiro episódio, lançado no dia 18 de maio, a segunda parte da websérie “Essências da Noruega” será exibida nas redes sociais da embaixada norueguesa. Dessa vez, apresentada pela advogada e criadora de conteúdo digital, Paula Borges.
“tecnologia verde é um assunto de suma importância pela magnitude e o impacto que gera na sociedade como um todo. Além da preservação dos recursos naturais e soluções renováveis para o meio ambiente, oferece menos riscos do que a energia nuclear, por exemplo. Dentre inúmeros benefícios, possibilita a criação de novos postos de emprego e investimentos em zonas desfavorecidas”, relata Paula.
-
EUA ampliam cooperação com o Brasil no hidrogênio verde para não perder espaço para China e Europa: Casa Branca mira projetos bilionários de energia limpa e aposta em acordos estratégicos para dominar a transição energética
-
Brasil pode liderar exportações globais de hidrogênio verde até 2030, mas especialistas alertam: ‘risco de repetir o erro histórico do minério e virar apenas fornecedor barato’ para Europa e China
-
Do sertão para o mundo: multinacionais da Europa, China e Austrália investem bilhões em usinas solares e eólicas no Nordeste para transformar vento e sol em hidrogênio verde e colocar o Brasil na vitrine global da energia limpa
-
Portos de Pecém e Suape passam por transformação bilionária para exportar hidrogênio verde. Obras, usinas e contratos prometem colocar Brasil no centro da revolução energética
A websérie é uma campanha que mostra também as ações que o país nórdico tem realizado no Brasil e na Noruega, como o incentivo do governo norueguês a empresas produtoras de petróleo e gás para que operem com o menor nível de emissão de CO2 possível e a utilização de veículos elétricos. Em 2021, 65% dos veículos vendidos no país foram carros movidos a energia elétrica, segundo a Embaixada.
“Para as empresas norueguesas, o Brasil é um parceiro estratégico na transição para uma economia de baixo carbono e mais sustentável, porque se trata um importante mercado no cenário global”, diz o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud.
Investimentos noruegueses no Brasil bateram recorde durante a Pandemia, porém renováveis ainda representam apenas 4%
Apesar da redução das atividades econômicas em muitos setores, os investimentos financeiros noruegueses no Brasil ultrapassaram os US$ 7 bilhões durante a Pandemia.
Os dados foram apresentados pelo Consolado da Noruega no relatório “Investimentos noruegueses no Brasil“. Segundo o documento divulgado em 2021, 71% de toda a dinheirama foi investida na área de energia.
No entanto, as fontes de energia limpa, especificamente, ainda representam um percentual baixo dos investimentos no setor, com aproximadamente 4%, levando em conta também a tecnologia verde.
A Noruega é considerada um dos principais países exportadores de petróleo do planeta, pois ocupa a 12ª colocação na lista entre os produtores globais.
A Noruega afirma que existe uma forte tendência de aumento de investimentos em energia limpa nos próximos anos, pois empresas já apresentaram interesses em diminuir as suas emissões de gases de efeito estufa.
Segundo o relatório do Consulado, nos últimos anos, projetos impulsionados por inovações fizeram dobrar o número de empresas norueguesas que estão trabalhando com fontes renováveis no Brasil.
Tecnologias como energia eólica offshore, hidrogênio, baterias, veículos elétricos e CCUS são exemplos de atividades promovidas pelo país nórdico. A cooperação internacional tem contribuído para essa expansão.
Ainda segundo a Embaixada da Noruega, existe uma tendência de crescimento nos investimentos do país em energias renováveis no Brasil, à medida que empresas como Equinor, Scatec Solar, Hydro, Statkraft e Aker Solutions estão cooperando para reduzir emissões e atingir metas climáticas.
Outros segmentos em que os noruegueses estão presentes no Brasil
As empresas norueguesas também estão presentes em outros segmentos no Brasil, a exemplo do agronegócio, química, financeiro, T.I., mídia, mineração, além de marítimo e offshore. Todas essas operações foram responsáveis por 29 mil empregos diretos e mais de 500 mil empregos indiretos em 2020, ainda segundo o Consulado da Noruega.
“As empresas norueguesas que atuam aqui têm um compromisso de longo prazo com o Brasil e confiança na sua economia”, afirma a cônsul-geral da Noruega no Brasil, Marianne Fosland. ainda segundo ela, “algumas das maiores empresas norueguesas estão presentes no Brasil, e muitas são líderes no campo de tecnologias verdes. São empresas de ponta em energia, que estão buscando fazer a transição para fontes limpas da melhor maneira possível. E elas têm grandes parceiros e recursos no Brasil para isso”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.