A nova embarcação da Ocyan Óleo e Gás para o descomissionamento da Petrobras deverá iniciar suas atividades ainda em janeiro
A empresa de óleo e gás Ocyan anunciou recentemente a chegada em águas brasileiras da nova embarcação da Solstad, o Normand Cutter, que na sua gestão vai executar as atividades de descomissionamento de alguns componentes submarinos da Petrobras na Bacia de Campos (Rio de Janeiro) e Sergipe-Alagoas, em contrato assinado em 2022.
De acordo com André Luiz Magalhães, gerente executivo de Construção Submarina da Ocyan Óleo e Gás: “Esse é o primeiro contrato de descomissionamento de campos de produção offshore no Brasil e podemos dizer que estamos na vanguarda desta atividade em nossa cadeia produtiva nacional. A experiência que vamos adquirir com o projeto nos dará grande expertise. Este projeto marca a retomada da Ocyan na área de construção submarina. Vislumbramos um futuro promissor com novas oportunidades em outras empresas, incluindo operadoras internacionais”.
O Normand Cutter é uma embarcação de construção offshore de descomissionamento (OCV), que possui comprimento de 127,5 metros e conta com um guindaste com capacidade de içamento de 300 toneladas, além de um sistema de lançamento de dutos flexíveis de até 100 toneladas.
- 
                        
                            Nova fase da Eneva: importação de gás natural da Bolívia reforça papel estratégico da empresa no avanço da matriz energética brasileira 
- 
                        
                            Lula rebate polêmica sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial e defende pesquisas com responsabilidade ambiental 
- 
                        
                            Transpetro, Petrobras e Governo do Amapá fecham acordo para a instalação de um novo complexo industrial para exploração de petróleo e gás no estado 
- 
                        
                            Petrobras acelera planos e inicia exploração na Margem Equatorial no mesmo dia da aprovação do Ibama 
Origem da embarcação de descomissionamento da Ocyan
A embarcação de descomissionamento estava na Noruega, de onde partiu para a Escócia, local onde foram instalados os sistemas de recolhimento e lançamento de dutos. Iniciou, então, a viagem para o Brasil em 12 de dezembro de 2022.
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2023, a embarcação fará a primeira campanha de recolhimento de equipamentos na Bacia de Campos, onde atuará por duas semanas e descarregará as estruturas em Vitória (ES) para a Petrobras.
Ao final desta primeira etapa, ainda no Espírito Santo, fará a última etapa de instalação dos equipamentos, rolos e bobinas de armazenamento de dutos flexíveis, necessários para a sequência do projeto da Petrobras.
Sobre a Ocyan Óleo e Gás
A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás que conta com uma frota de cinco unidades de perfuração e dois FPSOs (floating, production, storage and offloading). A companhia desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore.

 
                         
                        
                                                     
                         
                         
                         
                        

 
                     
         
         
         
         
         
         
         
         
        
Seja o primeiro a reagir!