A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) vem articulando, junto do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), para a revisão do veto parcial à Lei 14.514, criada pelo Jair Bolsonaro (PL), no final de seu mandato, que ainda previa a reestruturação do corpo técnico da Agência Nacional de Mineração (AMN).
Sendo assim, na prática, esses pontos barrados no texto ampliariam o número de pessoas que ainda trabalhavam na agência e, para esses municípios, iriam trazer impactos positivos tanto nas fiscalizações quanto nas economias e no meio ambiente, esses são aspectos que ainda são incumbidos à atividade mineradora.
Desses vetos, as associações potuam três que afetam esses municípios: a criação de cerca de 95 cargos adicionais na estrutura ANM (que contraria com mais de 349 no total) para que fossem atendidos todas as atividades e atribuições em que a ANM tem, para a redução de seus números de funcionários.
A reformulação do Fundo Nacional de Mineração, para a utilização como fundo de gestão da ANM com alguns recursos de taxas, multas e demais emolumentos da competência da ANM.
-
Vale do Jequitinhonha ganha destaque nacional com acordo entre Serviço Geológico do Brasil e Companhia Brasileira de Lítio para impulsionar exploração mineral sustentável em Minas Gerais
-
Protocolo Digital no setor de Mineração celebra seis anos com inovação, transformação digital, serviços online, transparência pública, eficiência administrativa e modernização institucional no Brasil
-
China trava fornecimento da BHP e vira o jogo no mercado mundial de minério de ferro
-
Brasil tem 10% das reservas mundiais de minerais críticos, mas produz menos de 0,1% e corre risco de perder trilhões para China e EUA
E a promoção e financiamento de estudos e projetos relacionados a aplicação de alguns recursos de pesquisa, inovação do setor mineral e desenvolvimento tecnológico.
Sendo que na avaliação da Amig, o vetor ocorreu pela ampliação de gastos que o poder Executivo teria com esse pessoal, o que faz com que seja normalmente o proposto pelo Legislativo. As demais articulações são feitas pelo município, também se estende aos deputados federais e às gestões diretas do Lula, tendo em vista que é observada como “mais acessível” pela associação.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.