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Na faixa dos R$ 30 mil, carro popular da Volkswagen supera modelos atuais no mercado de Sedã com consumo de 13 km/l na estrada

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/09/2024 às 08:08
Foto: Dall-e

Para quem é fã do Volkswagen Gol, mas busca um pouco mais de espaço em um carro popular da Volkswagen, o VW Voyage surge como uma alternativa interessante. O sedã da Volkswagen herda muitas das qualidades do icônico hatch, incluindo a confiabilidade da marca, peças acessíveis e de fácil manutenção, além de uma robustez reconhecida desde que as primeiras unidades foram fabricadas, em 1981. Com seu design clássico e durabilidade comprovada, o Voyage continua sendo uma excelente opção no mercado de seminovos, especialmente para aqueles que valorizam um carro resistente e econômico.

Hoje vamos falar de uma verdadeira lenda que renasceu em 2008 e 2009: o VW Voyage. Naquele período, a Volkswagen trouxe o modelo de volta com a carroceria da quinta geração do Gol (G5), montado na plataforma PQ24, a mesma do Polo e Fox. Visualmente, o Voyage é praticamente um “irmão gêmeo” do Gol até as portas traseiras.

A partir dali, o que realmente faz a diferença é o porta-malas generoso de 480 litros, uma diferença de quase 200 litros em relação ao hatch, perfeito para quem precisa de mais espaço sem abrir mão do estilo.

As primeiras unidades do Voyage ofereciam duas opções de motores flex, mas no pacote de série traziam apenas o essencial. A versão mais simples contava com banco do motorista ajustável em altura, iluminação no porta-malas, abertura elétrica interna, tomada de 12V, rodas de 14 polegadas e vidros verdes. Quer mais conforto, como ar-condicionado, trio elétrico ou direção hidráulica? Teria que solicitar como opcional.

Debaixo do capô, o Voyage não decepcionava. Equipado com os motores 1.0 VHT e 1.6 VHT da família EA 111 (os mesmos do Fox e Gol), ele entregava 76/72 cv e 10,6/9,7 kgfm no 1.0, sempre com o confiável câmbio manual de cinco marchas. Já a versão 1.6 era um pouco mais vigorosa, oferecendo 104/101 cv e 15,6/15,4 kgfm de torque, também com o mesmo câmbio manual. Uma combinação perfeita para quem buscava robustez e desempenho no dia a dia.

Qual melhor unidade do carro da Volkswagen para comprar no mercado de usados?

Indo direto ao ponto, evite a qualquer custo as unidades do carro popular da Volkswagen equipadas com o temido câmbio automatizado I-motion. Além da manutenção dispendiosa, não é comum queixas a respeito de falhas, vazamentos, trancos e ruídos e até travamento durante as trocas de marcha. Desta forma, esta é a primeira dica.

Na faixa dos R$ 30 mil, carro popular da Volkswagen supera modelos atuais no mercado de Sedã com consumo de 13 km/l na estrada
Interior VW Voyage – Divulgação

A segunda, e mais importante, é quanto às unidades do VW Voyage mais peladas, sem ar-condicionado e direção com assistência hidráulica e trio elétrico (vidros, travas e retrovisores com acionamentos elétricos.

É importante lembrar de que as versões mais baratas do carro da Volkswagen tendem a ser menos valorizadas e mais difíceis de serem vendidas. Por menos de R$ 30 mil é possível encontrar o VW Voyage em bom estado e bem equipado. Trata-se das opções com motor 1.0 das primeiras “fornadas”.

O que notar na hora de comprar o VW Voyage?

Segundo com relatos de donos, não é difícil apresentar ruídos na parte interna, mesmo nas unidades mais novas, culpa da ineficiência do isolamento acústico.

Para contornar o problema, a dica é levar o carro em uma oficina especializada em tirar barulhos que vão cobrar entre R$ 250 e R$ 1.500, dependendo do serviço a ser feito.

Ao olhar por baixo do carro popular da Volkswagen, avalie o cárter do câmbio automático que fica posicionado do lado direito. Constantes raspados ou amassados na peça podem furá-la e ocorrer vazamentos. A dica é instalar protetor de cárter. Só a peça, no Mercado Livre, costuma custar R$ 460, sem o frete e a mão de obra inclusos.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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