Com 40% da água mineral do país, Lindóia é um pequeno município paulista que combina história, turismo e curiosidades sobre um recurso essencial
Já imaginou conhecer uma cidade cuja principal riqueza é a água? Essa cidade existe. Fica no interior de São Paulo e se chama Lindóia.
Conhecida como a Capital da Água Mineral, Lindóia é responsável por 40% do abastecimento nacional. É uma das cidades que compõem o Circuito das Águas Paulistas e tem o título de Estância Hidromineral. Isso significa que sua economia e turismo estão fortemente ligados à presença da água.
Além de fornecer o líquido mais essencial para a vida, Lindóia é cercada por belas cachoeiras. A cidade investe em atrações que destacam esse recurso natural.
-
Efeito China: exportações recordes do Brasil geram alerta para o futuro da indústria nacional
-
Com R$ 3 bilhões e 540 hectares, megaprojeto nasce no RS para produzir 50 aeronaves anuais, abrigar centro de pesquisa, hangares, museu do avião a céu aberto e desenvolver o primeiro bimotor movido a etanol do mundo
-
Subsolo de uma igreja em MG produz cerveja há 130 anos ainda usando máquinas holandesas de 1907 e poucos sabem disso
-
Com mais de US$ 8 trilhões em investimentos, 140 países conectados e milhares de quilômetros de ferrovias, portos e gasodutos, este megaprojeto chinês é o maior plano de infraestrutura da história e promete redesenhar a economia mundial nas próximas décadas
Há monumentos e até um museu dedicados ao tema. O nome da cidade vem do tupi-guarani e significa “Rio que não transborda e água morna ao paladar”.
A fama ultrapassou fronteiras
A cidade não é conhecida apenas no Brasil. Segundo noticiou o portal Diário do Litoral, existem registros de que a água de Lindóia teria sido usada na missão Apollo 11.
Essa foi a missão que levou o homem à Lua em 1969. A frase “Um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade” foi dita nessa ocasião pelo astronauta Neil Armstrong.
Segundo a empresa Lindóia Verão, documentos mostram que 100 garrafas da água local foram compradas e enviadas de avião naquele mesmo ano. No entanto, não há informações precisas sobre o destino final dessa remessa.
Outro fato curioso envolve a cientista Marie Curie. Em 1926, ela esteve na cidade e confirmou que a água de Lindóia possuía propriedades terapêuticas.
A cidade está a cerca de 156 quilômetros da capital paulista, segundo a Wikipédia. De carro, o percurso leva aproximadamente 5 horas e meia pela BR-369, de acordo com o Google Maps.
Apesar da importância nacional, Lindóia tem pouco mais de 7 mil moradores, segundo o último Censo do IBGE. Um município pequeno, mas com um papel gigante na distribuição de água mineral do país.
Com informações de Diário do Litoral.


Seja o primeiro a reagir!