Sunita Williams e Butch Wilmore ficaram na Estação Espacial Internacional por quase um ano enquanto a NASA gastava bilhões em outros projetos.
Dois astronautas da NASA ficaram presos na Estação Espacial Internacional (ISS) por mais de nove meses. O motivo? Segundo a própria agência, trazer a dupla de volta antes do planejado seria muito caro.
Sunita Williams e Butch Wilmore chegaram à ISS em 6 de junho de 2023 para uma missão que deveria durar apenas oito dias. No entanto, problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, impediram seu retorno seguro. A NASA poderia ter usado uma cápsula da SpaceX para trazê-los de volta antes, mas descartou essa opção para economizar dinheiro.
NASA escolheu cortar custos em vez de resgatar astronautas
Ken Bowersox, administrador da NASA, revelou que a SpaceX ofereceu várias soluções para trazer os astronautas de volta mais cedo. No entanto, a agência decidiu não gastar mais recursos.
-
Rússia aposta em império de drones com apoio de startups, escolas e bilhões em investimento
-
Polônia firma novo contrato de US$ 6,5 bilhões com Coreia do Sul para tanques K2
-
Vazou a bateria do iPhone 17 Pro: menor, com aço e sem espaço para chip físico
-
Pesquisadores descobriram um pequeno mundo misterioso em nosso sistema solar
“Avaliamos a possibilidade de uma missão extra ou de antecipar o retorno da cápsula, mas descartamos essas opções rapidamente, com base no orçamento disponível”, disse Bowersox.
Essa declaração gerou críticas, pois o orçamento da NASA para 2024 foi de cerca de US$ 30 bilhões. Agora, um relatório revelou que a agência gastou milhões de dólares em bolsas e contratos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), enquanto os astronautas estavam presos no espaço.
Elon Musk afirma que Biden impediu resgate
O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, afirmou que ofereceu ajuda para trazer os astronautas de volta. Segundo ele, o governo Biden recusou a proposta porque um resgate bem-sucedido poderia “fazer Donald Trump parecer bem” nas eleições contra Kamala Harris.
Em agosto de 2023, a NASA anunciou oficialmente sua decisão de manter os astronautas na ISS. Na época, Bill Nelson, administrador da agência, garantiu que “a política não teve nenhum papel nessa decisão”.
A volta para casa está marcada
Agora, após nove meses de espera, Sunita Williams e Butch Wilmore estão finalmente programados para retornar à Terra no dia 16 de março de 2024. Eles viajarão a bordo de uma cápsula da SpaceX, que está acoplada à ISS desde setembro.
Antes da partida, os astronautas passarão dois dias treinando a nova tripulação que chegou à estação. Se tudo correr conforme o planejado, eles pousarão na Terra no domingo.