Novo túnel submerso de 26,7 km promete reduzir viagens de 21 para 10 horas, conectando regiões e modernizando a infraestrutura rodoviária da Noruega
Dirigir pela Noruega é um desafio. O país, repleto de fiordes e caminhos cortados pela água, exige que motoristas enfrentem balsas e longos desvios. Em vez de rodovias contínuas, há trechos que parecem labirintos.
Em muitos casos, cruzar o país de norte a sul pode levar até 21 horas. E não são apenas horas atrás do volante: em sete trechos, é preciso entrar em balsas.
Para resolver esse problema, o governo da Noruega deu início a um projeto de infraestrutura gigantesco. Batizado de Rogfast — abreviação de Rogaland fastforbindelse, ou “conexão fixa de Rogaland” —, o plano pretende facilitar o tráfego entre os distritos de Randaberg e Bokn.
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
-
Com motor robusto e potente, a motoniveladora John Deere 670G tem a troca de marchas mais suave da indústria e cabine confortável para ser operada por horas
A obra principal é um túnel subaquático de 26,7 quilômetros, que passa a 390 metros abaixo do nível do mar. Ele permitirá que motoristas atravessem o trecho em cerca de 40 minutos, sem precisar sair do carro ou entrar em uma balsa.
Além do túnel, o projeto também inclui dois viadutos rotatórios. Eles estarão posicionados a aproximadamente 260 metros de profundidade, como parte do mesmo sistema rodoviário.
Um mapa do traçado ajuda a entender a dimensão da iniciativa. A meta é simples: cortar drasticamente o tempo de viagem.
Com a finalização do Rogfast, os noruegueses esperam reduzir o tempo total de uma travessia do país para cerca de 10 horas.
Isso significa menos da metade do tempo atual, com a vantagem de não depender mais de balsas. A mudança deve impactar não só o transporte de pessoas, mas também o de mercadorias.
O investimento também é grandioso. O custo estimado da obra gira em torno de 25 bilhões de coroas norueguesas, o que equivale a cerca de 2,2 bilhões de euros.
Apesar do valor elevado, o governo afirma que essa solução é mais econômica do que construir uma ponte. E os ganhos esperados são grandes: mais facilidade logística, maior integração econômica e estímulo ao turismo.
A conclusão está prevista para 2033. Quando estiver pronto, o Rogfast será o túnel subaquático mais longo do mundo, superando o túnel de Laerdal, que tem 24 quilômetros e também está na Noruega.
A expectativa é que, até 2053, cerca de 13 mil veículos utilizem esse trajeto diariamente.
Com informações de Xataka.