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Multa vai rolar solta? Radar de velocidade média começa a ser instalado em diferentes locais do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/12/2024 às 20:19
Radares de velocidade média começam a ser testados no Brasil. Tecnologia já reduz acidentes no exterior e pode transformar o trânsito.
Radares de velocidade média começam a ser testados no Brasil. Tecnologia já reduz acidentes no exterior e pode transformar o trânsito.
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Radares de velocidade média podem revolucionar o trânsito no Brasil. Em fase experimental, a tecnologia já reduz acidentes no exterior e promete maior segurança viária. Será o fim da imprudência nas rodovias?

Imagine dirigir por uma estrada, achando que os radares estão apenas monitorando sua velocidade momentânea.

No entanto, ao final do trajeto, você descobre que o tempo total do percurso foi calculado para determinar sua velocidade média.

Essa tecnologia já é realidade em países como a Itália e começa a dar os primeiros passos no Brasil, prometendo mudar a forma como infrações são fiscalizadas e aumentar a segurança nas rodovias.

Mas será que os motoristas brasileiros já estão sendo multados?

De acordo com o Ministério dos Transportes, a instalação dos chamados radares de velocidade média começou em caráter experimental.

O primeiro aparelho foi colocado em operação na BR-050, em Uberaba (MG). Apesar de um vídeo viral no TikTok ter sugerido que multas já estão sendo aplicadas, essa informação é falsa.

A tecnologia ainda está em fase de testes e segue regulamentações rigorosas definidas pela Resolução nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como funcionam os radares de velocidade média?

Os radares de velocidade média não atuam sozinhos.

O sistema precisa de, no mínimo, dois aparelhos instalados em pontos diferentes da via. Quando o veículo passa pelo primeiro radar, sua velocidade é registrada.

Depois, ao cruzar o segundo, o sistema calcula o tempo total gasto no trajeto entre os dois pontos. Esse tempo é usado para determinar a velocidade média do veículo.

A fórmula utilizada, bastante conhecida por quem estudou física básica, é Vm = ΔS/Δt. Isso significa que a velocidade média (Vm) é calculada dividindo a distância percorrida (ΔS) pelo tempo gasto (Δt).

Caso o motorista tenha ultrapassado o limite médio permitido, ele poderá ser autuado.

É importante ressaltar que a regulamentação do Contran exige que uma série de dados seja registrada para validar uma autuação.

Entre esses critérios estão a imagem da placa do veículo, a velocidade medida no momento da infração, a velocidade considerada (após o desconto da margem de erro), o local e a hora da infração, além de detalhes sobre o equipamento utilizado.

Esses dispositivos também precisam ser aprovados pelo Inmetro, que fiscaliza e realiza manutenções anuais.

O impacto dos radares na segurança viária

Enquanto no Brasil a implementação dos radares de velocidade média ainda é experimental, países como a Itália e a Holanda já utilizam essa tecnologia há anos, com resultados significativos.

Um estudo realizado na Holanda indicou que o uso desse sistema reduziu os acidentes em 19%.

A eficácia está diretamente ligada à forma como os motoristas ajustam seu comportamento para evitar multas, resultando em uma direção mais responsável.

No Brasil, a necessidade de medidas como essa é urgente.

Dados do Infosiga, encomendados pela TV Globo, revelaram que, apenas no Estado de São Paulo, sete pessoas morrem diariamente em acidentes rodoviários.

Entre janeiro e outubro de 2024, milhares de vidas foram perdidas em acidentes que poderiam ter sido evitados com uma fiscalização mais eficiente.

Quando os radares começarão a multar?

Segundo o Ministério dos Transportes, ainda não há previsão para que os radares de velocidade média passem a aplicar multas.

A fase atual serve para avaliar o desempenho dos equipamentos e sua viabilidade.

Portanto, por enquanto, os motoristas brasileiros não serão multados com base na velocidade média.

Entretanto, especialistas apontam que o uso dessa tecnologia é uma tendência inevitável, especialmente diante dos resultados positivos observados no exterior.

A introdução desse tipo de fiscalização pode marcar um divisor de águas na segurança do trânsito brasileiro, combatendo a imprudência e reduzindo o número de vítimas nas estradas.

Como evitar multas com essa tecnologia?

Uma prática comum entre motoristas é reduzir drasticamente a velocidade ao se aproximar de um radar fixo e voltar a acelerar logo em seguida.

Com os radares de velocidade média, essa estratégia perde eficácia.

Para evitar autuações no futuro, será necessário manter uma velocidade constante e dentro do limite permitido durante todo o trajeto monitorado.

Além disso, a conscientização dos motoristas será fundamental para o sucesso dessa nova tecnologia.

Afinal, o objetivo principal dos radares não é multar, mas promover um trânsito mais seguro e reduzir os índices alarmantes de acidentes no país.

E você, acredita que os radares de velocidade média podem realmente mudar o comportamento dos motoristas brasileiros e salvar vidas? Deixe sua opinião nos comentários!

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Ademir Pereira de Souza
Ademir Pereira de Souza
23/12/2024 14:12

País de ****,com Leis de Metda que se **** os Tranalhadores. Carro com impostos mais altos do mundo, ipva e agora essa armadilha a mais prabfufer com o motorista, as rodovias uma mera isso ninguém falar

Luís Augusto Muniz de Andrade
Luís Augusto Muniz de Andrade
20/12/2024 17:00

Será que instalarão estes equipamentos na BR 324, entre Salvador e Feira de Santana? Conhecida também como: “O QUEIJO SUÍÇO DO NORDESTE”.
Sinto-me assaltado toda vez que passo pelas praças de pedágio desta rodovia, que, sem sombra de dúvidas, é uma vergonha estadual/nacional.

José Orlando Silva
José Orlando Silva
20/12/2024 10:44

Na prática reduz sim, mas pode encarecer a viagem, visto que, diminuindo o fluxo quantitativo de veículos, diminuirá a arrecadação nos pedágio, de forma que para não perderem receita, certamente o preço do pedágio subirá.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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