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Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 18 comentários

Moto com correia dentada de CARRO no lugar da CORRENTE

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 23/12/2024 às 01:26
correia dentada, carro, motor, corrente
Foto: Reprodução
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Uma adaptação inusitada: uma moto equipada com uma correia dentada de carro substitui a tradicional corrente, trazendo curiosidade

A correia dentada e a corrente de moto são componentes essenciais em seus respectivos contextos, mas desempenham funções completamente diferentes. Essa diferença levantou uma dúvida curiosa: seria possível usar uma correia dentada no lugar da corrente de uma moto? Um experimento ousado tentou responder a essa questão.

Correia dentada: sincronização precisa e delicada

A correia dentada é um item indispensável em motores a combustão interna. Geralmente fabricada em borracha reforçada com fibras sintéticas ou metálicas, sua principal função é sincronizar o virabrequim e o comando de válvulas. Essa sincronia é crucial para que as válvulas abram e fechem no momento exato em relação ao movimento dos pistões.

Falhas na correia dentada podem ser desastrosas, causando danos graves ao motor. Um exemplo comum é o choque entre válvulas e pistões, o que pode exigir reparos extremamente caros ou até a substituição do motor.

Para evitar problemas, é recomendado substituir a correia a cada 60.000 a 100.000 km, dependendo do modelo do veículo e das orientações do fabricante.

Corrente da moto: transmissão de força bruta

Enquanto a correia dentada opera internamente no motor, a corrente de moto tem outra função: transferir a força gerada pelo motor para a roda traseira.

Composta por elos de metal interligados, é projetada para suportar as altas forças de torque que uma moto exige.

A manutenção da corrente é igualmente importante. Lubrificação e ajustes regulares são necessários para prevenir desgaste, e a troca deve ser feita ao sinal de desgaste excessivo. Uma corrente comprometida pode escorregar ou quebrar, colocando em risco a segurança do piloto.

O experimento do Metal Projeto: testando a teoria

Curioso para testar a possibilidade de substituir a corrente da moto por uma correia dentada, o canal do YouTube Metal Projeto realizou um experimento prático. O objetivo era aplicar uma correia dentada em uma Honda CG, um modelo popular no Brasil.

YouTube Video

No vídeo, o youtuber detalha os desafios encontrados ao longo do processo. Desde a adaptação inicial até os ajustes necessários, o experimento mostrou que a substituição não é simples. Um dos maiores obstáculos foi a dificuldade em lidar com as diferenças de tensão e torque entre os dois sistemas.

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Júlio Torres
Júlio Torres(@guildeshigmail-com)
04/01/2025 07:23

Monte de mané criticando a matéria, pagando de sabe tudo, e não entendeu a essência da matéria que é mostrar literalmente a adaptação de uma correia de carro em uma moto, esse Brasil tá perdido.

Edson Jose Pereira
Edson Jose Pereira
30/12/2024 09:50

Tenho oficina mecânica a 35 anos, já tive harley com correia, já tive midnigth com correia, uma coisa posso afirmar, se vc pegar uma correia da moto ela é muito mais robusta, reforçada, a correia do carro não foi feita pra aguentar o tranco do torque e da roda da moto no solo, correia de carro tem um regime constante, sem esses trancos.

João Fonseca
João Fonseca
Em resposta a  Edson Jose Pereira
01/01/2025 16:01

A correia dentada também deve aguentar a tensão gerada na frenagem com freio motor ou nas reduções de marcha, não é ? O que você acha ?

Hebert
Hebert
29/12/2024 17:50

No interior de São Paulo, já existe uma empresa que faz esse kit para algumas motos, já fazem alguns anos, descobri isso pela internet já fazem uns 6 anos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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