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Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 8 comentários

Multa vai rolar solta! Rodovias do interior de SP recebem novos radares; Veja os locais

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/01/2025 às 00:55
Novos radares entram em operação nas rodovias do interior de SP. Confira os locais e as velocidades permitidas!
Novos radares entram em operação nas rodovias do interior de SP. Confira os locais e as velocidades permitidas!
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Rodovias de São Paulo recebem 20 novos radares, com mais 25 previstos para breve! As operações começam entre 17 e 20 de janeiro. Descubra onde estão os equipamentos e como isso pode impactar sua segurança no trânsito. A medida promete reduzir acidentes, mas pode gerar polêmica entre os motoristas!

Você pode até pisar no acelerador, mas nas rodovias do interior de São Paulo, a pressa pode custar caro.

A instalação de novos radares promete colocar um ponto final nos excessos de velocidade e mudar a forma como os motoristas trafegam por algumas das vias mais movimentadas do estado.

A iniciativa, que já está em andamento, busca aumentar a segurança e reduzir os acidentes, mas será que vai agradar a todos?

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Conforme informações divulgadas pela EcoNoroeste, concessionária que administra diversas rodovias na região, 20 novos radares começarão a operar entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2025.

Essa novidade é parte de um pacote que prevê a instalação de 45 equipamentos no total, em trechos que registram altos índices de gravidade e fatalidade, previamente mapeados e aprovados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem).

Onde estarão os novos radares?

Os equipamentos foram distribuídos estrategicamente em várias rodovias importantes do estado. A seguir, confira os detalhes sobre os locais e as velocidades máximas permitidas:

Rodovia Washington Luís (SP-310)

Em operação desde 10 de janeiro de 2025:

  • Quilômetro 394+460m, Catiguá (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
  • Quilômetro 424+270m, Cedral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.

Em operação a partir de 17 de janeiro de 2025:

  • Quilômetros 434+600m, 438+160m e 446+000m, em São José do Rio Preto e Mirassol (sentido capital-interior): 90 km/h para todos os veículos.

Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:

  • Quilômetros 240+400m (São Carlos), 271+550m (Araraquara) e 390+290m (Catanduva): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.

Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326)

Em operação desde 10 de janeiro de 2025:

  • Quilômetro 343+760m, Jaboticabal (sentido interior-capital): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.

Em operação a partir de 17 de janeiro de 2025:

  • Quilômetro 363+510m, Taquaral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.

Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:

  • Quilômetros 328+000m (Guariba), 343+960m e 351+900m (Jaboticabal): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.

Rodovias SP-333 (Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil)

Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:

  • Quilômetros 104+540m e 118+800m, em Jaboticabal (sentido Ribeirão Preto-Borborema): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
  • Quilômetros 145+200m e 173+320m, em Taquaritinga e Itápolis: 100 km/h para leves e 80 km/h para pesados.

Por que esses locais foram escolhidos?

A escolha dos trechos para a instalação dos radares não foi aleatória.

Segundo a EcoNoroeste, os pontos foram definidos com base em estudos que identificaram áreas críticas com maior índice de acidentes graves e fatais.

A aprovação pela Artesp e pelo DER-SP garantiu a viabilidade técnica e legal da operação.

Além disso, os radares têm a função de educar os motoristas e prevenir acidentes, mais do que simplesmente gerar multas.

Contudo, a aplicação das penalidades ficará a cargo do DER-SP, que também será responsável por processar os registros e cobrar as infrações.

Ações previstas para o futuro

Os novos radares representam apenas uma parte do plano maior de modernização das rodovias.

O contrato de concessão da EcoNoroeste com o governo paulista prevê melhorias na infraestrutura viária, como duplicações, manutenção constante e aprimoramento da sinalização.

Essas ações visam garantir uma experiência mais segura e confortável para os usuários.

A segurança nas estradas é prioridade, mas os motoristas também precisarão redobrar a atenção e adequar seus hábitos.

Impacto na rotina dos motoristas

A notícia da instalação dos novos radares já está gerando debates entre motoristas e especialistas.

Enquanto alguns defendem que a medida é essencial para salvar vidas, outros criticam o que consideram um aumento da fiscalização punitiva.

Os dados, no entanto, são claros: a redução da velocidade em áreas críticas pode diminuir significativamente o número de acidentes fatais.

Resta saber se a conscientização dos condutores acompanhará a implementação dessa nova tecnologia.

Uma nova era nas rodovias paulistas

Com a operação desses novos radares, a promessa é de um trânsito mais seguro e controlado.

No entanto, é inegável que as mudanças exigirão maior comprometimento dos motoristas com as regras de trânsito. Afinal, a segurança nas estradas começa com escolhas responsáveis ao volante.

E você, o que acha dessa nova medida? Será que os novos radares vão, de fato, melhorar a segurança ou apenas gerar mais multas? Comente abaixo!

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J Luiz
J Luiz
03/03/2025 15:56

Esse Tarcisio de Freitas,também é alinhado com o “governo do amor”. Fora os policiais rodoviários que ficam escondidos com radares,para tomar do cidadão mais um pouco,para provar a incompetência do estado em fornecer estradas melhores,pois todas as principais rodovias,estão saturadas. E mais,pedágios,só servem para tirar mais ainda dinheiro do cidadão,não tem expansão de nenhuma rodovia em andamento. Agora surge a noticia do tunel que ligará Santos-Guarujá,legal,não fosse as condições precárias para se chegar na baixada,até seria bom. Mas a insegurança,impera em toda baixada santista. Ah,mais a obra é para turista,né
Ja viram a qualidade das pontes,e viadutos feitos nos ultima 20,30 anos? Os desníveis? E um tunel por baixo do mar,tem coragem?

João Xavier
João Xavier
16/01/2025 05:54

FÁBRICA DE MULTAS. NÃO RESOLVEU NO PASSADO. PORQUÊ RESOLVERIA AGORA?

Carlito
Carlito
15/01/2025 14:36

Essa fiscalização deve ser em todas as rodovias, muitas mortes por excesso de velocidade, tanto de carro como de caminhão e ônibus.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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