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Motos chinesas e indianas avançam e desafiam liderança no mercado brasileiro

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 04/09/2025 às 17:02
Motos chinesas e indianas Haojue, Bajaj e Royal Enfield expostas em concessionária no Brasil
Haojue, Bajaj e Royal Enfield representam a força das marcas orientais que avançam no mercado brasileiro de duas rodas em 2025
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Panorama revela mudanças importantes no setor de duas rodas em agosto de 2025

Em agosto de 2025, segundo dados da Fenabrave, o mercado brasileiro de motocicletas registrou 185.454 emplacamentos de zero quilômetro. Esse resultado representou queda de 3,99% frente a julho.

Entretanto, em janeiro de 2025, a Abraciclo projetou crescimento de 7,5% para o acumulado do ano. Essa projeção reforçou expectativas positivas para o setor.

Apesar da retração momentânea, o movimento mostra como fabricantes chinesas e indianas vêm ocupando espaço. Elas avançam ao lado das tradicionais marcas japonesas.

Consolidação de marcas históricas e ascensão das concorrentes

Embora Honda e Yamaha sigam na liderança absoluta, conforme a Fenabrave, outras fabricantes como BMW, Triumph, Kawasaki, Suzuki e Harley-Davidson continuam presentes no mercado.

Contudo, desde 2024, a participação de marcas indianas e chinesas ganhou força. O destaque vai para Royal Enfield, Bajaj, Haojue e Shineray.

As indianas Royal Enfield e Bajaj se consolidaram como a 6ª e a 7ª marcas com mais emplacamentos. Elas superaram quase todas as concorrentes, exceto as japonesas.

A Royal Enfield, por exemplo, domina a categoria custom. Quatro modelos da marca estão entre os mais vendidos.

Já a Bajaj mantém a Dominar D400 como naked mais vendida desde 2024. Esse desempenho reforça sua competitividade no mercado nacional.

Royal Enfield – Categoria Custom

Força das chinesas e estratégias de expansão

Entre as chinesas, a Haojue ocupa a 8ª posição no ranking de emplacamentos de agosto de 2025, segundo a Fenabrave.

Seus modelos DK160 e DR160 mostram crescimento constante. Contudo, eles ainda representam pequena fatia do mercado geral.

Já a Shineray, mais antiga no Brasil, apostou em modelos maiores e sofisticados. Ao mesmo tempo, manteve preços acessíveis para o público brasileiro.

Em parceria com marcas como Lifan e QJ Motor, a empresa reforçou sua presença. Assim, garantiu 5,82% das vendas totais do setor.

Essa performance consolidou a Shineray como uma das três maiores em participação de mercado no Brasil.

Haojue DL 160

Ranking destaca diversificação entre categorias

Os números da Fenabrave de agosto de 2025 apontam a pulverização do mercado de motocicletas no Brasil.

Entre as street, a Honda CG 160 lidera com 41.456 unidades. Logo atrás aparece a Mottu Sport 110i, com 9.778.

A Yamaha YBR 150 fecha o pódio da categoria, com 7.702 emplacamentos.

Nas custom, a Royal Enfield Hunter 350 aparece na frente com 622 emplacamentos. Em seguida estão a Super Meteor 650, com 535, e a Meteor, com 510.

No segmento trail, a Honda NXR160 segue imbatível, com 16.317 unidades. Já a Honda XRE 300 e a Yamaha XTZ 250 completam o pódio.

As estatísticas reforçam que cada categoria tem líderes bem definidos. Ao mesmo tempo, mostram avanço constante das novas concorrentes.

Perspectivas e impacto do avanço oriental

De acordo com Marcos Bento, presidente da Abraciclo, o setor opera em plena capacidade. Ele afirmou que o mercado atende à demanda crescente de consumidores e trabalhadores.

O avanço das marcas indianas e chinesas demonstra que a globalização ampliou o leque de opções. Além disso, reduziu preços e tornou o mercado mais competitivo.

Dessa forma, os próximos meses tendem a confirmar se esse crescimento sustentável será suficiente para equilibrar a hegemonia japonesa. Essa liderança já dura décadas.

Será que as motocicletas indianas e chinesas conseguirão manter esse ritmo?

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Rbn
Rbn
07/09/2025 21:51

Esse crescimento não se sustenta, se essas marcas não levarem a sério, como querem crescer se sua rede de concessionária não se amplia, não investe em melhorias, veja a rede da haojue, no site mostra concessionárias que não tem nem telefone para contato, como querem crescer e vender…falta muita seriedade com o negócio…

Luciano
Luciano
06/09/2025 18:32

“O avanço das marcas chinesas reduziu preços”.
😂😂😂😂😂😂😂😂
Você vive onde menino? Em Marte?

Valdir
Valdir
06/09/2025 09:14

Se as motos chinesas e indianas tiverem bom custo/benefício e abrirem mais concessionárias com certeza vão se dar bem no mercado.

Paulo André Saraiva Ribeiro
Paulo André Saraiva Ribeiro
Em resposta a  Valdir
06/09/2025 13:20

Falta mais pontos de venda e manutenção sobretudo das marcas com menos tempo d mercado

Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

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