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Multa vai rolar solta? Radar de velocidade média começa a ser instalado em diferentes locais do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/12/2024 às 20:19
Radares de velocidade média começam a ser testados no Brasil. Tecnologia já reduz acidentes no exterior e pode transformar o trânsito.
Radares de velocidade média começam a ser testados no Brasil. Tecnologia já reduz acidentes no exterior e pode transformar o trânsito.

Radares de velocidade média podem revolucionar o trânsito no Brasil. Em fase experimental, a tecnologia já reduz acidentes no exterior e promete maior segurança viária. Será o fim da imprudência nas rodovias?

Imagine dirigir por uma estrada, achando que os radares estão apenas monitorando sua velocidade momentânea.

No entanto, ao final do trajeto, você descobre que o tempo total do percurso foi calculado para determinar sua velocidade média.

Essa tecnologia já é realidade em países como a Itália e começa a dar os primeiros passos no Brasil, prometendo mudar a forma como infrações são fiscalizadas e aumentar a segurança nas rodovias.

Mas será que os motoristas brasileiros já estão sendo multados?

De acordo com o Ministério dos Transportes, a instalação dos chamados radares de velocidade média começou em caráter experimental.

O primeiro aparelho foi colocado em operação na BR-050, em Uberaba (MG). Apesar de um vídeo viral no TikTok ter sugerido que multas já estão sendo aplicadas, essa informação é falsa.

A tecnologia ainda está em fase de testes e segue regulamentações rigorosas definidas pela Resolução nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como funcionam os radares de velocidade média?

Os radares de velocidade média não atuam sozinhos.

O sistema precisa de, no mínimo, dois aparelhos instalados em pontos diferentes da via. Quando o veículo passa pelo primeiro radar, sua velocidade é registrada.

Depois, ao cruzar o segundo, o sistema calcula o tempo total gasto no trajeto entre os dois pontos. Esse tempo é usado para determinar a velocidade média do veículo.

A fórmula utilizada, bastante conhecida por quem estudou física básica, é Vm = ΔS/Δt. Isso significa que a velocidade média (Vm) é calculada dividindo a distância percorrida (ΔS) pelo tempo gasto (Δt).

Caso o motorista tenha ultrapassado o limite médio permitido, ele poderá ser autuado.

É importante ressaltar que a regulamentação do Contran exige que uma série de dados seja registrada para validar uma autuação.

Entre esses critérios estão a imagem da placa do veículo, a velocidade medida no momento da infração, a velocidade considerada (após o desconto da margem de erro), o local e a hora da infração, além de detalhes sobre o equipamento utilizado.

Esses dispositivos também precisam ser aprovados pelo Inmetro, que fiscaliza e realiza manutenções anuais.

O impacto dos radares na segurança viária

Enquanto no Brasil a implementação dos radares de velocidade média ainda é experimental, países como a Itália e a Holanda já utilizam essa tecnologia há anos, com resultados significativos.

Um estudo realizado na Holanda indicou que o uso desse sistema reduziu os acidentes em 19%.

A eficácia está diretamente ligada à forma como os motoristas ajustam seu comportamento para evitar multas, resultando em uma direção mais responsável.

No Brasil, a necessidade de medidas como essa é urgente.

Dados do Infosiga, encomendados pela TV Globo, revelaram que, apenas no Estado de São Paulo, sete pessoas morrem diariamente em acidentes rodoviários.

Entre janeiro e outubro de 2024, milhares de vidas foram perdidas em acidentes que poderiam ter sido evitados com uma fiscalização mais eficiente.

Quando os radares começarão a multar?

Segundo o Ministério dos Transportes, ainda não há previsão para que os radares de velocidade média passem a aplicar multas.

A fase atual serve para avaliar o desempenho dos equipamentos e sua viabilidade.

Portanto, por enquanto, os motoristas brasileiros não serão multados com base na velocidade média.

Entretanto, especialistas apontam que o uso dessa tecnologia é uma tendência inevitável, especialmente diante dos resultados positivos observados no exterior.

A introdução desse tipo de fiscalização pode marcar um divisor de águas na segurança do trânsito brasileiro, combatendo a imprudência e reduzindo o número de vítimas nas estradas.

Como evitar multas com essa tecnologia?

Uma prática comum entre motoristas é reduzir drasticamente a velocidade ao se aproximar de um radar fixo e voltar a acelerar logo em seguida.

Com os radares de velocidade média, essa estratégia perde eficácia.

Para evitar autuações no futuro, será necessário manter uma velocidade constante e dentro do limite permitido durante todo o trajeto monitorado.

Além disso, a conscientização dos motoristas será fundamental para o sucesso dessa nova tecnologia.

Afinal, o objetivo principal dos radares não é multar, mas promover um trânsito mais seguro e reduzir os índices alarmantes de acidentes no país.

E você, acredita que os radares de velocidade média podem realmente mudar o comportamento dos motoristas brasileiros e salvar vidas? Deixe sua opinião nos comentários!

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DARIO
DARIO
13/12/2024 23:22

A LEI DEVIA MUDAR TAMBÉM, IGUAL NOS EUA,– NÃO PRECISAVA FAZER BLITZ, QUEM BEBE ÁLCOOL, MECHE COM DROGA, E MATA ALGUÉM, COMPROVADO QUE ESTAVA NO ERRO- PRISÃO PERPÉTUA, BATER EM ALGUM LUGAR, 8 ANOS DE ****, PORQUE 90% QUE BEBÊ OU DROGA, FICAM BÊBADOS OU DROGADOS .HIA DIMINUIR ACIDENTES, EM VEZ DE BLITZ,QUE NÃO É 100% NOS LUGARES DO ACIDENTE, E ECONOMIZARIAM COMBUSTÍVEL, ETC.

Ronald
Ronald
14/12/2024 01:03

Um país que não lhe dá a mínima alternativa de transporte ferroviário, que possuem uma velocidade de estrada baixíssima, comparada a outros países, que possui passagens de avião altíssima, investe em todos os mecanismos de alta tecnologia para tirar seu dinheiro e não preservar vida, fato que se fosse a segunda opção, dava estradas boas e seguras para seu povo. É um escárnio, os que multam sim, são os verdadeiros criminosos. Já tentaram recurso para tirar multa? Dos milhares de recursos só 4% conseguem, são milhões de multas injustas. Brasil de corruptos.

Euzebio Vicente
Euzebio Vicente
14/12/2024 05:48

E preciso iniciar uma campanha de conscientização para todos os motoristas e pedestres,pois ambos tem comportamentos exagerados no trânsito principalmente moto boy,os donos do corredor.E onde tem faixa mas não há sinal luminoso o pedestre tem que dar sinal de vida tudo tem que ser revisto e informado,O PEDESTRE acha que carro e moto para imediato e logo se adianta com a mão assim acontece os acidentes.Piloto moto e carro vejo isso todos os dias.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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