Rodovias de Sรฃo Paulo recebem 20 novos radares, com mais 25 previstos para breve! As operaรงรตes comeรงam entre 17 e 20 de janeiro. Descubra onde estรฃo os equipamentos e como isso pode impactar sua seguranรงa no trรขnsito. A medida promete reduzir acidentes, mas pode gerar polรชmica entre os motoristas!
Vocรช pode atรฉ pisar no acelerador, mas nas rodovias do interior de Sรฃo Paulo, a pressa pode custar caro.
A instalaรงรฃo de novos radares promete colocar um ponto final nos excessos de velocidade e mudar a forma como os motoristas trafegam por algumas das vias mais movimentadas do estado.
A iniciativa, que jรก estรก em andamento, busca aumentar a seguranรงa e reduzir os acidentes, mas serรก que vai agradar a todos?
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Conforme informaรงรตes divulgadas pela EcoNoroeste, concessionรกria que administra diversas rodovias na regiรฃo, 20 novos radares comeรงarรฃo a operar entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2025.
Essa novidade รฉ parte de um pacote que prevรช a instalaรงรฃo de 45 equipamentos no total, em trechos que registram altos รญndices de gravidade e fatalidade, previamente mapeados e aprovados pela Artesp (Agรชncia de Transporte do Estado de Sรฃo Paulo) e pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem).
Onde estarรฃo os novos radares?
Os equipamentos foram distribuรญdos estrategicamente em vรกrias rodovias importantes do estado. A seguir, confira os detalhes sobre os locais e as velocidades mรกximas permitidas:
Rodovia Washington Luรญs (SP-310)
Em operaรงรฃo desde 10 de janeiro de 2025:
- Quilรดmetro 394+460m, Catiguรก (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
- Quilรดmetro 424+270m, Cedral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operaรงรฃo a partir de 17 de janeiro de 2025:
- Quilรดmetros 434+600m, 438+160m e 446+000m, em Sรฃo Josรฉ do Rio Preto e Mirassol (sentido capital-interior): 90 km/h para todos os veรญculos.
Em operaรงรฃo a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilรดmetros 240+400m (Sรฃo Carlos), 271+550m (Araraquara) e 390+290m (Catanduva): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326)
Em operaรงรฃo desde 10 de janeiro de 2025:
- Quilรดmetro 343+760m, Jaboticabal (sentido interior-capital): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operaรงรฃo a partir de 17 de janeiro de 2025:
- Quilรดmetro 363+510m, Taquaral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operaรงรฃo a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilรดmetros 328+000m (Guariba), 343+960m e 351+900m (Jaboticabal): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Rodovias SP-333 (Carlos Tonanni, Nemรฉsio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mรกrio Gentil)
Em operaรงรฃo a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilรดmetros 104+540m e 118+800m, em Jaboticabal (sentido Ribeirรฃo Preto-Borborema): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
- Quilรดmetros 145+200m e 173+320m, em Taquaritinga e Itรกpolis: 100 km/h para leves e 80 km/h para pesados.
Por que esses locais foram escolhidos?
A escolha dos trechos para a instalaรงรฃo dos radares nรฃo foi aleatรณria.
Segundo a EcoNoroeste, os pontos foram definidos com base em estudos que identificaram รกreas crรญticas com maior รญndice de acidentes graves e fatais.
A aprovaรงรฃo pela Artesp e pelo DER-SP garantiu a viabilidade tรฉcnica e legal da operaรงรฃo.
Alรฉm disso, os radares tรชm a funรงรฃo de educar os motoristas e prevenir acidentes, mais do que simplesmente gerar multas.
Contudo, a aplicaรงรฃo das penalidades ficarรก a cargo do DER-SP, que tambรฉm serรก responsรกvel por processar os registros e cobrar as infraรงรตes.
Aรงรตes previstas para o futuro
Os novos radares representam apenas uma parte do plano maior de modernizaรงรฃo das rodovias.
O contrato de concessรฃo da EcoNoroeste com o governo paulista prevรช melhorias na infraestrutura viรกria, como duplicaรงรตes, manutenรงรฃo constante e aprimoramento da sinalizaรงรฃo.
Essas aรงรตes visam garantir uma experiรชncia mais segura e confortรกvel para os usuรกrios.
A seguranรงa nas estradas รฉ prioridade, mas os motoristas tambรฉm precisarรฃo redobrar a atenรงรฃo e adequar seus hรกbitos.
Impacto na rotina dos motoristas
A notรญcia da instalaรงรฃo dos novos radares jรก estรก gerando debates entre motoristas e especialistas.
Enquanto alguns defendem que a medida รฉ essencial para salvar vidas, outros criticam o que consideram um aumento da fiscalizaรงรฃo punitiva.
Os dados, no entanto, sรฃo claros: a reduรงรฃo da velocidade em รกreas crรญticas pode diminuir significativamente o nรบmero de acidentes fatais.
Resta saber se a conscientizaรงรฃo dos condutores acompanharรก a implementaรงรฃo dessa nova tecnologia.
Uma nova era nas rodovias paulistas
Com a operaรงรฃo desses novos radares, a promessa รฉ de um trรขnsito mais seguro e controlado.
No entanto, รฉ inegรกvel que as mudanรงas exigirรฃo maior comprometimento dos motoristas com as regras de trรขnsito. Afinal, a seguranรงa nas estradas comeรงa com escolhas responsรกveis ao volante.
E vocรช, o que acha dessa nova medida? Serรก que os novos radares vรฃo, de fato, melhorar a seguranรงa ou apenas gerar mais multas? Comente abaixo!
Esse Tarcisio de Freitas,tambรฉm รฉ alinhado com o “governo do amor”. Fora os policiais rodoviรกrios que ficam escondidos com radares,para tomar do cidadรฃo mais um pouco,para provar a incompetรชncia do estado em fornecer estradas melhores,pois todas as principais rodovias,estรฃo saturadas. E mais,pedรกgios,sรณ servem para tirar mais ainda dinheiro do cidadรฃo,nรฃo tem expansรฃo de nenhuma rodovia em andamento. Agora surge a noticia do tunel que ligarรก Santos-Guarujรก,legal,nรฃo fosse as condiรงรตes precรกrias para se chegar na baixada,atรฉ seria bom. Mas a inseguranรงa,impera em toda baixada santista. Ah,mais a obra รฉ para turista,nรฉ
Ja viram a qualidade das pontes,e viadutos feitos nos ultima 20,30 anos? Os desnรญveis? E um tunel por baixo do mar,tem coragem?
FรBRICA DE MULTAS. NรO RESOLVEU NO PASSADO. PORQUร RESOLVERIA AGORA?
Essa fiscalizaรงรฃo deve ser em todas as rodovias, muitas mortes por excesso de velocidade, tanto de carro como de caminhรฃo e รดnibus.