Com tecnologia inédita no mercado, um carro elétrico com câmbio manual promete revolucionar o aprendizado para motoristas iniciantes, unindo inovação e acessibilidade em um modelo surpreendente que chega para desafiar os líderes do segmento de compactos no Brasil.
A chegada de uma montadora chinesa ao mercado brasileiro promete revolucionar o segmento de veículos elétricos e compactos.
A JMEV, fabricante chinesa pertencente ao grupo Jiangling Motors e Groupe Renault, oficializou a entrada no Brasil com o lançamento do EV3, o primeiro carro elétrico equipado com câmbio manual do mundo, com preço estimado abaixo de R$ 100 mil.
O anúncio ocorreu durante um evento realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, na segunda-feira, 26 de maio de 2025, onde foi firmado um acordo para produção local pela empresa brasileira E-Motors.
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O EV3 não é apenas mais um compacto elétrico: ele traz uma inovação tecnológica que atende um nicho até então pouco explorado — autoescolas e motoristas em formação, que poderão aprender a dirigir em veículos elétricos com a experiência completa do câmbio manual tradicional.
Um carro para aprender a dirigir do jeito tradicional
O EV3 foi desenvolvido especialmente para ser usado em autoescolas, segundo informações da CNN.
Ele possui um câmbio manual patenteado pela E-Motors, que inclui pedal de embreagem funcional, simulando a experiência de um carro a combustão.
Essa tecnologia inédita faz com que o veículo “morra” se o motorista errar a operação da embreagem, exatamente como acontece em carros convencionais, proporcionando aprendizado realista e completo.
O sistema do câmbio manual conta com cinco marchas, e a velocidade máxima é limitada conforme a marcha selecionada.
Além disso, o motorista conta com três pedais — embreagem, freio e acelerador — e o instrutor, sentado ao lado, tem acesso a pedais de freio e acelerador para garantir a segurança durante as aulas.
Produção local e modelo de montagem semi-industrial
A fabricação do EV3 ocorrerá na cidade de Jaguaré, no Espírito Santo, onde a E-Motors está construindo uma unidade fabril para montar os veículos.
O processo será realizado no modelo SKD (Semi Knocked Down), que consiste no recebimento do veículo parcialmente desmontado, com montagem final realizada no Brasil.
Essa estratégia permite redução de custos e maior competitividade do modelo, colaborando para manter o preço final abaixo de R$ 100 mil.
Motor, autonomia e equipamentos do Carro elétrico manual EV3
O EV3 é equipado com motor elétrico dianteiro que entrega 67 cavalos de potência (50 kW), segundo dados oficiais da fabricante.
A autonomia estimada do veículo é de aproximadamente 300 km, conforme o ciclo de medição utilizado na China, que costuma ser mais otimista que o padrão brasileiro, mas ainda assim expressiva para o uso urbano.
O compacto conta com rodas de liga leve aro 15, freios a disco nas quatro rodas, faróis de LED e câmera 360°, além de central multimídia de 10 polegadas que integra o painel de instrumentos e sistema de entretenimento.
Segurança em destaque
Na área de segurança, o EV3 surpreende ao oferecer controle de tração e estabilidade, além de frenagem autônoma de emergência, recursos ainda pouco comuns em veículos dessa faixa de preço.
Outro ponto importante é a presença do sistema ISOFIX, para fixação segura de cadeiras infantis, reforçando o compromisso com a segurança familiar.
Parceria e plano estratégico
Segundo Qui Tiangao, CEO da JMCG e secretário do partido comunista da província chinesa, o evento em Belo Horizonte marcou o início de um plano estratégico para ampliar a oferta de veículos chineses no Brasil.
A JMEV, fundada em 2015 como joint-venture entre a estatal chinesa JMCG e a Renault, aposta no EV3 para conquistar espaço num mercado tradicionalmente dominado por marcas brasileiras e japonesas.
Já a E-Motors, empresa sediada em Divino (MG) e comandada pelos empresários mineiros Mercídio Givisiez e Rodrigo Freitas, tem forte atuação no segmento de autoescolas, o que facilita a penetração do produto junto ao público-alvo inicial.
Expectativas e próximos lançamentos
Apesar do preço estimado abaixo de R$ 100 mil, a data exata para o início das vendas ainda não foi divulgada, mas o modelo já recebeu homologação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ser utilizado como veículo de aprendizagem.
Além do EV3 com câmbio manual, a E-Motors planeja lançar outras versões, como o EV3 com câmbio automático e o EV2, um subcompacto elétrico, com a meta de ampliar o portfólio e atender diferentes perfis de consumidor.
Carro elétrico manual e o desafio para o mercado brasileiro
Com um lançamento que une inovação tecnológica e preço acessível, o EV3 da JMEV e E-Motors surge para disputar diretamente com modelos consagrados como Renault Kwid, Fiat Mobi, Volkswagen Up, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, sobretudo no segmento de entrada.
A proposta de um veículo elétrico com câmbio manual quebra paradigmas e pode acelerar a adesão dos carros elétricos nas autoescolas, além de preparar novos motoristas para a transição da propulsão a combustão para a elétrica.
Esse movimento pode ser decisivo para transformar o mercado brasileiro, ainda dependente de veículos a gasolina e álcool, rumo a uma mobilidade mais sustentável e tecnologicamente avançada.
Você acredita que um carro elétrico com câmbio manual pode agradar o mercado brasileiro ou acha que a tendência é vermos cada vez mais os modelos automáticos nas garagens dos motoristas do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.