1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Neoenergia Coelba anuncia nova iniciativa para melhorar a infraestrutura da rede elétrica de energia do Morro de São Paulo, um dos pontos turísticos mais importantes da Bahia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Neoenergia Coelba anuncia nova iniciativa para melhorar a infraestrutura da rede elétrica de energia do Morro de São Paulo, um dos pontos turísticos mais importantes da Bahia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 11/02/2023 às 04:57
A companhia anunciou mais uma iniciativa para impulsionar a infraestrutura da rede elétrica do Morro de São Paulo. O objetivo é adicionar uma nova linha de energia subaquática de mais de 4,5 quilômetros até o fim das obras da rede, destaca a Neoenergia Coelba.
Foto: Coelba

A companhia anunciou mais uma iniciativa para impulsionar a infraestrutura da rede elétrica do Morro de São Paulo. O objetivo é adicionar uma nova linha de energia subaquática de mais de 4,5 quilômetros até o fim das obras da rede, destaca a Neoenergia Coelba.

Mirando na expansão da segurança energética no Morro de São Paulo, um dos pontos turísticos mais importantes do estado da Bahia, a Neoenergia Coelba está com uma nova iniciativa. A empresa planeja adicionar uma nova linha de distribuição à rede elétrica de energia do local, com mais de 4,5 quilômetros. Dessa forma, haverá uma infraestrutura ainda mais adequada a atender às necessidades do ponto turístico.

Neoenergia Coelba investe na infraestrutura da rede elétrica do Morro de São Paulo e garante mais segurança na distribuição de energia no ponto turístico baiano

Com mais da metade do plano de obras da rede subterrânea finalizado, a Neoenergia Coelba anunciou mais uma iniciativa para a rede elétrica do Morro de São Paulo.

O local é um dos pontos turísticos mais visitados de toda a Bahia, atraindo turistas do mundo inteiro. Dessa forma, é essencial garantir uma boa segurança energética na distribuição de energia no local.

Pensando nisso, a Coelba anunciou a implementação de mais uma linha de distribuição subaquática no local.

A nova linha terá  4,5 quilômetros de cabos do continente até Morro, e será acompanhada da entrega de uma nova linha de transmissão e uma subestação de energia com 12,5 megavoltampère (MVA) de potência, que será instalada nas proximidades do Atracadouro Bom Jardim, no município de Valença.

A Neoenergia investe então na segurança energética da rede elétrica do Morro de São Paulo, que terá mais uma alternativa para suprir a demanda dos mais de 4 mil habitantes e os visitantes diários.

A obra de melhorias na infraestrutura da rede elétrica de energia do ponto turístico baiano está adiantada em mais de um ano e já conta com a segunda etapa em andamento.

Ao fim do projeto de obras da Neoenergia Coelba, serão mais de 1,6 quilometro de extensão de rede, com nove transformadores de 500 quilovolts-amperes (KVA).

Com isso, o Morro de São Paulo não contará mais com fiação elétrica, garantindo não só mais segurança energética, mas também mais robustez à paisagem.

28 postos de energia do Morro de São Paulo já foram desativados no plano de obras subterrâneas da companhia na rede elétrica

Até o momento, o plano de obras da Neoenergia Coelba para a rede elétrica subterrânea do ponto turístico baiano já desativou 28 postos de energia.

Além disso, o ano de 2022 marcou a entrega de grandes obras para o sistema do local, incluindo o novo alimentador em Maraú, que atende diretamente a Vila e a Linha de Transmissão Santo Antônio de Jesus — Valença, com 69 Kilovoltamper (KV).

“Morro de São Paulo é um exemplo dos esforços da Neoenergia Coelba para disponibilizar uma energia moderna, sustentável e segura”, destacou Antonio Ciarlini, presidente da Neoenergia Coelba.

Ele disse que os investimentos em uma rede subterrânea de energia elétrica garante mais segurança energética e qualidade de vida para os moradores.

Essa ainda é uma maneira de fomentar a atração de turistas na região, movimentando assim a economia e proporcionando um maior desenvolvimento socioeconômico da Bahia.

As obras na rede elétrica de energia da Neoenergia Coelba no Morro de São Paulo deverão continuar em um ritmo acelerado ao longo dos próximos meses.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos