Caminhão inédito e não tripulado pode ser manipulado à distância e oferecer mais segurança aos trabalhadores da construção civil e da mineração
Parece brincadeira, mas não é. A Andrade Gutierrez S.A. em parceria com a Volvo e a ACR anunciaram recentemente, o lançamento do mais novo caminhão movido por controle remoto. O modelo se chama 4.zero e promete ajudar trabalhadores do setor de mineração e de construção civil pesada, nos quais existe a necessidade de deslocar grande quantidade de material nas obras.
Esse novo protótipo criado pelas grandes multinacionais, pode ser manipulado com o controle (joystick) até 2 quilômetros e meio de distância e usado nas obras para auxiliar os trabalhadores e evitar problemas de saúde, como os de coluna, por exemplo, ao carregar materiais pesados. Descubra como funciona essa nova tecnologia e onde pode ser aplicada abaixo.
Saiba mais sobre o caminhão de controle remoto da Volvo em parceria com Andrade Gutierrez no vídeo abaixo
Novo Caminhão é uma invenção a partir do modelo off-road FMX da Volvo, com integração a rede inteligente
O protótipo apresentado foi elaborado por uma equipe de engenheiros a partir do modelo de caminhão da Volvo que já existe no mercado, o off-road FMX. Todavia, ele recebeu modificações que permitem uma movimentação mais autônoma e integrada a uma rede inteligente, capaz de conduzir o veículo sozinha.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
“É o primeiro caminhão que sai direto da linha de produção preparado para atuar via controle remoto. O grande salto tecnológico dessa solução está no VDS (Volvo Dynamic Steering), um avançado sistema de direção criado pela marca, que é totalmente integrado ao veículo e controla a condução com alta precisão. Não é preciso instalar sensores ou atuadores paralelos. Motor, transmissão, freios, direção VDS, tudo é original, o que garante mais segurança e disponibilidade ao veículo”.
Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo (2022).
O modelo comercializado pela Volvo, e agora modificado junto à Andrade Gutierrez e empresa de automação ACR, possui tração 6 X 4 e capacidade de até 42 toneladas. A ACR comercializa um modelo de transmissão via rádio HBC Radiomatic, produzido a partir de uma empresa alemã, e empregou esse sistema para controlar o caminhão. A Andrade Gutierrez S.A., no que lhe concerne, ficou encarregada da organização e dos testes nas operações.
Modelo criado e sem condutores pode ser manipulado apenas em áreas confinadas, sem pedestres
O modelo de caminhão criado pela Volvo e Andrade Gutierrez S.A. pode ser manipulado pelo controle remoto apenas em áreas fechadas, ou seja, sem a presença de pedestres circulando. Isso garante a segurança das operações na mineração e construção civil. No entanto, o caminhão também pode ser operado por pessoas pelo método tradicional de direção e em qualquer ambiente.
O painel tem diversas opções para quem comanda o veículo, o qual pode ter direção rápida ou lenta, conforme a necessidade das obras. O câmbio é totalmente automatizado pela Volvo para ajudar na mobilidade remota e garantir a tração necessária.
“Apoiados na Engenharia 4.0, estamos sempre buscando soluções inovadoras, e identificamos uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do setor de infraestrutura e mineração. O uso desse caminhão em nossos serviços nos levará a melhores resultados em operações de transporte de materiais, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança”.
João Martins, presidente da Andrade Gutierrez (2022)
A tela oferece até 20 opções para coordenar todos os movimentos do caminhão inédito, além de alertas sonoros que garantem a segurança. Além disso, o veículo está equipado com 7 câmeras para garantir a qualidade dos movimentos e pode ser feita a transmissão de sons para todos os que estiverem presente na cabine.