Panorama revela mudanças importantes no setor de duas rodas em agosto de 2025
Em agosto de 2025, segundo dados da Fenabrave, o mercado brasileiro de motocicletas registrou 185.454 emplacamentos de zero quilômetro. Esse resultado representou queda de 3,99% frente a julho.
Entretanto, em janeiro de 2025, a Abraciclo projetou crescimento de 7,5% para o acumulado do ano. Essa projeção reforçou expectativas positivas para o setor.
Apesar da retração momentânea, o movimento mostra como fabricantes chinesas e indianas vêm ocupando espaço. Elas avançam ao lado das tradicionais marcas japonesas.
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Consolidação de marcas históricas e ascensão das concorrentes
Embora Honda e Yamaha sigam na liderança absoluta, conforme a Fenabrave, outras fabricantes como BMW, Triumph, Kawasaki, Suzuki e Harley-Davidson continuam presentes no mercado.
Contudo, desde 2024, a participação de marcas indianas e chinesas ganhou força. O destaque vai para Royal Enfield, Bajaj, Haojue e Shineray.
As indianas Royal Enfield e Bajaj se consolidaram como a 6ª e a 7ª marcas com mais emplacamentos. Elas superaram quase todas as concorrentes, exceto as japonesas.
A Royal Enfield, por exemplo, domina a categoria custom. Quatro modelos da marca estão entre os mais vendidos.
Já a Bajaj mantém a Dominar D400 como naked mais vendida desde 2024. Esse desempenho reforça sua competitividade no mercado nacional.
Força das chinesas e estratégias de expansão
Entre as chinesas, a Haojue ocupa a 8ª posição no ranking de emplacamentos de agosto de 2025, segundo a Fenabrave.
Seus modelos DK160 e DR160 mostram crescimento constante. Contudo, eles ainda representam pequena fatia do mercado geral.
Já a Shineray, mais antiga no Brasil, apostou em modelos maiores e sofisticados. Ao mesmo tempo, manteve preços acessíveis para o público brasileiro.
Em parceria com marcas como Lifan e QJ Motor, a empresa reforçou sua presença. Assim, garantiu 5,82% das vendas totais do setor.
Essa performance consolidou a Shineray como uma das três maiores em participação de mercado no Brasil.
Ranking destaca diversificação entre categorias
Os números da Fenabrave de agosto de 2025 apontam a pulverização do mercado de motocicletas no Brasil.
Entre as street, a Honda CG 160 lidera com 41.456 unidades. Logo atrás aparece a Mottu Sport 110i, com 9.778.
A Yamaha YBR 150 fecha o pódio da categoria, com 7.702 emplacamentos.
Nas custom, a Royal Enfield Hunter 350 aparece na frente com 622 emplacamentos. Em seguida estão a Super Meteor 650, com 535, e a Meteor, com 510.
No segmento trail, a Honda NXR160 segue imbatível, com 16.317 unidades. Já a Honda XRE 300 e a Yamaha XTZ 250 completam o pódio.
As estatísticas reforçam que cada categoria tem líderes bem definidos. Ao mesmo tempo, mostram avanço constante das novas concorrentes.
Perspectivas e impacto do avanço oriental
De acordo com Marcos Bento, presidente da Abraciclo, o setor opera em plena capacidade. Ele afirmou que o mercado atende à demanda crescente de consumidores e trabalhadores.
O avanço das marcas indianas e chinesas demonstra que a globalização ampliou o leque de opções. Além disso, reduziu preços e tornou o mercado mais competitivo.
Dessa forma, os próximos meses tendem a confirmar se esse crescimento sustentável será suficiente para equilibrar a hegemonia japonesa. Essa liderança já dura décadas.
Esse crescimento não se sustenta, se essas marcas não levarem a sério, como querem crescer se sua rede de concessionária não se amplia, não investe em melhorias, veja a rede da haojue, no site mostra concessionárias que não tem nem telefone para contato, como querem crescer e vender…falta muita seriedade com o negócio…
“O avanço das marcas chinesas reduziu preços”.
😂😂😂😂😂😂😂😂
Você vive onde menino? Em Marte?
Se as motos chinesas e indianas tiverem bom custo/benefício e abrirem mais concessionárias com certeza vão se dar bem no mercado.
Falta mais pontos de venda e manutenção sobretudo das marcas com menos tempo d mercado