A ascensão das montadoras chinesas no Brasil parece inevitável, e a BYD simboliza esse avanço ao dominar com folga o mercado de veículos elétricos, controlando sozinha 77% das vendas do segmento. No entanto, o sucesso da marca não foi suficiente para garantir a liderança absoluta entre os carros chineses mais vendidos do país
As montadoras chinesas consolidaram de vez sua presença no mercado brasileiro e mostram que a disputa por espaço está cada vez mais acirrada. A BYD, por exemplo, alcançou a sétima posição geral em licenciamentos no país em 2025, com 66.419 unidades e expressivos 5,49% de participação no mercado de automóveis.
Já a Caoa Chery, de capital sino-brasileiro, ocupa o 11º lugar, com 41.727 vendas e 3,4% de participação.
A GWM aparece logo atrás, na 13ª posição, com 23.016 unidades comercializadas entre janeiro e agosto.
-
Aventura sem gastar uma fortuna: cinco carros 4×4 usados prontos pra encarar trilhas pesadas a partir de R$ 65 mil
-
Tesla lança Model Y Standard, versão “pelada” para concorrer com as marcas chinesas. Veja o que foi retirado e o que foi mantido
-
Com motores robustos de até 280 cv e 35,2 kgfm de torque, esses 5 carros da Peugeot fazem sucesso no exterior, mas não são vendidos no Brasil — veja quais são
-
Ranking de carros baratos mais vendidos em setembro no Brasil: picapes dominam o mercado
Apesar do domínio da BYD no segmento de eletrificados — onde responde sozinha por quase 77% das vendas e, junto das demais marcas chinesas, soma 84,4% —, o topo do ranking dos 25 carros chineses mais vendidos do Brasil em 2025 pertence a outro nome.
O líder é o Caoa Chery Tiggo 7, com 21.445 unidades emplacadas, superando o BYD Dolphin Mini, que aparece em segundo lugar com 19.516 vendas, e o GWM Haval H6, terceiro colocado com 16.509 unidades.
1°) Caoa Chery Tiggo 7 | 21.445 |
2°) BYD Dolphin Mini | 19.516 |
3°) GWM Haval H6 | 16.509 |
4°) BYD Song Pro | 13.830 |
5°) Caoa Chery Tiggo 8 | 10.823 |
6°) BYD Song Plus | 9.839 |
7°) BYD Dolphin | 8.893 |
8°) BYD King | 8.301 |
9°) Caoa Chery Tiggo 5X | 8.254 |
10°) BYD Yuan Pro | 3.221 |
11°) GWM Haval H6 GT | 2.607 |
12°) BYD Seal | 1.973 |
13°) Jaecoo 7 | 1.946 |
14°) GWM Tank 300 | 1.884 |
15°) GWM Ora 03 | 1.880 |
16°) Caoa Chery Arrizo 6 | 1.201 |
17°) BYD Yuan Plus | 784 |
18°) BYD Shark | 765 |
19°) GAC GS4 | 674 |
20°) Omoda E5 | 422 |
21°) JAC e-JS1 | 368 |
22°) GAC Aion V | 263 |
23°) JAC Hunter | 260 |
24°) Zeekr X | 216 |
25°) GAC Aion Y | 213 |
SUVs da Caoa Chery ocupam posições de destaque
Além do Tiggo 7, a Caoa Chery também emplacou outros modelos entre os primeiros colocados. O Tiggo 8 aparece em quinto lugar, com 10.823 unidades vendidas, enquanto o Tiggo 5X surge na nona posição, com 8.254 emplacamentos.
Até o sedã Arrizo 6 entrou na lista, ocupando o 16º lugar com 1.201 vendas no acumulado do ano.
Esses números mostram que, mesmo com menor participação geral no mercado, a Caoa Chery conseguiu posicionar seus modelos de forma estratégica e conquistar espaço direto na preferência do consumidor brasileiro.
BYD domina eletrificados, mas não o topo do ranking
A BYD continua sendo a gigante do setor, ocupando as primeiras posições entre híbridos e elétricos e dominando o mercado de eletrificados com larga vantagem.
Entre os 25 modelos mais vendidos, ela aparece com nomes como Song Pro, Song Plus, Dolphin, Dolphin Mini, King, Yuan Pro e Seal. No entanto, nenhum deles conseguiu superar o desempenho isolado do Tiggo 7.
O resultado evidencia um movimento interessante no mercado: embora a BYD concentre a maior fatia de vendas por marca, a liderança por modelo ficou com a Caoa Chery, que demonstra força crescente e presença cada vez mais sólida no país.
A BYD pratica descontos volumosos pra conquistar a liderança dos importados, mas até as revendas estão reclamando da perdas causadas por esses descontos.