1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Montadora da China chega ao Brasil com lançamento ousado: carro elétrico com câmbio manual abaixo de R$ 100 mil, desafiando Renault Kwid, Fiat Mobi, Volkswagen Up, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e outros
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Montadora da China chega ao Brasil com lançamento ousado: carro elétrico com câmbio manual abaixo de R$ 100 mil, desafiando Renault Kwid, Fiat Mobi, Volkswagen Up, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e outros

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 18/06/2025 às 09:19
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Com tecnologia inédita no mercado, um carro elétrico com câmbio manual promete revolucionar o aprendizado para motoristas iniciantes, unindo inovação e acessibilidade em um modelo surpreendente que chega para desafiar os líderes do segmento de compactos no Brasil.

A chegada de uma montadora chinesa ao mercado brasileiro promete revolucionar o segmento de veículos elétricos e compactos.

A JMEV, fabricante chinesa pertencente ao grupo Jiangling Motors e Groupe Renault, oficializou a entrada no Brasil com o lançamento do EV3, o primeiro carro elétrico equipado com câmbio manual do mundo, com preço estimado abaixo de R$ 100 mil.

O anúncio ocorreu durante um evento realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, na segunda-feira, 26 de maio de 2025, onde foi firmado um acordo para produção local pela empresa brasileira E-Motors.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O EV3 não é apenas mais um compacto elétrico: ele traz uma inovação tecnológica que atende um nicho até então pouco explorado — autoescolas e motoristas em formação, que poderão aprender a dirigir em veículos elétricos com a experiência completa do câmbio manual tradicional.

JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)

Um carro para aprender a dirigir do jeito tradicional

O EV3 foi desenvolvido especialmente para ser usado em autoescolas, segundo informações da CNN.

Ele possui um câmbio manual patenteado pela E-Motors, que inclui pedal de embreagem funcional, simulando a experiência de um carro a combustão.

Essa tecnologia inédita faz com que o veículo “morra” se o motorista errar a operação da embreagem, exatamente como acontece em carros convencionais, proporcionando aprendizado realista e completo.

O sistema do câmbio manual conta com cinco marchas, e a velocidade máxima é limitada conforme a marcha selecionada.

Além disso, o motorista conta com três pedais — embreagem, freio e acelerador — e o instrutor, sentado ao lado, tem acesso a pedais de freio e acelerador para garantir a segurança durante as aulas.

JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)

Produção local e modelo de montagem semi-industrial

A fabricação do EV3 ocorrerá na cidade de Jaguaré, no Espírito Santo, onde a E-Motors está construindo uma unidade fabril para montar os veículos.

O processo será realizado no modelo SKD (Semi Knocked Down), que consiste no recebimento do veículo parcialmente desmontado, com montagem final realizada no Brasil.

Essa estratégia permite redução de custos e maior competitividade do modelo, colaborando para manter o preço final abaixo de R$ 100 mil.

JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)

Motor, autonomia e equipamentos do Carro elétrico manual EV3

O EV3 é equipado com motor elétrico dianteiro que entrega 67 cavalos de potência (50 kW), segundo dados oficiais da fabricante.

A autonomia estimada do veículo é de aproximadamente 300 km, conforme o ciclo de medição utilizado na China, que costuma ser mais otimista que o padrão brasileiro, mas ainda assim expressiva para o uso urbano.

O compacto conta com rodas de liga leve aro 15, freios a disco nas quatro rodas, faróis de LED e câmera 360°, além de central multimídia de 10 polegadas que integra o painel de instrumentos e sistema de entretenimento.

JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)

Segurança em destaque

Na área de segurança, o EV3 surpreende ao oferecer controle de tração e estabilidade, além de frenagem autônoma de emergência, recursos ainda pouco comuns em veículos dessa faixa de preço.

Outro ponto importante é a presença do sistema ISOFIX, para fixação segura de cadeiras infantis, reforçando o compromisso com a segurança familiar.

Parceria e plano estratégico

Segundo Qui Tiangao, CEO da JMCG e secretário do partido comunista da província chinesa, o evento em Belo Horizonte marcou o início de um plano estratégico para ampliar a oferta de veículos chineses no Brasil.

A JMEV, fundada em 2015 como joint-venture entre a estatal chinesa JMCG e a Renault, aposta no EV3 para conquistar espaço num mercado tradicionalmente dominado por marcas brasileiras e japonesas.

Já a E-Motors, empresa sediada em Divino (MG) e comandada pelos empresários mineiros Mercídio Givisiez e Rodrigo Freitas, tem forte atuação no segmento de autoescolas, o que facilita a penetração do produto junto ao público-alvo inicial.

JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)

Expectativas e próximos lançamentos

Apesar do preço estimado abaixo de R$ 100 mil, a data exata para o início das vendas ainda não foi divulgada, mas o modelo já recebeu homologação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ser utilizado como veículo de aprendizagem.

Além do EV3 com câmbio manual, a E-Motors planeja lançar outras versões, como o EV3 com câmbio automático e o EV2, um subcompacto elétrico, com a meta de ampliar o portfólio e atender diferentes perfis de consumidor.

JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)
JMEV lança no Brasil o EV3, o primeiro carro elétrico com câmbio manual, focado em autoescolas e com preço abaixo de R$ 100 mil. (Imagem: Thiago Ventura/CNN)

Carro elétrico manual e o desafio para o mercado brasileiro

Com um lançamento que une inovação tecnológica e preço acessível, o EV3 da JMEV e E-Motors surge para disputar diretamente com modelos consagrados como Renault Kwid, Fiat Mobi, Volkswagen Up, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, sobretudo no segmento de entrada.

A proposta de um veículo elétrico com câmbio manual quebra paradigmas e pode acelerar a adesão dos carros elétricos nas autoescolas, além de preparar novos motoristas para a transição da propulsão a combustão para a elétrica.

Esse movimento pode ser decisivo para transformar o mercado brasileiro, ainda dependente de veículos a gasolina e álcool, rumo a uma mobilidade mais sustentável e tecnologicamente avançada.

Você acredita que um carro elétrico com câmbio manual pode agradar o mercado brasileiro ou acha que a tendência é vermos cada vez mais os modelos automáticos nas garagens dos motoristas do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

YouTube Video

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x