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Nem China, nem Noruega, nem EUA: o Nepal se tornou o “paraíso” dos carros elétricos com 76% das vendas de carros novos sendo elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/08/2025 às 00:40
Nem China, nem Noruega, nem EUA: o Nepal se tornou o “paraíso” dos carros elétricos com 76% das vendas de carros novos sendo elétricos
Foto: Nem China, nem Noruega, nem EUA: o Nepal se tornou o “paraíso” dos carros elétricos com 76% das vendas de carros novos sendo elétricos
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Com 76% dos carros novos sendo elétricos em 2025, o Nepal surpreende e assume a liderança global na adoção de veículos elétricos. Entenda como o país asiático transformou seu mercado automotivo com políticas públicas e energia limpa

Em 2025, o Nepal ultrapassou potências como China, Noruega e Estados Unidos na corrida pela eletrificação veicular. Com 76% dos carros novos vendidos sendo elétricos, o país ganhou destaque internacional pela rapidez e eficiência na adoção de veículos elétricos. Segundo o Departamento de Transportes Rodoviários, essa taxa coloca o Nepal como líder mundial na proporção de veículos elétricos novos, superando nações historicamente avançadas nesse setor.

A transformação rápida e eficiente surpreende pelo contexto: um país de infraestrutura modesta, mas com políticas públicas agressivas, tarifas de importação inteligentes e uma matriz energética quase 100% renovável. Essa combinação fez do Nepal o novo paraíso dos carros elétricos em 2025.

Como o Nepal virou líder global de carros elétricos

O Nepal alcançou uma posição de destaque global em eletrificação veicular graças a uma série de decisões políticas estratégicas. O país implementou tarifas reduzidas para importação de EVs, isenção de impostos para modelos com baixa potência e políticas para eletrificação de frotas públicas.

Enquanto veículos a combustão enfrentam taxas de até 300%, os carros elétricos no Nepal são importados com impostos variando entre 10% e 40%. Isso fez com que o custo final dos elétricos fosse consideravelmente mais baixo, inclusive em comparação com países vizinhos como Índia e Bangladesh.

Combinado a isso, estão políticas voltadas à sustentabilidade e incentivos financeiros, com o governo impulsionando a adoção de EVs em diversas regiões do país, tornando o Nepal um exemplo de transição energética eficiente.

A força da energia limpa no mercado de veículos elétricos no Nepal

Um dos pilares da estratégia de eletrificação no país é a sua matriz energética predominantemente renovável. O Nepal obtém mais de 90% da sua energia de usinas hidrelétricas, segundo a Nepal Electricity Authority. Isso permite que os EVs operem com energia limpa, com emissões praticamente nulas no ciclo de uso.

Diferente de países que ainda utilizam carvão e gás para gerar eletricidade, o Nepal se beneficia do abastecimento sustentável, o que amplia ainda mais o impacto positivo ambiental da mobilidade elétrica. Esse modelo de abastecimento não só reduz as emissões de carbono, como também barateia o custo por quilômetro rodado dos veículos.

A energia elétrica de baixo custo tem incentivado famílias e empresas a migrar para o uso de EVs, impulsionando o crescimento contínuo do mercado de veículos elétricos no Nepal.

Infraestrutura de recarga e apoio do setor privado

Mesmo com limitações geográficas, o Nepal tem avançado rapidamente na implantação de pontos de recarga. Nos últimos dois anos, centenas de estações públicas foram instaladas em cidades como Katmandu, Pokhara e Butwal.

O Nepal já conta com mais de 750 estações de recarga públicas e privadas em operação, e autoridades do setor elétrico planejam ampliar essa infraestrutura nos próximos anos.

Empresas privadas como BYD, Tata Motors e Hyundai ampliam sua infraestrutura de recarga, muitas vezes por meio de parcerias público-privadas. Essa colaboração tem permitido que grandes centros urbanos contem com estações de recarga rápidas e semi-rápidas, aumentando a confiança dos consumidores na usabilidade dos EVs.

Políticas públicas impulsionaram os 76% de EVs no Nepal em 2025

O número recorde de 76% de EVs no Nepal em 2025 foi conquistado com um conjunto coordenado de políticas. Além da redução de impostos, o governo oferece isenção de taxas de registro e licenciamento para veículos elétricos, além de acesso facilitado a linhas de crédito e subsídios em determinadas faixas de preço.

Outras medidas incluem incentivos para a conversão de veículos a combustão para elétricos, programas de capacitação para mecânicos especializados em EVs e apoio à inovação no setor de baterias.

O resultado é uma população cada vez mais confiante e disposta a migrar para o elétrico, especialmente nas faixas etárias entre 25 e 45 anos, que enxergam o carro elétrico como símbolo de modernidade e consciência ambiental.

Principais modelos de carros elétricos vendidos no Nepal

O crescimento do mercado impulsionou a entrada de várias marcas no país. Hoje, os principais carros elétricos no Nepal incluem:

  • BYD Dolphin – Hatchback compacto com autonomia urbana ideal;
  • Tata Nexon EV – SUV elétrico popular em áreas urbanas e suburbanas;
  • MG ZS EV – SUV com bom espaço interno e tecnologia embarcada;
  • Hyundai Kona Electric – Um dos primeiros EVs vendidos no país;
  • Neta V – Modelo de entrada com autonomia de até 380 km.

Esses modelos dominam o mercado graças ao equilíbrio entre preço acessível, manutenção simples e boa autonomia para o uso diário nas cidades.

Desafios persistem, mas o modelo é promissor

Apesar dos avanços, o Nepal ainda enfrenta obstáculos. A cobertura de recarga em áreas rurais e regiões montanhosas ainda é limitada. Além disso, a dependência de importação de veículos e peças coloca pressão sobre a economia local, especialmente com a variação cambial.

A oferta de modelos ainda é relativamente concentrada em poucos fabricantes, o que limita a competição e a variedade para os consumidores. Também há necessidade de melhorias na capacitação técnica e expansão de oficinas especializadas.

Mesmo assim, o país já estuda políticas para produção local de componentes e incentivo à fabricação nacional de baterias e EVs, com o objetivo de reduzir custos e gerar empregos.

Nepal carros elétricos: o futuro da mobilidade elétrica

A liderança do Nepal em carros elétricos com 76% de EVs no Nepal em 2025 demonstra que o sucesso da eletrificação não depende apenas de recursos financeiros ou infraestrutura avançada. Com políticas públicas bem planejadas, foco na sustentabilidade e apoio à população, é possível realizar uma transição energética real, mesmo em economias em desenvolvimento.

O país himalaio transformou uma realidade desafiadora em oportunidade. O exemplo do Nepal demonstra que, com políticas públicas bem estruturadas, é possível alcançar uma transição energética bem-sucedida, mesmo em países em desenvolvimento. O país serve como inspiração para outras nações que buscam reduzir suas emissões de carbono e promover a mobilidade sustentável.

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Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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