1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Nem BYD, nem Xiaomi: esta marca da China de carros elétricos destruiu Tesla com seu novo motor
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Nem BYD, nem Xiaomi: esta marca da China de carros elétricos destruiu Tesla com seu novo motor

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/10/2024 às 21:41
China, carros elétricos
Foto: Reprodução

Nem BYD, nem Xiaomi: uma nova marca chinesa está destruindo a Tesla com seu impressionante motor para carros elétricos.

O mercado automotivo global está em plena transformação, e o Brasil não está de fora dessa revolução. A disputa por espaço entre as marcas de carros elétricos é acirrada, e recentemente uma nova concorrente tem chamado atenção, deixando gigantes como Tesla, BYD e até Xiaomi para trás em alguns mercados, como o da Espanha.

Trata-se das submarcas chinesas Jaecoo e Omoda, do grupo Chery, que se destacaram não apenas pelo design e inovação, mas principalmente pelo desempenho de seu novo motor, que superou a Tesla em vendas no mercado espanhol.

As submarcas Jaecoo e Omoda foram criadas pelo grupo Chery com o objetivo de expandir sua presença em mercados internacionais como Espanha, Rússia, Reino Unido, África do Sul, México e agora o Brasil.

No Brasil, as vendas dos SUVs Omoda 5 e Jaecoo 7 começam no primeiro trimestre de 2025. Além disso, a Chery está planejando uma produção local, em Jacareí (SP), onde também serão fabricados motores híbridos flex, atualmente em fase de teste no modelo Omoda 5.

O sucesso na Espanha

Em agosto, a Omoda superou marcas consagradas como Tesla, Jeep e Fiat, vendendo 744 veículos no mercado espanhol, enquanto a Tesla ficou com 549 unidades.

Esse resultado é impressionante, especialmente considerando o curto período de atuação da marca no país, onde chegou em março deste ano. A chave para esse sucesso foi o Omoda 5, um SUV compacto que tem como concorrentes diretos o Nissan Qashqai e o MG HS.

Expansão no Brasil: inovação e produção local

A chegada da Jaecoo e Omoda ao Brasil promete movimentar o mercado local. Com planos de lançar até 10 modelos diferentes nos próximos dois anos, todos no segmento de SUVs, a expectativa é alta.

Inicialmente, os carros serão importados, mas a produção local já está em vista, e isso inclui a fabricação de motores híbridos flex, o que pode representar uma vantagem competitiva no mercado brasileiro, onde a questão do combustível é sempre um fator importante.

Além disso, a empresa já mapeou 50 pontos de interesse para concessionárias em todo o país, demonstrando um planejamento agressivo para conquistar o público brasileiro. A meta do grupo Chery é ambiciosa: vender 30 mil carros por ano no Brasil, além de exportar para outros países da América do Sul.

Inovações tecnológicas e motorização de ponta

A linha de veículos da Omoda inclui desde modelos a gasolina até versões elétricas e híbridas plug-in, atendendo a diferentes demandas de mercado.

A arquitetura T1X, uma das principais plataformas do grupo Chery, é a base de veículos como o Omoda 5 e Omoda 7, garantindo versatilidade em termos de espaço e altura do solo, características fundamentais para SUVs e crossovers.

Para os veículos elétricos, como o Omoda E5, a marca utiliza motores síncronos de ímã permanente de 204 cavalos de potência, alimentados por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 61,06 kWh, fornecida pela CATL, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo.

Esses motores destacam-se pela eficiência energética e longa durabilidade, colocando os modelos elétricos da Omoda em um patamar elevado em termos de tecnologia e desempenho.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x