O veículo movido a gás natural veicular e biometano começou a circular no último dia 21. Depois da Bahia, o ônibus irá para o Paraná
No dia 21 de outubro, na capital do Estado da Bahia, em Salvador começou a fase de teste do ônibus movido a gás natural veicular e biometano. O projeto é parte de um experimento da Bahiagás, Scania e a Seinfra – Secretaria de Infraestrutura do Estado. Salvador é a primeira capital do Nordeste a receber o veículo, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. O próximo estado a ser testado será o Paraná.
Veja ainda outras notícias do dia:
- Empregos para obras de construção civil e manutenção: ajudantes, pedreiros, técnicos, eletricistas, encanadores, engenheiros e muito mais profissionais convocados para projetos da Sartori, em Minas Gerais
- Petrobras destaca inovação e geração de valor em nova campanha
- Equinor assume compromisso de emissão-líquida zero até 2050
Marcus Cavalcanti, secretário estadual de Infraestrutura, disse que a fase de teste é fundamental para a gestão do Estado da Bahia avaliar futuras licitações de transporte.
“Nós estamos fazendo esse período de teste por dois motivos, trazer uma redução do valor da tarifa para o usuário na futura licitação e poder ter uma transição para combustíveis ambientalmente mais corretos. É uma experiência para avaliar o custo desse veículo em comparação com o veículo movido a diesel”, disse o secretário.
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
A condução que estão sendo feitos os testes tem capacidade para 110 passageiros, está equipado com ar condicionado, plataforma elevatória, assento especial para deficientes visuais e cão-guia. Porém, devido à pandemia, a capacidade do veículos diminuiu.
Segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, “A economicidade é um elemento central já que estamos tratando de um combustível fóssil menos poluente, muito mais barato e com mesma capacidade energética que o diesel, principal combustível utilizado nos veículos pesados hoje em dia”, disse ao mencionar sobre economia e impacto ambiental.