Buracos no asfalto surgem por desgaste, infiltração e falhas na obra; soluções variam de remendos rápidos ao uso de concreto durável
Eles aparecem de repente, crescem rápido e geram prejuízos. Os buracos no asfalto são um problema recorrente em todo o país. Mesmo com o avanço da tecnologia, ruas e estradas seguem apresentando falhas que afetam motoristas e pedestres.
A formação dessas crateras não é um mistério. Tráfego intenso, principalmente de caminhões e ônibus, acelera o desgaste do asfalto.
A qualidade do material também influencia: quando o pavimento é mal aplicado ou feito com produtos inferiores, ele se deteriora mais rapidamente.
-
Nem crocodilo, nem cobra: o animal mais letal da Austrália não é venenoso e não possui dentes afiados; apesar de ser conhecido por seus animais exóticos, o mais “perigoso” do país é o cavalo
-
Rio de Janeiro dispara em ranking de destinos mais temidos por turistas brasileiros em 2025
-
Como é por dentro a linha de montagem da Volkswagen? Visita inédita e gratuita revela cada etapa da produção de carros emblemáticos em SP
-
Foi cargueiro, navio militar e até biblioteca — hoje, navio mais antigo do mundo é hotel de luxo de US$ 18 mi na Indonésia
Clima e infiltração aceleram os danos
As condições climáticas têm papel importante nesse processo. Chuvas fortes, variações de temperatura e infiltrações de água criam rachaduras que evoluem para buracos.
Vazamentos subterrâneos de esgoto ou água também comprometem a estrutura do solo, o que causa ainda mais afundamentos e falhas no asfalto.
Como resolver o problema dos buracos
Para combater os buracos, é preciso agir em duas frentes: prevenção e manutenção. Evitar o acúmulo de água é essencial, e isso depende de um sistema de drenagem eficiente e bom acabamento nas obras. Quando o dano já existe, a solução pode ser temporária ou definitiva.
O remendo provisório usa uma mistura de asfalto frio para preencher a falha. Com o auxílio de um rolo compressor, o buraco é nivelado.
Essa técnica é rápida e mais barata, mas não dura muito, sendo necessário repetir o serviço com frequência.
A alternativa mais duradoura é o reparo completo da via. Nesse caso, a base da pista é refeita e uma nova camada de asfalto é aplicada. O custo é maior, mas o resultado também é mais resistente.
Concreto surge como opção durável
Outra solução que vem ganhando espaço é o uso de concreto no lugar do asfalto. Formado por cimento, brita e areia, esse material tem o dobro da durabilidade. Ele é indicado principalmente para ruas com tráfego pesado.
Apesar disso, o investimento inicial é alto. O concreto exige cuidados extras, como a instalação de juntas de dilatação para evitar trincas provocadas pelo calor. Ainda assim, tem se mostrado uma alternativa eficiente em diversas cidades.
Com informações de ND Mais.