Multinacional fabricante de veículos Toyota aumentou em 100% a contratação de mulheres na área produtiva nos último 3 anos, aumentando significativamente a diversidade em suas fábricas
Nos últimos três anos, o número de mulheres na operação em fábricas da Toyota Brasil cresceu mais de 1000% e, para continuar aumentando, a fabricante de veículos tem investido em melhorias de infraestrutura, processos seletivos e políticas afirmativas, que visam facilitar a permanência das mulheres. A contratação para o terceiro turno da fábrica de Sorocaba, SP, em novembro de 2021, foi um marco importante nessa história, uma vez que 37% dos contratados eram mulheres. Na mesma linha, os novos estagiários, contratados no início de 2022, também tiveram uma grande participação feminina na contratação, com 37% das vagas.
Leia também
- Ambev, a maior cervejaria do planeta, dará no mínimo R$ 150 de bolsa auxílio para trabalhadores prejudicados pelo cancelamento do Carnaval; inscrições até 13 de março
- Nubank abre dezenas de vagas de emprego de ensino médio, técnico e superior para São Paulo e para o exterior neste dia, 08 de março
- Multinacional fabricante de veículos General Motors traça plano audacioso e entra na disputa com a Ford para desbancar Tesla, a montadora do bilionário Elon Musk
- Após interromper produção de veículos e deixar o país, Ford pede ajuda para fabricar 600.000 veículos elétricos em apenas 22 meses
- Na contramão da Ford, que interrompeu produção de veículos e fechou todas as fábricas no Brasil, a multinacional Volkswagen ultrapassa cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia
A multinacional Toyota mira um ambiente de trabalho mais diverso, e tem investido na captação de talentos femininos para todas as áreas da empresa. O processo acompanha os avanços da sociedade e traz mudanças importantes para um setor historicamente masculino.
“Entendemos que, para continuar crescendo de forma sustentável, é necessário ter diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Nos últimos anos, intensificamos nossas ações com esse objetivo e já conquistamos avanços importantes, o que não significa que o trabalho possa parar. Esse é um processo contínuo, que deve considerar não apenas a contratação, como também a permanência e o desenvolvimento desses talentos em um ambiente seguro e conectado com os avanços e discussões sociais”, explica Celso Simomura, diretor regional de Recursos Humanos e Administração da Toyota do Brasil.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Além da isonomia salarial, Toyota oferece benefícios para as mães, como flexibilidade no horário de trabalho, apoio na volta da licença-maternidade e sala de amamentação para as lactantes
Como política interna, a isonomia salarial para homens e mulheres é regra. Além disso, a Toyota oferece benefícios para as mães, como flexibilidade no horário de trabalho, apoio na volta da licença-maternidade e sala de amamentação para as lactantes – uma conquista da organização interna das colaboradoras.
Grupos de afinidades
Para uma diversidade ampla, a Toyota se organizou em cinco grupos de afinidades: LGBTQIA+, Geracional, Raça e Etnia, PCD e Gênero. Todos eles promovem grupos de conversa, cartilhas e depoimentos que buscam intensificar e trazer para todo o coletivo da empresa as discussões nessas frentes. Com base nessa organização, os colaboradores propõem melhorias e caminhos para que a empresa se torne mais diversa, tendo suas necessidades e percepções como ponto de partida.
Foi com o grupo de afinidades de gênero que algumas mudanças importantes aconteceram na empresa, como a mentoria exclusiva para mulheres, o recrutamento com o foco em diversidade, e o desenvolvimento do uniforme feminino para a operação, para comportar a crescente demanda.
“Para além de questões estratégicas macro sobre inclusão, é preciso pensar no que afeta direta e diariamente nossos colaboradores. Por isso, a organização dos grupos de afinidade é importante, uma vez que facilita a proposição e o requerimento de melhorias para o ambiente de trabalho”, finaliza Simomura.
Fundação Toyota
Em conjunto com a Fundação Toyota, diversas outras ações são realizadas para trazer autonomia e reconhecimento para as mulheres. O projeto ReTornar, por exemplo, além de ser uma importante ferramenta de economia circular, que recicla resíduos da operação das fábricas, como cintos, airbags e uniformes, também capacita e gera emprego e renda para três grupos de costureiras de São Paulo. Mais de 1500 pessoas já foram beneficiadas diretamente com as ações.
Na contramão da Ford, que interrompeu produção de veículos e fechou todas as fábricas no Brasil, a multinacional Volkswagen ultrapassa cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia
Na contramão da Ford, que encerrou produção de veículos e fechou fábricas no Brasil, a montadora Volkswagen ingressa no mercado asiático e ultrapassa os cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia. Ampliação do quadro faz parte da expansão com investimentos de R$ 2 bilhões até 2025. Recursos da multinacional vão para internacionalização e desenvolvimento de veículos mais sustentáveis VW Caminhões e Ônibus.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fechar o ano com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular. Desse total, mil profissionais foram contratados desde o início da pandemia, o que representa um crescimento de mais de 25% em seus quadros. Leia a matéria completa aqui.