Apesar de muitas cidades brasileiras estarem dando mais oportunidades de empregos para o público feminino, o município de Cuiabá merece um destaque especial. Afinal, ter uma quantidade significativa de mulheres atuando no setor de energia solar fotovoltaica é tido como motivo de comemoração
Em meio à semana do dia da mulher, a região de Cuiabá ganhou um grande destaque em relação à presença das mulheres no setor das energias renováveis, principalmente a energia solar. A Oeste Solar, empresa focada na produção de energia fotovoltaica, comentou nessa terça-feira, (08/03), sobre a presença feminina dentro da companhia e os grandes empregos ocupados por essas mulheres.
Notícias relacionadas:
Cuiabá é destaque em relação à presença das mulheres no mercado da energia solar e novos empregos surgem para elas na produção fotovoltaica
O mercado das energias renováveis vem mudando bastante durante os últimos anos, principalmente no que diz respeito à disparidade de gênero, uma vez que esse era um segmento muito marcado pela presença masculina e, hoje, vem abrindo portas para as mulheres nesses empregos. Assim, um grande destaque atual no mercado brasileiro é a região de Mato Grosso e, principalmente, de Cuiabá, que estão empregando cada vez mais mulheres no ramo da fotovoltaica.
A expressividade da energia solar no mercado global é cada vez maior e, segundo estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), somente durante o ano de 2019, o setor das energias renováveis gerou 11,5 milhões de empregos no mundo todo e a indústria de energia solar fotovoltaica respondeu por um terço do total. Além disso, 32% eram completos por empregos ocupados por mulheres e esses números só vêm crescendo com o passar dos anos, comprovando o avanço em relação às diferenças de gênero dentro do segmento da energia fotovoltaica.
- Ultragaz Brilha no Ranking Top 100 Open Corps 2024 com Inovações Revolucionárias em Energia
- Petrobras investe R$ 60 milhões em tecnologia inédita para captar energia limpa direto dos ventos do mar
- Fim dos painéis solares? Nova tecnologia surge como alternativa poderosa para geração de energia solar, prometendo desempenho superior e uma revolução na sustentabilidade.
- Maior Usina do Mundo: com investimento de R$ 4,1 bilhões, Inpasa amplia operações de etanol de milho no Mato Grosso
Assim, o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho da energia solar representa uma grande conquista para a luta feminina e, consequentemente, um grande avanço dentro desse segmento. O estado de Mato Grosso vem se consagrando como um dos maiores em relação à empregabilidade feminina dentro das energias renováveis e boa parte desses resultados são consequência da constante busca por capacitação profissional que essas mulheres buscam, visando melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho e uma ascensão profissional.
Grupo Oeste Solar marca presença na empregabilidade de mulheres dentro do setor da energia solar na região de Cuiabá, Mato Grosso
O destaque de Cuiabá e do estado de Mato Grosso dentro da questão das mulheres no ramo da energia fotovoltaica é consequência de grandes empresas que estão fazendo parte dessa luta, principalmente a Oeste Solar. A companhia é a líder em capacidade instalada de geração fotovoltaica, em geração distribuída, responsável por aproximadamente 30%, dos 86 MW, da capital mato grossense, e vem buscando cada vez mais integrar a figura feminina dentro do mercado da energia solar, como forma de contribuir para esse avanço no ramo.
Com isso, o diretor da Oeste Solar, Tiago Vianna, comentou sobre essa presença na empresa e destacou que “Na Oeste Solar temos uma política de valorização e reconhecimento dessas profissionais, na busca da equidade de gêneros. A tendência do mercado em que atuamos é de crescimento nos próximos anos e, consequentemente, teremos mais postos de trabalho ocupados por mulheres competentes em tudo que fazem. Então, deixamos aqui os nossos parabéns a vocês, mulheres pelo seu dia e o nosso agradecimento pelo seu trabalho”.
Além disso, funcionárias como Neuza de Almeida Oliveira e Ariete de Espírito Santos destacam que as oportunidades de empregos oferecidas pela empresa foram essenciais para que elas pudessem ingressar nesse segmento e que, hoje, graças a esse trabalho, elas se sentem mais realizadas no âmbito profissional e mais capacitadas dentro do seu ramo.