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Motor argentino: criado por Eduardo Taurozzi, um engenheiro de Buenos Aires, que desenvolveu um motor pendular a combustão interna com um design único de pistão em forma de gancho e cilindro curvo

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 07/05/2024 às 13:00
Motor argentino: criado por Eduardo Taurozzi, um engenheiro de Buenos Aires, que desenvolveu um motor pendular a combustão interna com um design único de pistão em forma de gancho e cilindro curvo
Eduardo Taurozzi Foto: Canva/Divulgação

Conheça o inovador “motor argentino” desenvolvido por Eduardo Taurozzi, um engenheiro de Buenos Aires, que transformou a engenharia mecânica com seu design exclusivo de motor pendular a combustão interna. Este motor se destaca por seu cilindro curvo e pistão em forma de gancho, uma configuração que reduz drasticamente o atrito entre os componentes, melhora a eficiência energética e diminui a necessidade de resfriamento.

O engenheiro argentino Eduardo Taurozzi, de Buenos Aires, é o criador de um motor inovador que promete mudar as regras do jogo na indústria automobilística. Com um design peculiar e uma abordagem radicalmente nova para o movimento dos pistões, o “motor pendular” de Taurozzi representa um salto significativo em eficiência e economia de combustível.

Na década de 1970, Taurozzi patenteou o conceito de um motor pendular a combustão interna, caracterizado por um cilindro curvo e um pistão em forma de gancho, que desafia as convenções da engenharia mecânica tradicional. Este design não apenas reduz o atrito interno, mas também melhora a eficiência do combustível e diminui o aquecimento do motor, permitindo o uso de radiadores menores e, consequentemente, uma redução no consumo de óleo.

Motor argetino de Eduardo Taurozzi opera com um virabrequim padrão e bielas

O motor argetino de Taurozzi opera com um virabrequim padrão e bielas, mas se diferencia pela introdução de um pistão pendular que se move dentro de uma câmara semitoroidal. Esta configuração minimiza o atrito lateral típico dos motores convencionais e redistribui a energia de forma mais eficiente durante o ciclo de combustão, que inclui admissão, compressão, combustão e exaustão. O design inovador permite que o motor funcione com maior suavidade e com menos desgaste mecânico.

Taurozzi enfrentou desafios significativos em termos de produção em massa e aceitação no mercado automotivo

Apesar de suas vantagens, o motor de Taurozzi enfrentou desafios significativos em termos de produção em massa e aceitação no mercado automotivo. A complexidade de usinar blocos com formatos curvos e a necessidade de desenvolver sistemas de balanceamento específicos para esta nova configuração são algumas das barreiras que impediram sua adoção mais ampla. No entanto, o motor encontrou aplicação em nichos específicos, como em compressores médicos, onde suas características únicas são particularmente vantajosas.

Eduardo Taurozzi, apesar de não ter revolucionado a indústria automobilística como inicialmente esperado, deixou um legado de inovação e persistência. Sua abordagem para reduzir a fricção e aumentar a eficiência energética em motores a combustão continua a inspirar engenheiros e inventores ao redor do mundo. Taurozzi demonstrou que, com criatividade e engenhosidade, é possível desafiar e expandir os limites da tecnologia convencional.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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