1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Multinacional Ford anuncia inicio do processo de venda da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Multinacional Ford anuncia inicio do processo de venda da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/05/2022 às 11:50
Ford - multinacional - fábrica - SP - Taubaté
*Arquivo* TAUBATÉ, SP, 12.01.2021 – Fábrica da Ford em Taubaté, no interior de SP. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

A multinacional Ford anunciou a venda da sua fábrica em Taubaté que está inativa desde 2021. Não foram divulgados valores, mas a fabricante afirma que todo o processo será finalizado em até 3 meses.

A multinacional Ford anunciou nesta quarta-feira (18) a venda de sua fábrica situada em Taubaté, interior de São Paulo. A unidade foi desativada no último ano, quando a montadora decidiu finalizar a produção de veículos no país. No comunicado oficial, a empresa afirma que assinou um compromisso de compra e venda da fábrica com a empresa São José Desenvolvimento Imobiliário, entretanto não foi divulgado nenhum valor sobre a comercialização. De acordo com a Ford em comunicado, a venda da unidade agora espera a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa da empresa é de que a venda seja concluída em cerca de três meses.

Ford sai definitivamente do Brasil

Em janeiro do ano passado, a multinacional Ford anunciou o encerramento das operações da empresa no país, com o fechamento imediato das fábricas situadas em Taubaté, no interior de São Paulo, e também em Camaçari, situada na Bahia.

Em Taubaté, a empresa contava com cerca de 800 colaboradores, sendo esta, sua segunda venda de fábrica no país. Em outubro de 2020, a multinacional concluiu a venda de sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Em nota divulgada pela montadora, é afirmado que já foi assinado um compromisso de compra e venda e que a partir de agora, será iniciado o processo de diligência conjunta.

A concretização do negócio também depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Agora todo o processo deverá levar cerca de 60 a 90 dias para ser completado.

Conheça a história da fábrica em Taubaté 

No total, foram mais de meio século de história da empresa em Taubaté. O último capítulo foi escrito no ano passado, quando a multinacional Ford anunciou o fechamento da unidade no município do Vale do Paraíba. Capítulos anteriores já mostravam um possível fim dessa história de décadas.

A multinacional vinha passando por diversas dificuldades devido ao cenário econômico, tendo que adotar algumas medidas na fábrica, como a paralisação da produção, redução de jornadas, demissões e redução de salários.

Devido à crise econômica que foi gerada pela chegada da pandemia do coronavírus, a multinacional da América do Norte teve que optar pelo encerramento da produção no Brasil. Era o fim da planta que foi inaugurada em 1974, entretanto, sua história começou muito antes disso, com a compra da Willys-Overland, que produziu mais de 8 milhões de motores e 7 milhões de transmissões para o Brasil e para o mundo.

Conheça melhor a empresa

No Brasil, a Ford se dedicou a princípio à importação de veículos produzidos no exterior. Após a Ford Argentina, a Ford do Brasil foi a segunda filial sul-americana.

A empresa se instalou inicialmente em um armazém na rua Florêncio de Abreu, na cidade de São Paulo, mudando-se um ano depois para a Praça da República, até que em 1921, instalações projetadas especialmente para funcionamento como linha de montagem de veículos foram inauguradas, na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro. A empresa iniciou com a produção dos automóveis Modelo T e o caminhão Modelo TT. 

Segundo a própria multinacional, seu objetivo é disponibilizar produtos e serviços excelentes, que melhorem a vida de várias pessoas, visando ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos. Hoje, a Ford é a sexta maior produtora de carros e caminhões em todo o mundo e está presente em mais de 120 países, contando com 67 fábricas e cerca de 200 mil colaboradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos