A empresa operadora de óleo e gás Apache anunciou que fez uma descoberta significativa de petróleo no poço Maka Central-1, perfurado na costa do Suriname, no bloco 58
O poço de petróleo foi perfurado usando o navio sonda Noble Sam Croft, com a Apache como operadora com 50% de participação ativa e a Total com 50% de participação, disse a Apache na terça-feira. Vale lembrar que a Total fez um acordo para adquirir 50% de participação e operação no Bloco 58, no Suriname, em dezembro do ano passado. Foi acordado que a Apache operaria os três primeiros poços de exploração do bloco, incluindo o poço Maka Central-1, e posteriormente transferiria a operação para a Total.
Você pode gostar também
- Oceaneering anuncia vagas onshore em Macaé e Rio de Janeiro
- Vagas offshore para enfermeiro, oficiais e outras pela empresa Zarpa
- Para atender projetos offshore CSE Rio das Ostras convoca profissionais de ensino médio técnico
- Wilson Sons abre vagas de emprego on e offshore para Niterói, São João da Barra (RJ) e Navegantes (SC)
De acordo com a atualização do Apache na terça-feira, o Maka Central-1 testou com sucesso a presença de hidrocarbonetos em vários alvos Campaniano e Santoniano com idade superior ao Cretáceo e encontrou condensados de petróleo e gás. O programa de avaliação da formação incluiu barras de perfilagem durante a perfuração e de cabo de aço, pressões de formação e análise preliminar de núcleo e fluido. Juntamente com futuros poços de avaliação, esses dados serão usados para quantificar o recurso nas formações da Campânia e da Santônia.
O intervalo raso da Campanha contém 50 metros (164 pés) de reservatório líquido contendo hidrocarbonetos. Amostras preliminares de fluido e resultados de testes indicam condensação leve de óleo e gás com gravidades API entre 40 e 60 graus.
- Petrobras e Brasil boicotados pelo Ibama, diz ex-presidente do Senado! Estatal tenta explorar novo pré-sal, gerando 350 MIL novos empregos, mas esbarra na negativa do órgão
- Agora vai? Petrobras está otimista e espera explorar jazida de petróleo que vai gerar mais de 300 MIL empregos para os brasileiros
- Pré-sal: produção de petróleo e gás natural alcança recorde histórico no Brasil
- Governadora Fátima Bezerra impulsiona avanços nos investimentos da Brava Energia no Rio Grande do Norte.
O intervalo santoniano mais profundo contém 73 metros (240 pés) de reservatório líquido contendo petróleo. As amostras preliminares de fluido e os resultados dos testes indicam gravidades de óleo API entre 35 e 45 graus.
O Maka Central-1 também teve como alvo um terceiro intervalo, o Turonian, um análogo geológico das descobertas de petróleo na costa oeste da África. Antes de atingir esse intervalo, o poço encontrou reservatórios significativamente pressionados por pressão no Santoniano inferior, e foi tomada a decisão de concluir a perfuração a aproximadamente 6.300 metros (20.670 pés). As pressões encontradas no Santoniano inferior são um sinal positivo para o Turoniano e as futuras perfurações testarão esse intervalo.
John J. Christmann, CEO e Presidente da Apache, disse: “Estamos muito satisfeitos com os resultados do Maka Central-1. O poço comprova um sistema de hidrocarboneto em funcionamento nos dois primeiros tipos de peça do Bloco 58 e confirma nosso modelo geológico com óleo e condensado em zonas mais rasas e óleo em zonas mais profundas. Dados preliminares de avaliação da formação indicam o potencial para poços de petróleo prolíficos. Além disso, o tamanho do recurso estratigráfico, conforme definido pela imagem sísmica 3D, sugere um recurso substancial. ”
“O bloco 58 compreende 1,4 milhão de acres e oferece um potencial significativo além da descoberta em Maka Central. Identificamos pelo menos sete tipos de jogo distintos e mais de 50 prospects no fairway de jogo termicamente maduro. Em parceria com a Total, esperamos avançar tanto na exploração quanto no desenvolvimento de descobertas no nas adjacências ”, afirmou Christmann.
O navio de perfuração Sam Croft perfurará os próximos poços no Bloco 58, começando com o prospecto Sapakara West. Sapakara West-1, localizado a aproximadamente 20 quilômetros (12 milhas) a sudeste da descoberta da Maka Central, testará alvos cretáceos superiores propensos a petróleo nos intervalos da Campânia e da Santônia.
Em uma declaração separada na terça-feira, a Total confirmou uma descoberta de petróleo material com o poço Maka Central-1, no bloco 58 da costa do Suriname, em tendência com as descobertas prolíficas no bloco Stabroek adjacente na Guiana.
Kevin McLachlan, vice-presidente sênior de Exploração da Total, disse: “Estamos muito satisfeitos com essa primeira descoberta significativa de petróleo, feita logo após a nossa entrada no Bloco 58. O resultado é muito encorajador e comprova a extensão da prolífica classe mundial do Cretáceo da Guiana. petróleo nas águas do Suriname. ”
McLachlan acrescentou: “Estamos otimistas sobre o grande potencial restante da área ainda a ser descoberto e testamos várias outras perspectivas no mesmo bloco”.