1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Multinacional portuguesa do setor de energia investe pesado e compra 4 parques eólicos no Rio Grande do Norte
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Multinacional portuguesa do setor de energia investe pesado e compra 4 parques eólicos no Rio Grande do Norte

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 11/10/2022 às 17:32
Energia, investimento, eólico
Foto: reprodução pixabay.com

O investimento foi feito, com a aprovação do CADE, para adquirir a Ventos de Santo Antão, com cerca de 4 parques eólicos de geração de energia limpa!

O Cade, após a aprovação de sua superintendência-geral, validou a venda da Ventos de Santo Antão para a multinacional portuguesa de energia limpa, Galp, que se tornará proprietária dos 4 parques eólicos disponíveis no Rio Grande do Norte. Cada conjunto eólico possui 50 MW. Junto com o investimento, a Galp também será possuidora do projeto greenfield, que foi desenvolvido e vendido pela Casa dos Ventos.

Esse novo empreendimento da Galp faz parte da sua estratégia de ampliação do seu  portfólio de geração de energia renovável, uma vez que a empresa já é uma das principais produtoras de energia solar fotovoltaica da Península Ibérica, com uma capacidade instalada em operação de 1,2 GW. O objetivo principal da empresa com o investimento feito é aumentar a sua capacidade de produção de energias renováveis mundialmente para 4 GW até o ano de 2025 e 12 GW até o ano de 2030.

Investimentos da Galp no Brasil

Em solo brasileiro, a empresa portuguesa iniciou suas atividades no setor nacional de geração de energias renováveis, em outubro de 2021, através de um acordo com a SER Energia para compra de 594 MW em projetos solares em desenvolvimento na Bahia e Rio Grande do Norte. No mês de maio de 2022, a empresa fechou um novo acordo com a SER Energia para a compra de projetos em desenvolvimento de energia solar fotovoltaica, com uma capacidade máxima total de 4,6 GW pico. Agora, o investimento da Galp foi na Casa dos Ventos, para um cluster de 216 MW de parques eólicos em desenvolvimento no Nordeste.

Sobre a Galp energia e seus investimentos

A nova proprietária da Casa dos Ventos é também a terceira maior produtora de petróleo e gás do Brasil, através da Petrogal, a qual dirige em sociedade com a empresa chinesa Sinopec. A petrolífera portuguesa, sócia da Petrobras em campos do pré-sal essenciais, como o Tupi, possui contratos de dez anos, com Sergas (SE), Cegás (CE) e, desde setembro, também com a distribuidora capixaba de gás canalizado, a ES Gás, uma vez que no mesmo mês de setembro a Galp assinou o seu terceiro contrato de longo prazo para a venda de gás natural no mercado brasileiro.

O contrato com a ES Gás, agora soma 912 milhões de m³ de fornecimento de gás até 2032, sendo que os volumes poderão ser ampliados gradualmente, ao longo do prazo contratual. O valor total estimado supera R$ 1,9 bilhão. É a primeira vez que a ES Gás terá um outro fornecedor de gás natural além da Petrobras.

O CRESCIMENTO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

https://www.youtube.com/watch?v=-GiO_GxkhoM

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos