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Motor 1.0 turbo e nova correia banhada a óleo: Tracker 2026 tem 115,5 cv, central de 11″, rodas de aço e consumo ajustado; vale a pena após perder potência?

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/10/2025 às 23:10
Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11" e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.
Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11″ e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.
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Reestilização traz nova central de 11 polegadas, motor recalibrado e correia reforçada, enquanto a Chevrolet aposta em eficiência e garantia ampliada para manter o SUV competitivo diante da perda de potência e da forte concorrência.

O Chevrolet Tracker 2026 chega reestilizado e com motor 1.0 turbo recalibrado para 115,5 cv, além de uma central multimídia de 11 polegadas e ajustes finos de suspensão.

A estratégia mira eficiência e preço em um segmento extremamente disputado, mesmo após a queda de potência.

A marca manteve a faixa de valores da linha 2025, entre R$ 119.900 e R$ 190.590, e ampliou a garantia para cinco anos, movimento que busca elevar a confiança do consumidor.

Visual novo, pacote revisto e foco na eficiência

A atualização estética envolve frente redesenhada e cabine modernizada com quadro de instrumentos digital e a nova tela de 11”.

Nas versões de entrada e LT, o conjunto traz rodas de aço de 17 polegadas com calotas, um recurso que ajuda a conter custos, ainda que evidencie simplicidade para um modelo acima de R$ 150 mil.

A conectividade inclui Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do OnStar.

No campo estrutural, o Tracker preserva medidas da geração atual, com 4,30 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura.

O porta-malas segue em 393 litros, número competitivo, mas não líder entre os rivais diretos.

Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11" e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.
Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11″ e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.

Por que a potência caiu para 115,5 cv

A GM recalibrou o 1.0 turbo de três cilindros para alinhar o SUV às novas regras de tributação que premiam modelos mais eficientes.

O Programa Carro Sustentável, regulamentado em julho, zerou o IPI para veículos compactos fabricados no Brasil e com alto desempenho ambiental; entre os critérios que modulam o imposto está a potência em kW, com faixas que favorecem motores até 85 kW (cerca de 115 cv).

A adequação do conjunto deixa o Tracker apto a pleitear o benefício, embora a inclusão dependa de credenciamento e publicação de portaria específica.

Na prática, o SUV perdeu 5,5 cv no etanol e 1 cv na gasolina em relação à calibração anterior que chegava a 121 cv, mas manteve o torque em patamares conhecidos: 18,9 kgfm (E) e 18,3 kgfm (G).

O câmbio automático de seis marchas continua responsável por gerenciar o desempenho com relações bem escalonadas.

Consumo ajustado e desempenho

Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11" e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.
Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11″ e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.

As mudanças renderam pequena melhora no consumo nas versões 1.0T.

Segundo dados do Inmetro, o Tracker faz 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol; com gasolina, são 11,5 km/l (urbano) e 13,8 km/l (rodoviário).

Em desempenho, o 0 a 100 km/h oficial fica em 10,9 s, coerente com a proposta urbana do modelo e com a suavidade de respostas após 2.000 rpm, embora o “turbo lag” ainda possa ser percebido nas saídas.

Enquanto isso, rivais como o Volkswagen T-Cross seguem registrando médias de combustível superiores em alguns cenários de teste de eficiência, o que pressiona o Chevrolet a competir em conectividade, garantia e preço.

A leitura de mercado reforça a necessidade de o Tracker se posicionar como opção racional para quem prioriza equipamentos e pós-venda.

Condução, espaço interno e ergonomia

A calibração de suspensão ficou mais firme, mas sem comprometer o conforto em piso irregular.

Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11" e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.
Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11″ e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.

A direção elétrica leve favorece manobras e o comportamento urbano, enquanto volante com ajuste de altura e profundidade e cinto regulável ajudam a encaixar melhor a posição de dirigir.

Por outro lado, os bancos de tecido das versões inferiores não se destacam em maciez e o túnel central elevado limita o espaço para quem vai no meio do banco traseiro.

Quanto ao porta-malas de 393 litros, o volume atende famílias pequenas, mas alguns concorrentes entregam mais capacidade.

Com 2,57 m de entre-eixos, o espaço traseiro é suficiente para dois adultos, embora a terceira pessoa viaje com restrições.

Correia banhada a óleo: o que mudou

Tema sensível para os motores de três cilindros da GM, a correia dentada banhada a óleo recebeu nova formulação de borracha, indicada como mais resistente a desgaste por manutenção inadequada.

Como parte da resposta à crise reputacional, a Chevrolet ampliou garantias e estabeleceu procedimentos de revalidação do componente, além de adotar peça reforçada nos carros mais novos.

No Tracker 2026, a montadora passou a divulgar cinco anos de garantia para o veículo, enquanto iniciativas específicas cobrem inspeção e troca do kit conforme protocolos da rede.

O uso do óleo correto e a manutenção no prazo seguem determinantes para a durabilidade.

Equipamentos e segurança na versão LT

Na configuração LT avaliada, o painel digital e a central de 11” elevam a experiência de uso, com interface simples e pareamento sem fio.

Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11" e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.
Chevrolet Tracker 2026 ganha motor 1.0 turbo de 115,5 cv, nova central de 11″ e correia reforçada, com foco em eficiência e conforto.

câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e chave presencial com partida por botão, além de seis airbags e controles de estabilidade e tração como itens de série.

O acabamento, porém, permanece predominantemente em plástico rígido, limitando a sensação de requinte.

Preço, posicionamento e custo-benefício

Com preços inalterados em relação a 2025 e calibração voltada a atingir parâmetros de tributação mais favoráveis, o Tracker 2026 tenta compensar a perda de potência com equipamentos, conectividade e garantia de 5 anos.

A decisão sobre o custo-benefício dependerá, sobretudo, de o modelo efetivamente entrar na lista com IPI zero e de como as concessionárias repassarem eventuais reduções.

Até lá, o pacote do 1.0 turbo cumpre bem a rotina urbana, ainda que o atraso na entrada do turbo exija familiarização do motorista em arrancadas.

Para quem valoriza conectividade ampla, revisão programada e garantia longa, a calibragem “menos é mais” faz sentido; para quem prioriza desempenho e consumo de ponta, a comparação direta com T-Cross, Nivus e Creta continua obrigatória.

No seu uso diário, o que pesa mais: a economia prometida pelo novo enquadramento tributário ou a entrega de potência que foi reduzida para chegar lá?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas e também editor do portal CPG. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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