Rodovias de São Paulo recebem 20 novos radares, com mais 25 previstos para breve! As operações começam entre 17 e 20 de janeiro. Descubra onde estão os equipamentos e como isso pode impactar sua segurança no trânsito. A medida promete reduzir acidentes, mas pode gerar polêmica entre os motoristas!
Você pode até pisar no acelerador, mas nas rodovias do interior de São Paulo, a pressa pode custar caro.
A instalação de novos radares promete colocar um ponto final nos excessos de velocidade e mudar a forma como os motoristas trafegam por algumas das vias mais movimentadas do estado.
A iniciativa, que já está em andamento, busca aumentar a segurança e reduzir os acidentes, mas será que vai agradar a todos?
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Conforme informações divulgadas pela EcoNoroeste, concessionária que administra diversas rodovias na região, 20 novos radares começarão a operar entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2025.
Essa novidade é parte de um pacote que prevê a instalação de 45 equipamentos no total, em trechos que registram altos índices de gravidade e fatalidade, previamente mapeados e aprovados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem).
Onde estarão os novos radares?
Os equipamentos foram distribuídos estrategicamente em várias rodovias importantes do estado. A seguir, confira os detalhes sobre os locais e as velocidades máximas permitidas:
Rodovia Washington Luís (SP-310)
Em operação desde 10 de janeiro de 2025:
- Quilômetro 394+460m, Catiguá (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
- Quilômetro 424+270m, Cedral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operação a partir de 17 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 434+600m, 438+160m e 446+000m, em São José do Rio Preto e Mirassol (sentido capital-interior): 90 km/h para todos os veículos.
Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 240+400m (São Carlos), 271+550m (Araraquara) e 390+290m (Catanduva): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326)
Em operação desde 10 de janeiro de 2025:
- Quilômetro 343+760m, Jaboticabal (sentido interior-capital): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operação a partir de 17 de janeiro de 2025:
- Quilômetro 363+510m, Taquaral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 328+000m (Guariba), 343+960m e 351+900m (Jaboticabal): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Rodovias SP-333 (Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil)
Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 104+540m e 118+800m, em Jaboticabal (sentido Ribeirão Preto-Borborema): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
- Quilômetros 145+200m e 173+320m, em Taquaritinga e Itápolis: 100 km/h para leves e 80 km/h para pesados.
Por que esses locais foram escolhidos?
A escolha dos trechos para a instalação dos radares não foi aleatória.
Segundo a EcoNoroeste, os pontos foram definidos com base em estudos que identificaram áreas críticas com maior índice de acidentes graves e fatais.
A aprovação pela Artesp e pelo DER-SP garantiu a viabilidade técnica e legal da operação.
Além disso, os radares têm a função de educar os motoristas e prevenir acidentes, mais do que simplesmente gerar multas.
Contudo, a aplicação das penalidades ficará a cargo do DER-SP, que também será responsável por processar os registros e cobrar as infrações.
Ações previstas para o futuro
Os novos radares representam apenas uma parte do plano maior de modernização das rodovias.
O contrato de concessão da EcoNoroeste com o governo paulista prevê melhorias na infraestrutura viária, como duplicações, manutenção constante e aprimoramento da sinalização.
Essas ações visam garantir uma experiência mais segura e confortável para os usuários.
A segurança nas estradas é prioridade, mas os motoristas também precisarão redobrar a atenção e adequar seus hábitos.
Impacto na rotina dos motoristas
A notícia da instalação dos novos radares já está gerando debates entre motoristas e especialistas.
Enquanto alguns defendem que a medida é essencial para salvar vidas, outros criticam o que consideram um aumento da fiscalização punitiva.
Os dados, no entanto, são claros: a redução da velocidade em áreas críticas pode diminuir significativamente o número de acidentes fatais.
Resta saber se a conscientização dos condutores acompanhará a implementação dessa nova tecnologia.
Uma nova era nas rodovias paulistas
Com a operação desses novos radares, a promessa é de um trânsito mais seguro e controlado.
No entanto, é inegável que as mudanças exigirão maior comprometimento dos motoristas com as regras de trânsito. Afinal, a segurança nas estradas começa com escolhas responsáveis ao volante.
E você, o que acha dessa nova medida? Será que os novos radares vão, de fato, melhorar a segurança ou apenas gerar mais multas? Comente abaixo!
Esse Tarcisio de Freitas,também é alinhado com o “governo do amor”. Fora os policiais rodoviários que ficam escondidos com radares,para tomar do cidadão mais um pouco,para provar a incompetência do estado em fornecer estradas melhores,pois todas as principais rodovias,estão saturadas. E mais,pedágios,só servem para tirar mais ainda dinheiro do cidadão,não tem expansão de nenhuma rodovia em andamento. Agora surge a noticia do tunel que ligará Santos-Guarujá,legal,não fosse as condições precárias para se chegar na baixada,até seria bom. Mas a insegurança,impera em toda baixada santista. Ah,mais a obra é para turista,né
Ja viram a qualidade das pontes,e viadutos feitos nos ultima 20,30 anos? Os desníveis? E um tunel por baixo do mar,tem coragem?
FÁBRICA DE MULTAS. NÃO RESOLVEU NO PASSADO. PORQUÊ RESOLVERIA AGORA?
Essa fiscalização deve ser em todas as rodovias, muitas mortes por excesso de velocidade, tanto de carro como de caminhão e ônibus.