Ano de 2026 promete revolução no mercado de picapes: Caoa, BYD e Volkswagen preparam lançamentos nacionais para disputar espaço com líderes como Fiat Strada e Toyota Hilux
Duas novas picapes prometem movimentar o mercado automotivo brasileiro a partir de 2026. De um lado, a Caoa planeja fabricar uma picape média para enfrentar modelos consagrados como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
De outro, a chinesa BYD quer lançar uma picape compacta para brigar com a Fiat Strada, atual líder de vendas no Brasil desde 2021. As informações foram divulgadas pelo jornalista Jorge Moraes, do UOL Carros, após o encerramento do Salão de Xangai, na China.
A confirmação da nova picape média foi feita por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente do Grupo Caoa. Já o anúncio da compacta ficou por conta de Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil. Ambos os executivos concederam entrevista ao jornalista durante o evento internacional.
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No estande da Chery, parceira da Caoa, foi revelada a Himla, uma picape média que será feita no Brasil. A produção está prevista para acontecer na planta de Anápolis (GO), onde já são fabricados os SUVs Tiggo 5, 7 e 8 sob a marca Caoa Chery.
O novo modelo será oferecido em versões com motor a diesel e também com motorização híbrida plug-in, segundo Moraes.
O modelo exibido na feira tinha cabine dupla e capacidade para até cinco passageiros. As rodas de liga leve eram de 19 polegadas (aprox. 48 cm) e os pneus, de uso misto, indicam foco no desempenho fora de estrada.
A tração 4×4 também é esperada. A capacidade de carga deve chegar a uma tonelada. No entanto, o veículo ainda não foi lançado na China, e por isso, a produção no Brasil só deve começar no segundo semestre de 2026.
Enquanto isso, a BYD pretende mexer no segmento das picapes compactas. O novo modelo será fabricado na cidade de Camaçari (BA) e terá versões com cabine simples e cabine dupla.
A previsão também é para 2026. A marca chinesa quer enfrentar diretamente a Fiat Strada, que lidera o ranking de emplacamentos há três anos.
Além disso, Alexandre Baldy adiantou que a empresa estuda lançar um terceiro modelo. A nova picape ficaria entre a compacta e a média Shark, mirando o mesmo público de modelos como Fiat Toro e Ford Maverick. Segundo o executivo, esse nicho tende a crescer no mercado brasileiro.
A movimentação de montadoras não para por aí. A Volkswagen também trabalha no desenvolvimento de uma nova picape, batizada provisoriamente de Tarok. A estreia está prevista para o mesmo ano: 2026. O investimento na fábrica de São José dos Pinhais (PR) será de R$ 3 bilhões.
Inicialmente, a Tarok virá equipada com motor 1.4 turbo flex de 150 cavalos e câmbio automático de seis marchas. Mais adiante, está prevista uma versão híbrida, que combinará motor elétrico com o novo 1.5 EVO2.
A chegada dessas novas opções promete acirrar a disputa no setor de picapes. Modelos tradicionais, como Strada, Toro e Hilux, terão pela frente concorrentes diretos de marcas que apostam em produção nacional e novas tecnologias. A expectativa do mercado é grande.
O ano de 2026 será decisivo para o setor, com várias novidades sendo lançadas no país ao mesmo tempo.
Com informações de Tribuna de Minas.
Strada ainda é um palio. Lançado quando vovó era VIRGEM.