1. Início
  2. / Economia
  3. / Multinacional Philips demite mais de 6 mil funcionários
Tempo de leitura 2 min de leitura

Multinacional Philips demite mais de 6 mil funcionários

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 31/01/2023 às 09:44
Philips - demissão - multionacional
Foto tirada em 30 de agosto de 2018. REUTERS/Piroschka van de Wouw/Foto de arquivo

Aproximadamente 13% dos empregados da Philips foram atingidos pela demissão em massa desde outubro de 2022, por conta da reorganização da multinacional

A multinacional holandesa de tecnologia e saúde Philips tornou pública, nesta segunda-feira (30), a demissão coletiva de 6 mil funcionários no mundo todo. O corte de funcionários chegou a 10 mil, junto com a demissão coletiva de outubro de 2022.

Cerca de 13% dos funcionários da multinacional foram cortados até então. De acordo com o CEO da Philips, Roy Jakobs, foi uma medida difícil a ser tomada, porém necessária. A demissão de funcionários da multinacional vai acontecer até 2025.

De acordo com Jakobs: “O ano de 2022 foi muito difícil para a Philips e nossos acionistas. Estamos tomando medidas firmes para melhorar nossa eficácia e aumentar o rendimento com urgência”. Esse foi um dos motivos para a demissão em massa feita pela empresa.

Lucro perdido?

Tendo perdido cerca de € 105 milhões (US$ 114 milhões) no quarto semestre de 2022, a multinacional Philips ainda está tentando se recuperar do grande número de respiradores que vieram com defeito de fabricação. O recall provocou uma diminuição de 70% do valor de mercado da Philips.

Demissões em massa estão sendo vistas nestes primeiros dias de 2023 e exigem soluções rápidas para conter a perda de empregos no Brasil

Diversos episódios de demissões em massa começaram já em dezembro de 2022, o que traumatizou os brasileiros. Entretanto, o mês de janeiro já anuncia um 2023 em que algumas empresas se preparam para possíveis pioras. Nos primeiros 15 dias, mais de 100.000 trabalhadores em todo o país perderam seus empregos.

Demissão em massa atinge maior parte das áreas de tecnologia. A onda de demissão em massa em empresas de tecnologia se espalhou pelas gigantes do setor – como Amazon e Facebook – para pequenas e médias empresas, como o aplicativo de transporte 99, e tem potencial para se espalhar para muito mais startups, uma indústria responsável por milhões de empregos em todo o país. Confira mais clicando aqui.

CONHEÇA A PHILIPS NO BRASIL, EM VARGINHA, MINAS GERAIS

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos